CURRÍCULO

Criar uma Loja Virtual Grátis
CURRÍCULO

JOEL Alves Cerqueira CLETO

CURRICULUM VITAE

 

0 – Resumo

1 - Dados biográficos

2 - Formação

2.1 - Habilitações académicas

2.2 – Formação complementar

3 – Prémios/Distinções

3.1 – Distinções honoríficas

3.2 – Condecorações de entidades oficiais

3.3 – Prémios

3.4 – Distinções e galardões

4 - Carreira Profissional

4.1 - Administração Pública

4.2 - Actividade docente

4.2.1 – Formação de Professores

4.2.2 – Ensino Superior (docência, orientação de teses,       júris)

4.2.3 – Universidades Seniores

4.2.4 – Ensino Secundário e Profissional

4.2.5 – Formador de outras ações

4.3 - Investigação

4.4 - Comunicação Social

4.5 – Actividade Empresarial

4.6 - Outros

5 - Outras habilitações/Ações de formação

6 - Participação em Congressos, Colóquios e Seminários

6.1 – com comunicação

6.2 – da organização

6.3 – como participante

7 – Palestras, conferências e debates

8 – Visitas guiadas

8.1 – visitas protocolares e especiais

8.2 – Ciclos de visitas anuais

8.3 – Visitas temáticas.

9 – Publicações

9.1 – participação em conselhos científicos e editoriais

9.2 – teses

9.3 – livros (autor)

9.4 – capítulos de livros

9.5 – prefácios, posfácios e introduções

9.6 – livros (coord./organizador/direcção)

9.7 – Artigos em revistas científicas de circulação internacional

9.8 – Artigos em revistas científicas e de divulgação cientifica

9.9 - Comunicações em Actas de Encontros Científicos

9.10 - Outras publicações

10 - Instituições de que é membro

11 - Diversos

 

 

 

 

0 – RESUMO

JOEL Alves Cerqueira CLETO - Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); Professor Coordenador Convidado na European Business School/ISAG onde obteve o título de Especialista (2015) e integra o centro de investigação. Frequentou cursos e estágios de pós-graduação no Laboratório de Antropologia da Universidade de Rennes (França) e no Museu Arqueológico de Barcelona (Catalunha).

Autor e apresentador, semanalmente, desde 2006, de programas sobre História e Património na estação televisiva "Porto Canal". Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento em televisão), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, Melhor Trabalho Media; e 2019, Informação turística). No âmbito da sua relação profissional com o Porto Canal/ Futebol Clube do Porto colabora com o Museu do clube, projeto ao qual se encontra ligado desde a sua concepção.

Pertenceu aos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos de 1987 a 2014. Nesta Autarquia foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus (2003-2009) e está ligado, entre outros, à criação do Arquivo Histórico Municipal (1989), Gabinete Municipal de Arqueologia e História (1994), Arquivo Histórico Fotográfico (1995) e Rede de Museus de Matosinhos. Dirigiu o Museu da Quinta de Santiago (2002-2009) e diversas intervenções arqueológicas neste concelho, nomeadamente no Castro de Guifões, tanques romanos de Angeiras, sepulturas medievais de Montedouro (Perafita) e no centro histórico de Leça da Palmeira.

Enquanto arqueólogo integrou também o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, tendo dirigido escavações em monumentos megalíticos nos concelhos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou funções directivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e na Associação Profissional de Arqueólogos.

Como formador de professores tem dirigido regularmente cursos de formação no seio de Centros de Formação de Professores de Matosinhos, Porto, Gaia e Ponte de Lima. A sua actividade lectiva estende-se também ao Instituto Cultural António Ferreira Gomes.

Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). É responsável por múltiplas conferências, em Portugal e no estrangeiro, sobre os seus temas de investigação, entre os quais se destacam as origens da devoção ao Senhor de Matosinhos, a História e o Património do Grande Porto, os Caminhos de Santiago, e Arqueologia Pré-histórica.

Integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto. Fundou (2018) e é administrador da "TACITUS. Património & História Lda".

Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

 

1 - DADOS BIOGRÁFICOS

Nome: JOEL ALVES CERQUEIRA CLETO

Filiação: Mário Augusto Cerqueira Cleto e Palmira Silva Alves Cerqueira Cleto

Data de nascimento: 01 de fevereiro de 1965

Naturalidade: Porto (freguesia: Vitória)

Nacionalidade: Portuguesa

e-mail: joel.cleto@gmail.com

página pessoal: https://joelcleto.no.comunidades.net

 

2 – FORMAÇÃO

2.1 – HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

- Especialista em Turismo Cultural pelo Instituo Superior de Administração e Gestão do Porto, em 2015.

- Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1994, com dissertação classificada com Muito Bom (tese: A Necrópole Megalítica da Serra do Castelo (Baião). Contributos para o seu estudo e contextualização na Pré-História Recente do Norte de Portugal)

- Licenciado em História (variante de Arqueologia) em 1987 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a média final de 15 (quinze) valores.

 

2.2 – FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

- Formador de Professores nas áreas de Arqueologia, História e História de Portugal, acreditado pela Universidade do Minho/ Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Registo CCPFC/RFO-01929/97.

- Formador Profissional. Certificado de Aptidão Profissional de Formador emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (Registo EDF 3382/98 DN).

- Curso intensivo de pós-graduação do Departamento de Ensino Superior do Conselho da Europa "O Neolítico na Europa. Novas técnicas aplicáveis ao estudo das primeiras sociedades agrícolas" (Museu Arqueológico de Barcelona, Espanha, Outubro de 1989). Participação como bolseiro do Conselho da Europa e da Fundação Engº António de Almeida (Porto)

- Estágio de pós-graduação no Laboratório de Antropologia da Universidade de Rennes I (França), de iniciação aos métodos laboratoriais, palinológicos e paleometalúrgicos. Estágio dirigido pelo Prof. Jacques Briard e com bolsa do Governo francês (França, setembro de 1988)

- Estágio de pós-graduação em arqueologia pré-histórica, como bolseiro do Governo francês, sob orientação dos Profs. Helgouach, J. Briard e Le Roux (França, Agosto de 1988).

  

3 – PRÉMIOS/CONDECORAÇÕES

3.1 – DISTINÇÕES HONORÍFICAS

2019 - Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Matosinhos

2017 - Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal do Porto

 

3.2 – CONDECORAÇÕES DE ENTIDADES OFICIAIS

2013 - Galardão Mérito e Excelência, na categoria Cultura, atribuído pela Junta de Freguesia de Leça da Palmeira;

2013 - Galardão de Mérito Cívico da Junta e Assembleia de Freguesia de Leça do Balio;

2010 - Medalha dourada por serviços prestados atribuída pela Assembleia e Junta de Freguesia de Guifões;

2004 Personalidade de Mérito Cívico de Ramalde (Porto). Galardão atribuído pela Assembleia e Junta de Freguesia de Ramalde;

2002 -Personalidade de Mérito Cultural de Matosinhos. Galardão atribuído pela Assembleia e Junta de Freguesia de Matosinhos;

 

3.3 – PRÉMIOS

2019 – Prémio Informação Turística da Associação Portuguesa de Museologia (“Rota do Dragão” do Museu do FC Porto);

2016 – Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia (série televisiva “Caminhos da História”, no Porto Canal);

2013 - Nomeado no Prémio Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão em 2012 (série “Caminhos da História”, transmitida no Porto Canal);

1992 - Venceu, na modalidade de prosa, os Jogos Florais de Matosinhos de 1992, com o conto de inspiração histórica e patrimonial "Entre uma vaga e outra...";

1988 - "Prémio Ramalde" do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto/ V Concurso Nacional Comicarte, pelo guião do trabalho "A Casa de Ramalde e Zé do Telhado", com desenho de Raúl Losa.

 

3.4 - DISTINÇÕES

2017 – Profissional do Ano/Reconhecimento de Mérito Profissional pelos Rotary Clubes de Matosinhos, Leça da Palmeira, Senhora da Hora e Gondomar

2017 - Confrade Honorário da Irmandade do Corpo Santo de Massarelos.

2014 – Personalidades Mais Influentes em Matosinhos 2013. Nomeado pelo periódico “Matosinhos Notícias”

 2013 - "Cidadão do Ano - 2013", por inestimáveis serviços prestados à Comunidade, pelo Lions Clube de Matosinhos

2013 - Galardão de Reconhecimento de Mérito Profissional pelo Rotary Clube do Porto – Foz;

2012 - Galardão "Porto Cosmopolita" no âmbito dos Prémios BPI / Veris 2012

2008 - Galardão de Mérito Cultural. Atribuído pela Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos;

1999 -Personalidade Cultural de Matosinhos. Distinção atribuída pelo Jornal "Matosinhos Hoje"

 

4 -CARREIRA PROFISSIONAL

4.1 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2014, dezembro – entra, a seu pedido, numa licença sem vencimento.

2009, dezembro – abandona, por opção pessoal, o cargo de Chefe de Divisão de Promoção Cultural e Museus, retomando a carreira de Assessor Principal na Câmara Municipal de Matosinhos

2008, dezembro – na sequência de concurso público é reconduzido como Chefe da Divisão de Promoção Cultural e Museus da Câmara Municipal de Matosinhos

2005, janeiro - na sequência de concurso público toma posse como Chefe da Divisão da Cultura e Museus da Câmara Municipal de Matosinhos

2004, maio – é nomeado Chefe da Divisão da Cultura e Museus da Câmara Municipal de Matosinhos

2004, março – na sequência de concurso público é promovido a Técnico Superior Assessor Principal

2003-2009 – coordena o Museu da Quinta de Santiago/Centro de Arte de Matosinhos

1999 – na sequência de concurso público é promovido a Técnico Superior Assessor

1995 - na sequência de concurso interno é promovido a Técnico Superior de História Principal

1994 - Responsável técnico pela criação do Gabinete Municipal de Arqueologia e História, estrutura municipal que coordena tecnicamente de 1994 a 2009.

1991 - na sequência de concurso interno é promovido a Técnico Superior de História de 1ª Classe

1989 - termina o período de nomeação provisória (estágio), em Junho de 1989, com a classificação final de Muito Bom.

1988 - na sequência de Concurso Público é nomeado provisoriamente, com a classificação de 15 valores, para uma vaga de Técnico Superior de 2ª classe da Câmara Municipal de Matosinhos (Diário da República, III série, nº119 de 23 de Maio de 1988).

1987-88 - de Novembro de 1987 a Junho de 1988 foi contratado a prazo, como Técnico Superior de 2ª classe, pela Câmara Municipal de Matosinhos (Proposta apresentada em sessão de Câmara de 20 de Outubro de 1987). O objectivo do contrato foi o estudo, organização e mudança do Arquivo Municipal para o novo edifício dos Paços do Concelho (Departamento de Administração Geral e Finanças).

 

4.2 - CARREIRA PROFISSIONAL – ACTIVIDADE DOCENTE

4.2.1 – Formação de Professores

2020 - 2018– Formador da ação de formação (3 turmas) “Conhecer o Património Local: Um recurso para o ensino da História e da Geografia”, creditado pelo Ministério da Educação, no Centro de Formação de Professores de Ponte de Lima.

2019, 9 maio - Formador (com Suzana Faro) da ação de formação para professores “Pequenos Museus do Grande Porto. Potencialidades Pedagógicas”. Lavra, Esola Básica 2,3 de Lavra. Organização Editora Santillana.

2015 - Formador numa das sessões da ação de formação "13 Monumentos e sítios carismáticos do Douro Atlântico (Gaia/Porto/Matosinhos)”. Organização Câmara Municipal de Gaia, Academia Eça de Queirós e Gabinete de História e Arqueologia de V. N. de Gaia. Canelas, Solar dos Condes de Resende.

2015, 16 maio – Formador da ação de formação de professores na Casa do Infante, promovida pela Editora Santilhana.

2015, 7 abril – Formador da ação de formação para professores “A importância do Património e da História local de Barcelos como instrumento pedagógico. Caminhos de Santiago”. Barcelos, Casa da Azenha/Centro de Apoio aos Peregrinos. Organização da Câmara Municipal de Barcelos e da Editora Santillana.

2014, 11 outubro – Formador da ação "Identidade e Memória Portuense" Porto, org.: Editora Santillana

2014, 10 setembro – Formador/guia da ação “Um Roteiro por Matosinhos”, organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos, para cerca de uma centena de professores do concelho assinalando o início do ano lectivo.

2014, 12 março – Formador da ação “1414/15 – o Porto no arranque da Expansão portuguesa. Potencialidades pedagógicas na cidade”, inserida no Plano de Formação de Professores da Editora Santillana, Gondomar, Escola Secundária de Gondomar.

2014, 26 fevereiro – Formador da ação “1414/15 – o Porto no arranque da Expansão portuguesa. Potencialidades pedagógicas na cidade”, inserida no Plano de Formação de Professores da Editora Santillana, Porto, Escola Secundária Filipa de Vilhena.

2013/2014– Formador numa das sessões da ação de formação “História Empresarial e Institucional”. Organização Academia Eça de Queirós e Gabinete de História e Arqueologia de V. N. de Gaia. Canelas, Solar dos Condes de Resende.

2012/2013– Formador numa das sessões da ação de formação “Esplendor da Arqueologia: Ciência, Cultura e Turismo”. Organização Academia Eça de Queirós e Gabinete de História e Arqueologia de V. N. de Gaia. Canelas, Solar dos Condes de Resende.

2012 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Os caminhos de Santiago em Leça da Palmeira e Matosinhos. Potencialidades pedagógicas" (25 horas), organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos (1 turma) (com Elvira Rodrigues);

2009 - Formador da oficina de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "História e Património do Porto. Suas potencialidades pedagógicas" (25 horas), organizada pelo Centro de Formação de Professores do Porto Ocidental (2 turmas);

2009 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "História e Património de Matosinhos. Suas potencialidades pedagógicas" (25 horas), organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos (1 turma);

2007/2008 – Formador numa das sessões da ação de formação “Douro, Gaia, Porto: História e Carisma de uma Região (3ª edição)”. Organização Academia Eça de Queirós e Gabinete de História e Arqueologia de V. N. de Gaia. Canelas, Solar dos Condes de Resende.

2004-2005 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Uma Aventura na Quinta de Santiago" (25 horas), organizada pelo PRÓfessor – Centro de Formação de Professores de Matosinhos (2 turmas);

2003 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "O Património Histórico-Cultural de Matosinhos e S. Mamede de Infesta. Seu potencial pedagógico" (50 horas), organizada pelo Centro de Formação de Professores Abel Salazar, de S. Mamede de Infesta;

2002-1997 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "O Potencial Pedagógico do Património Histórico-Cultural de Matosinhos" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. (10 turmas: 3 em 1997 e 1998, uma em 1999 e 2002 e duas em 2000, abarcando cerca de 300 formandos num total de 500 horas).

2002-2000 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Património Natural de Matosinhos" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. (3 turmas) (com José Teixeira);

2001 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Museu na Escola – constituição de núcleos museológicos e exposições nas escolas" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. (com Suzana Faro);

2001-1999 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Pequenos Museus do Grande Porto" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. ( 4 turmas, 55 formandos) (com Suzana Faro);

1998 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Matosinhos de Encantar - Patrimónios: O Mar e a Terra" (30 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos;

1998 - desenvolveu acções de formação para professores nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Custóias (5 horas) e Escola C+S de Leça da Palmeira (5 horas);

 

4.2.2 – ENSINO SUPERIOR (docência, orientação de teses, participação em júris, convidado de aulas)

Docência

2021-2013- – Professor convidado no Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, onde é coordenador da área científica de História e docente das cadeiras “História de Arte e Património” e “História das Cidades”.

 

Orientação de teses

Foi co-orientador das seguintes teses de mestrado:

- Pedro Daniel Damasco, “Matosinhos e os moinhos do rio Leça”. Tese de Mestrado em Arqueologia (orientada por Teresa Soeiro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2012.

- Tiago Filipe Queiroz Pinheiro, ”Os Rostos da Indústria Conserveira”. Mestrado em História e Património – Ramo Mediação Patrimonial (orientação de Inês Amorim). Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

 

Participação em júris

Fez parte dos seguintes júris de mestrado:

- Pedro Daniel Damasco, “Matosinhos e os moinhos do rio Leça”. Tese de Mestrado em Arqueologia (orientada por Teresa Soeiro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2012.

- Tiago Filipe Queiroz Pinheiro, ”Os Rostos da Indústria Conserveira”. Mestrado em História e Património – Ramo Mediação Patrimonial (orientação de Inês Amorim). Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

- Sara Sousa Monteiro, “A embalagem de conservas na conserveira Pinhais. Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014”. Tese de Mestrado em Design de Comunicação (orientada por Margarida Azevedo) apresentada à ESAD-Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos, 2014.

 

Aulas especiais, como orador convidado

2021 – Turismo e patrimónios: desafios pós-pandemia. Webinar/Sessão de encerramento do Curso Gestão de Hotelaria e do Turismo (2ª edição) do Instituo Superior de Administração e Gestão do Porto. 25 fevereiro 2021.

2020 - “História da Assistência Médica no Porto”. Sessão no Seminário do Mestrado em Cuidados de Saúde Primários da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 17 dez

2019 - "A história e a alimentação”. Sessão na Unidade Curricular de Sociologia e História da Alimentação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, 28 de outubro.

2019 - Uma História dos Hospitais do Porto. Aula Aberta História da Medicina. Org. Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar. Porto, Reitoria da Universidade do Porto, 20 novembro 2019.

2019Breve história da assistência hospitalar na região do Porto. Aula inaugural do ano lectivo da cadeira de História da Medicina no ICBAS. Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2019

2015 - “Como o Porto se afirmou na crise do século XIV”. Sessão realizada no âmbito do Curso Geral de Gestão. Porto Business School,10 de fevereiro 2015.

2012 Da Idade do Gelo à francesinha. Uma breve história da gastronomia portuense. Aula inaugural do ano lectivo de Gastrotecnia na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 12 de setembro de 2012.

 

4.2.3 – UNIVERSIDADES SENIORES

2016-2021 – Formador no Instituto Cultural António Ferreira Gomes;

2015- 2020 – Formador do ateliê “À Descoberta do Porto” na Universidade Sénior Eugénio de Andrade;

2007-2020 – Formador da cadeira de "História e Património de Matosinhos" na Universidade Sénior de Matosinhos.

2013-2015 - Formador da cadeira de "Descobrir o Porto” na Universidade Sénior Eugénio de Andrade;

2011-2014 - Formador da cadeira de "Património do Grande Porto” na Universidade Douro Sénior do Porto;

2007-2009 - Formador da cadeira de "História e Património de Matosinhos" na Universidade Sénior Florbela Espanca;

 

4.2.4 – ENSINO SECUNDÁRIO E PROFISSIONAL

2009-2011 - Avaliador externo do projeto "À Descoberta da História e Património Local" desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos.

2004-2005 - Formador da disciplina de "História da Arte em Portugal" (60 horas) do Curso de Técnicas e Gestão de Turismo (curso nível IV) da Escola Profissional de Matosinhos Edmundo Ferreira.

2002 - Formador dos módulos "Serviços de Educação noutras instituições culturais" e "Consultoria e avaliação na Cultura" (12h) no curso para pós-licenciados "Captação e Fidelização de Públicos para a Cultura" do IGAP - Instituto de Gestão e Administração Pública. 

2001-1999 - Formador dos módulos de "Arqueologia de Campo" (990 horas), e "Património de Matosinhos" (25h) no curso de formação de "Técnicos Auxiliares de Arqueologia e Património" do Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego de Matosinhos.

1997 - Formador dos módulos "Património Cultural" (12 horas), "Património de Matosinhos" (60 h), e "Prática de Gabinete Municipal de Arqueologia" (330h), no curso de formação de "Técnicos Auxiliares de Turismo e Património", do programa "Conservação do Património" do Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego de Matosinhos.

1995-1993 - Formador dos módulos de "Arqueologia de Campo" (990 horas), "Introdução à História e Investigação Arqueológica" (20 h) e "Património de Matosinhos" (25h) no curso de formação de "Técnicos Auxiliares de Arqueologia e Património" do Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego de Matosinhos.

1993 - Professor da disciplina de "História do Design" (60 h) no curso de Design Industrial promovido pela Escola Superior de Arte e Design (Matosinhos).

 

4.2.5 – FORMADOR DE OUTRAS ACÇÕES

2020– Formador de Mini-Curso online (4 sessões) sobre os Caminhos portugueses de Santiago) organizado por El Corte Inglés Portugal. Maio 2020

2019 - Curso Uma história do Porto através das suas lendas (12h). Org.: El Corte Inglés (Gaia, Porto), 2019

 2017 e 2016 – Formador na ação de formação "5 dias. 5 empresas" da APLOG (Associação Portuguesa de Logística), com um módulo sobre a importância histórica da cidade do Porto como plataforma logística.

2017 - 2016– Formador do Curso “História e Património do Grande Porto” (12 horas) organizado por El Corte Ingles/Gaia (3 turmas).

2013 Porto special flash conferences: O que há de tão especial na história política do Porto? Universidade de Verão 2013 da “Europen Left”. Porto, Estádio do Dragão, 4 julho 2013. Org.: European Left

2007 - A História e o Património de Matosinhos e do Grande Porto. Sessão da Universidade de Verão dos Intérpretes do Parlamento Europeu. Biblioteca Florbela Espanca, Matosinhos, junho 2007. Org: Unité Programation Interpretatión - Cabine Portugaise do Parlamento Europeu.

2004-2007 - Formador do Curso sobre História e Património Local de Matosinhos (25 horas), organizado pelo Museu da Quinta de Santiago/Câmara Municipal de Matosinhos (5 turmas).

1999 - Formador do módulo "O Movimento Associativo" do curso Programa Agir do Instituto Português da Juventude - Delegação Porto (12 horas)

1998 - Formador do curso "O Processo de industrialização do Porto", ministrado na Universidade Popular do Porto (15 horas)

1997 - Formador do módulo "O Movimento Associativo" do curso Programa Agir do Instituto Português da Juventude - Delegação Porto (12 horas)

1997 - Formador do módulo "Património Histórico-Cultural" do curso de Animadores Associativos da Casa da Juventude de Matosinhos e da Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto (4 horas).

1996 - Formador do curso "Potencialidades Pedagógicas da História e Património de Matosinhos" (12 horas), promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos.

1996 - Formador dos módulos "História do Movimento Associativo Juvenil" e "Animação e Direcção de Reuniões" do Curso de Dirigente Associativo da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (4 horas).

1992, maio - formador no curso "Património Cultural de Ramalde", organizado pela Comissão de Jovens de Ramalde (Porto) (8horas).

1991, outubro - responsável pela acção de formação "Fiscalização Municipal e Arqueologia" (6horas), organizada pela Câmara Municipal.

 

 4.3 - CARREIRA PROFISSIONAL – INVESTIGAÇÃO

- 2021 - 2015 - investigador do Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (NIDISAG).

 

 - 2014 – 1988 - arqueólogo na Câmara Municipal de Matosinhos. Nesse âmbito, e entre outros:

2014 – 2009 – integra, desde a sua criação, o grupo intermunicipal de trabalho do Caminho Português da Costa – Caminho de Santiago.

2014 – Coordenação da exposição 15 Tesouros de Matosinhos. 500 Anos do Foral (1514-2014).

2012 – Coordenador da exposição O Rio da Memória. Arqueologia da Bacia do Leça, Matosinhos.

2014-1994 -  desenvolve actividade no âmbito do Gabinete Municipal de Arqueologia e História de Matosinhos, que coordenou desde a sua criação em 1994 até 2009;

2009-1993 - dirigiu campanhas de limpeza e escavação arqueológica no Castro de Guifões (1993 a 2000 e, em colaboração com José Varela em 2009);

1992-1991 - dirigiu campanhas de limpeza arqueológica no conjunto de tanques romanos de salmoura da Praia de Angeiras, Lavra;

1991-1990 - dirigiu campanhas de limpeza arqueológica na necrópole medieval de sepulturas escavadas na rocha de Montedouro, Perafita;

1989 - pertenceu à equipa, coordenada pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, que fez o levantamento do Património Industrial do concelho de Matosinhos;

1988-1989 - pertenceu à equipa de investigação, organização e montagem da exposição de arqueologia industrial sobre a indústria conserveira, organizada de colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho

 

 1986 – 1993 - Integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, Projecto de Investigação em Arqueologia homologado superiormente pela Secretaria de Estado da Cultura. Nesse contexto:

1989-1992 - dirigiu, com Suzana Faro, a escavação do monumento megalítico de Chã de Arcas III (Baião)

1988 - dirigiu, com Suzana Faro e Lourenço Carneiro, a escavação da Mamoa do Outeiro (Baião);

1987 - dirigiu com Suzana Faro a escavação do monumento megalítico de Igrejinhas (Marco de Canaveses);

1986-87- participou da equipa que realizou a Carta Arqueológica do Concelho de Baião (1986-87).

1986 - colaborou na direção, com Vítor Oliveira Jorge e Suzana Faro, da escavação dos monumentos megalíticos Furnas 1, Furnas 2 e Meninas do Crasto 3 (Baião);

1990 - realizou, de colaboração com António Lima, um levantamento e estudo arqueológico da necrópole megalítica do Planalto da Mourela (Parque Nacional da Peneda-Gerês). Trabalho inédito apresentado ao Curso de Mestrado de Arqueologia da Universidade do Porto.

1984 - fez o primeiro levantamento arqueológico das minas auríferas romanas das serras das Banjas e Stª Iria (Paredes, Gondomar, 1984). Trabalho inédito apresentado à cadeira de Arqueologia Clássica do curso de Arqueologia da Fac. Letras da Univ. do Porto.

 

4.4 - CARREIRA PROFISSIONAL – COMUNICAÇÃO SOCIAL

2015-2021 – pertence aos quadros da Futebol Clube do Porto Media, prestando serviço na estação televisiva Porto Canal

2006-2014 - colaborador na estação televisiva "Porto Canal", assegurando ininterruptamente desde o início do canal a autoria e apresentação de um programa semanal sobre a história e o património do Grande Porto:

-"Crónicas" de outubro de 2006 a setembro 2008. Produtora Medialuso, realização: Gustavo Fonseca;

- "Porto de Histórias" de setembro 2008 a outubro de 2009. Produtora Medialuso, realização: Ana Vieira Campos;

- "Viagens na Minha Terra" de outubro de 2009 a setembro de 2010. Produtora Medialuso, realização: Ana Vieira Campos;

- "Caminho das Estrelas", de outubro a dezembro de 2010. Produtora Medialuso, realização: Rui Amorim;

- "Caminhos da História", desde janeiro de 2011. Produtora Medialuso, realização: Nuno Vieira (2011), Pedro Oliveira (2012-2016) e Luís Morais (2016-2021)

- e um pequeno programa diário ("Verdadeiro ou Falso") sobre a mesma temática (de outubro 2007 a outubro de 2009)

2011 - Locução, narração e apresentação no filme "Vinhos do Douro e Porto. Uma viagem ao saber e à essência" – vídeo institucional e promocional dos vinhos do Douro e Porto. Editor: IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Produção: Produtora Audivisual Cimbalino, 2011.

2008-2021 - colaborador regular da revista mensal "O Tripeiro" assegurando, entre outros, a rubrica "Lendas do Porto". Colaborava já pontualmente nesta mesma revista desde 1986.

2016-2021 – colaborador regular e membro do Conselho Redactorial da revista “História. Jornal de Notícias”

1999-2001 - colaborador de "O Comércio do Porto", assegurando quinzenalmente, na revista de Domingo, a rubrica "Viagem no Tempo - Norte" dedicada às temáticas do Património histórico-cultural.

1990-2002 -  fundador e colaborador regular do "Jornal de Ramalde".

1987-1988 - foi colaborador do "Jornal de Notícias entre setembro de 1987 e março de 1988, integrado na equipa dirigida pelo Prof. Fernando Sousa que, no seu centenário, procedeu ao estudo da História daquele jornal.

1987-1988 - assegurou na rádio (na desaparecida estação "Rádio Activa") um programa semanal ("Porto Cidade") abordando questões relacionadas com a História e o Património da cidade.

1984-1989 - pertenceu ao corpo redactorial da revista bianual "Arqueologia", editada pelo Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, desde o nº10 (1984) até ao 20 (1989);

 

4.5 - CARREIRA PROFISSIONAL – EMPRESARIAL

2021-2018 – fundador e administrador da TACITUS - Património & História Lda

 

4.6 - CARREIRA PROFISSIONAL – OUTROS

Como profissional liberal

1994-2002 - foi consultor da empresa "Matriz - Sociedade de Construções, L.da". Nesse contexto acompanhou e/ou dirigiu e/ou coordenou equipas de arqueologia nas seguintes intervenções de restauro e/ou escavação arqueológica:

1999-96 - intervenções arqueológicas em edifícios do Centro Histórico do Porto: Viela do Anjo, Quarteirão do Largo do Colégio, Rua da Bainharia...

1997- obras de conservação e reabilitação da Ponte do Aqueduto, sobre o rio Ferreira (Valongo).

1995 - obras de conservação e reabilitação da "Casa do Alto" (Maia)

1994 - obras de conservação e reabilitação da Ponte Ferreira, sobre o rio Ferreira (Campo, Valongo).

1986-87 - ao abrigo dos projectos OTJ (Ocupação Temporária de Jovens) das Secretarias de Estado da Juventude e do Emprego e Formação Profissional, trabalha no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

 

5 - OUTRAS HABILITAÇÕES/ACÇÕES DE FORMAÇÃO

2012, Dezembro, Guifões – "Tecnologias de informação – folha de cálculo e análise gráfica (Excel. Nível 1)" (28 horas), Fundação para os Estudos e Formação Autárquica/Câmara Municipal de Matosinhos.

2011, novembro, Matosinhos - "Atendimento ao público e resolução de conflitos" (14 horas), Câmara Municipal de Matosinhos.

2008, setembro e outubro, Matosinhos - "O novo código de contratação pública" (30h), Centro de Estudos e Formação Autárquica/Câmara Municipal de Matosinhos

2008, 5 de Janeiro, Gerês – "Treino de liderança" (8 horas), TeamWork Consultores/ Câmara Municipal de Matosinhos

2006, Matosinhos – "Acção de Formação sobre métodos do Processo de certificação do Sistema de Gestão de Qualidade" (4 horas), Primus/Programa Foral da EU/Câmara Municipal de Matosinhos.

2006, Maio, Matosinhos - "Seminário de Alta Direcção em Administração Local" (30 horas), Centro de Estudos e Formação Autárquica.

2005, Outubro, Matosinhos – "Técnicas de classificação de serviço e avaliação do desempenho" (21 horas), Centro de Estudos e Formação Autárquica

2005, Fevereiro, Coimbra – "Acções de Formação a implementar pelo CEFA e IPPAR no âmbito da nova lei de bases do património Cultural - Seminário" (7 horas), entro de Estudos de Formação Autárquica

2005, Fevereiro/Março, Matosinhos – "Gestão Eficaz de Equipas" (16 horas), Instituto Americano de Estudos da Comunicação

2005, Fevereiro/Março, Matosinhos – "Organização de Programas Especiais – Nível Avançado" (20 horas), Instituto Americano de Estudos da Comunicação

2004, Porto – Módulos de "Arte Sacra" e "Simbologia Cristã" no Curso Livre de Teologia da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto (14 horas)

2002, Janeiro a Abril, Matosinhos – Acção de formação de formadores "Comunidades Virtuais de Aprendizagem" (50 horas), Centro de Formação de Professores de Matosinhos

2000, Janeiro, Matosinhos – Curso de Informática - Lotus Notes (8 horas), Quatro/Câmara Municipal de Matosinhos

1995, Outubro, Estados Unidos da América - integra a missão técnica/científica do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, dirigida pelo Professor Doutor João Coimbra, que se desloca aos EUA para se inteirar de projectos museológicos e de aquários, visando a implementação de um Centro de Ciências e Tecnologias do Mar em Matosinhos. Esta missão visitou e contactou, entre outras, com as seguintes instituições: Museum of Industry, Baltimore, Maryland;Monterey Bay Aquarium Research Institute, Monterey, California; Stephen Birch Aquarium-Museum, San Diego; Scripps Institution of Oceanography, San Diego (La Jolla), California; Tennessee Aquarium, Chattanooga, Tennessee; National Aquarium, Baltimore; Discovery Cove, Coney Island, New York.

1995, França - integra missão técnica da Câmara Municipal de Matosinhos que se desloca a França para desenvolver contactos e estudar o Parque de Ciências e Tecnologias de "La Vilette" (Paris) e o "Naisicaã - Centre National de la Mer" (Boulogne-sur-Mer), visando a implementação de um Centro de Ciências e Tecnologias do Mar em Matosinhos.

1994, Porto – frequência do Curso de Língua e Cultura Chinesa, Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Portugal/Oriente.

1992, Setembro, Coimbra - I Curso de Gestão do Património Cultural, Centro de Estudos de Formação Autárquica (5 dias).

1989, Porto - Curso "Património Cultural em Portugal", lecionado pelo Prof. Hélder Pacheco na Universidade Popular do Porto.

1988, Matosinhos - Curso "Operador de Computador" (210 horas), Fundo Social Europeu/ Câmara Municipal de Matosinhos.

1986/87, Porto - Curso de Desenho Arqueológico, lecionado por Suzana Faro, do Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (40 horas).

1984, Novembro, Bélgica - Estágio, em Bruxelas e Liége (Bélgica) ao abrigo do Acordo Cultural Luso-Belga de 1984, sobre "Casas da Cultura e da Juventude" (6 dias).

1983, Porto - Curso "Evolução Urbana do Porto", lecionado pelo Arqtº Domingos Tavares na Universidade Popular do Porto.

1981, Agosto, Porto - Estágio de Jornalismo, organizado pelo Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis - Delegação do Porto (40 horas).

 

6 - PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

6.1 – COM COMUNICAÇÃO

- Um Porto de Honra (virtual) e Liberal – nos 200 anos da Revolução de 1820. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto.10 setembro 2020

Alimentos tradicionais e cultura gastronómica. “Congresso Newfood.  Food technologies valorization”. Org.: Universidades do Porto (Faculdade de Nutrição), Minho, Católica e Trás-os-Montes e Alto Douro. Terminal de Passageiros de Leixões, 3 março 2020.

- “Da intolerância à construção de uma unidade europeia. O longo caminho de Santiago”. Seminário O Porto nos Caminhos de Santiago: cidade de partida e passagem. Org. Universidade Portucalense. Porto, Universidade Portucalense, 10 dezembro 2019.

- Breves apontamentos históricos numa abordagem à obesidade no Porto. VII Congresso Ibérico de Cirurgia de Obesidade. Org.: Sociedade Portuguesa de Cirurgia de Obesidade. Gaia, Hotel Holiday Inn, 3 outubro 2019

- A dimensão internacional do Senhor de Matosinhos: as imagens de Nicodemos. Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos.Org.: Prefeitura de Congonhas do Campo (Brasil) e Câmara Municipal de Matosinhos.  Matosinhos, 11 a 13 junho 2019.

- A propósito de Tomar e dos templários. Cirurgia reconstrutiva a alguns dos mitos das origens de Portugal. Sessão de abertura do XXXIX Congresso Nacional de Cirurgia. Tomar, 22 março 2019.

- Os Caminhos da História(s) da Saúde em Matosinhos. II Encontro ACES. Para Além do Cuidar, Leça da Palmeira, Auditório José Lima Torres, 12 outubro 2018

- O vinho na História do Porto. VIII Congresso Sociedade Portuguesa de Alcoologia. Porto, Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 11 outubro 2018

- Ingleses, dragões, banhistas e bombeiros. Sobre as origens do desporto e do futebol no Porto. Seminário Património Cultural do Porto – Ano Europeu do Património Cultural Org.: Instituto Cultural António Ferreira Gomes. Porto, Auditório D. Pedro IV da Santa Casa da Misericórdia do Porto, 7 junho 2018.

-Do Codex Calixtinus às redes sociais. Pelos “Caminhos” dos media. Congresso Internacional Caminhos de Santiago e o seu impacto no Turismo do Norte de Portugal e Galiza. Org.: Caminho Português da Costa. Maia, Forum da Maia, 2 junho 2018.

 

83 – A Alfândega do Porto e a Epopeia dos Descobrimentos. Conferência da sessão de abertura do Congresso da Associação Portuguesa de Urologia. Porto, Centro de Congressos da Alfândega, 22 setembro 2017.

82 - O Caminho Português de Santiago pela Costa. Um breve testemunho pessoal. Sessão de apresentação do Caminho Português da Costa/Programa Norte 2020. Porto, Casa-Museu Guerra Junqueiro, 25 de julho 2017.

81 - Porto de confluências. 23º Congresso Nacional de Medicina Interna. Porto, Centro de Congressos da Alfândega, 25 maio 2017.

80 - A importância do património arqueológico e imaterial de Valongo para o desenvolvimento do concelho. Conferência “Valongo, um Concelho com 180 Anos”. Valongo, Museu Municipal 31 março de 2017. Org.: Câmara Municipal de Valongo.

79 - A transformação da cidade do Porto com o comboio. Colóquio Os Caminhos-de ferro e a Guerra. Porto, Auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto, 14 outubro 2016. Org.: Exército Português, Inst. Superior de Engenharia do Porto, CP – Comboios de Portugal e Infraestruturas de Portugal.

78 - A Cultura Marítima em Matosinhos. Conferência “Mar de Oportunidades”. Leixões, Terminal de Cruzeiros, 13 outubro 2016. Org.: Câmara Municipal e Matosinhos, Fórum Oceano e Jornal de Notícias. 

77 -” Saída de campo” guiada ao Centro do Porto. Colóquio Internacional "A Geografia na construção do futuro desejado", Porto, 14 outubro 2016. Org.:Cegot Geografia OT, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

76 - Sobre o surto de peste bubónica que assolou a cidade do Porto em 1899. Antecedentes. Conferência-debate “Política e História da Peste no Porto” - Comemorações do 10º aniversário do Instituto de Saúde Publica da Universidade do Porto. Porto, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, 14 de julho 2016.

75 - O Granito do Porto. O Porto de Granito. VII Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de interesse mineiro e geológico de Portugal. Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 30 de junho 2016. Org.: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto, e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

74 -  Caminhos de Santiago: as suas lendas e a "verdade histórica”. Ciclo de conferências 2016 da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Porto, Fundação Engº António de Almeida. 28 de maio de 2016.

73 - O Caminho Português de Santiago. Coloquio sobre o Caminho Português para Santiago. Porto, Palácio Episcopal da Diocese do Porto, org.: Jornal de Notícias, 24 de maio 2016.

72 - Caminhos do Douro: os onze sítios Património da Humanidade classificados pela UNESCO na Bacia do Douro. Seminário O Douro e os Caminhos do Património Mundial. UNESCO, CCDRN e CM de Sabrosa . Sabrosa/ S. Martinho de Anta. 14 dezembro 2015

71 - “Os portos do litoral norte português: O caso de Leixões”. Seminário "Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar". Ilhavo, Museu Marítimo de Ílhavo, 21 de outubro de 2015 .

70 - “Comunicar os Museus na televisão. O caso da série “Caminhos da História”. I Encontro da Associação Portuguesa das Casas-Museu/ Jornadas Europeias do Património, Alpiarça, Museu Casa dos Patudos. 26 de setembro 2015.

69 - “Caminhos da Energia”. Colóquio “Energia nos caminhos do futuro”/ Energy Open Day. Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto. Org.: Curso de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, 28 de julho 2015.

68 - “A cidade do Porto: Património e Divers(c)idade”. Encontro internacional “Património, Diversidade e Tradição”, Porto e Montalegre. Org.: Comissão Nacional da UNESCO, EFUCA (European Federation of UNESCO Clubs, Centres and Associations) e Câmara Municipal de Montalegre, 11 – 14 junho 2015.

67 - Algumas ligações históricas do Porto ao Brasil e à Galiza (Sessão de Abertura do) 62º Congresso da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia (e oitavo congresso luso-brasileiro da especialidade). Porto, Centro de Congressos da Alfândega do Porto, 7 de maio 2015.

66 - Do Porto para o Mundo: 600 anos da expansão marítima portuguesa. III Convenção Internacional “O valor económico do mundo português. Cascais, Centro Cultural de Cascais, 28 novembro 2014. Org.: Mesa ao Vivo Portugal Brasil.

65- Edifícios Históricos da Saúde na Cidade do Porto. 3ª Conferência “O Norte e a Saúde 2014 – Porto com Mais Saúde”. Porto: Fundação Cupertino de Miranda. Org.: Administração Regional de Saúde., 26 de novembro 2014.

64- A Indústria Conserveira em Matosinhos, uma herança ameaçada? Seminário “O Património nas Redes do Mar”, Braga, 10 de maio 2014.

63 – Como e quando se rouba uma lenda. Exemplo sui generis das potencialidades turísticas do Património Imaterial." Seminário Turismo e Património: oportunidades e desafios”. Porto, Casa das Artes. 15 de novembro 2013. Org.: pportodosmuseus, Dir. Regional de Cultura do Norte e Fund. Juventude.

62 – Registos cinematográficos do naufrágio. “Jornadas comemorativas do Centenário do naufrágio do Veronese”. Leça da Palmeira, Salão Nobre da Associação Humanitária de Matosinhos-Leça (Bombeiros Voluntários). 19 de outubro 2013.

61 - Apresentação do Caminho da Costa. Seminário "Caminhos de Santiago: Turismo, Cultura e Espiritualidade". Póvoa de Varzim, Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.10 maio 2013.

60 - Uma visão do Caminho Português de Santiago. Seminário “Barcelos no Caminho de Santiago – 2013”. Barcelos, Auditório da Câmara Municipal. 28 de abril 2013. Org.: CM Barcelos.

59 – O Caminho de Santiago – lendas, sincretismo e património. "I Jornadas do Caminho de Santiago". Forum Cultural de Ermesinde. Org.: Grupo Terra Verde, 15 setembro 2012.

58 – Moderação do painel Literatura e História Local no 1º Encontro de Escritores Matosinhenses. Matosinhos: Salão Nobre dos paços do Concelho, 2 de junho de 2012.

57 – O Porto e a Felicidade. "V Forum on Ethics and Science for the Human-Nature Relation (Happiness on the Humanistic Context: scientific, cultural, social, economical, ethical perspectives)"; Porto, 17 a 19 de maio de 2012 Org. Universidade do Porto e Fundação Eng António de Almeida).

56 – Participação no painel Visões sobre os Museus” (juntamente com Prof. Alexandre Quintanilha, ator Pedro Lamares e pedagoga Silvia Berény) no "Seminário Internacional Museus Participativos: questões de acessibilidade, sustentabilidade e outros manifestos". Porto, Fundação Cupertino de Miranda, 7 de maio de 2012.

55 - Quando os navegantes eram crucifixos…II Encontro CITCEM "O Mar – Património, usos e representações". Porto, 20-22 outubro 2011. Org.: Fac. Letras da Univ. do Porto/ CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

54 - Moderação da Mesa-redonda do Encontro Internacional sobre o Caminho Português para Santiago e seus Albergues. Leça do Balio, 10 setembro 2011. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

53 - As Festas do Senhor de Matosinhos: suas origens, evolução e o papel da Misericórdia de Matosinhos. II Jornadas de Estudos da Misericórdia – "A Festa: manifestações do Sagrado e do Profano". Arcos de Valdevez, 4 junho 2011. Org.: Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

52 - Os Caminhos de Santiago. Encontro "O Caminho de Santiago por Terras de Basto. Mondim de Basto, 21 maio 2011. Org.: Junta de Freguesia de Mondim de Basto.

51 - A Casa dos Santiago, de um espaço de vilegiatura romântica a um museu de memória. Congresso "O Porto Romântico". Porto, 29 e 30 abril 2011. Org.: CITAR – Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes/Universidade Católica Portuguesa – Porto (com Luís Soares e Cláudia Almeida).

50 – O papel de Matosinhos no "31 de Janeiro". Jornadas de História Local de Matosinhos – Matosinhos e a Implantação da República. Matosinhos, 23 de outubro 2010. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

49 - A Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Leça e as suas lendas. III Jornadas de História e Património de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira, 4 de julho de 2009. Org.: Junta de Freguesia de Leça.

48 – Arqueologia de Matosinhos: uma perspectiva cem anos depois dos trabalhos de Rocha Peixoto. Colóquio "Rocha Peixoto no centenário da sua morte". Póvoa de Varzim, 8 e 9 de maio de 2009. Org.: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

47 – A regeneração do Museu da Quinta de Santiago. Seminário "Conservação do Património em contexto Autárquico". Leça da Palmeira/ Exponor, 5 e 6 de fevereiro de 2009. Org.: Grande Área Metropolitana do Porto. (com Cláudia Almeida)

46 – Leça da Palmeira: abordagem histórica à sustentabilidade dos oceanos. II Jornadas de História e Património de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira, 12 de julho de 2008. Org.: Junta de Freguesia de Leça.

45 – Dona Mafalda e as terras de Bouças. Ciclo de conferências Novos Estudos Matosinhenses, 2ª série. Matosinhos, 29 de maio de 2008. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. (com José Varela)

44 – O Senhor de Matosinhos. IV Encontro Nacional das Universidades Seniores Rotary. Leça da Palmeira/Exponor, 10 de maio de 2008. Org. Universidade Sénior de Matosinhos.

43 – Políticas do Património ou o Património como Política. Exemplo do Grande Porto. I Jornadas Património Arterial. Porto, 7 de dezembro de 2007. Org. Escola Superior de Educação do Porto.

42 – Património Industrial Têxtil no concelho de Matosinhos. Encontro Internacional do Programa Antena/ Rede Europeia de Museus Têxteis Virtuais. Guimarães, 9 de novembro de 2007. Org.: ACTE – Associação das Colectividades Têxteis Europeias e Associação de Municípios do Vale do Ave

41 – Mosteiro de Bouças (Matosinhos): Primeira notícia de um projecto em Arqueologia. Jornadas Arqueológicas da Bacia do Rio Leça. Matosinhos, 27 de outubro de 2007. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

40 - De Moroça a S. Miguel de Leça da Palmeira. Considerações sobre as origens e a toponímia da cidade. I Jornadas de História e Património de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira, 14 de julho de 2007. Org.: Junta de Freguesia de Leça.

39 –Nicodemos e o Senhor de Matosinhos – emergências de um mito europeu? 11ª Mesa-redonda de Primavera do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto: "Crenças, Religiões e Poderes", Porto, 22 e 23 de março de 2007. Org.: DCTP da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

38 –Descer do Pedestal: a importância da comunidade na dinamização dos museus – o exemplo de Matosinhos e da sua Rede de Museus. Conferência Museus e Sociedade, Caminha, 25 novembro 2006. Org.: Câmara Municipal de Caminha.

37 –O Sal do esquecimento - Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. II Seminário Internacional sobre o Sal Português. Aveiro, Figueira da Foz e Leiria,19 a 21 outubro 2006. (com Patrícia Costa) Org. Universidades do Porto e Aveiro.

36 –Matosinhos e a Origem da Vieira de Santiago de Compostela. Mesa redonda "O Caminho Português para Santiago de Compostela: da História ao Turismo Cultural". Leça do Balio, 8 setembro 2006. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos

35 –Património do Grande Porto. Uma abordagem…1ªs Jornadas de Turismo e Património do ISLA, V. N. Gaia, 26 e 27 maio 2006. Org.: Instituto Superior de Línguas e Administração.

34 –Na demanda de uma extraordinária relíquia: a Imagem do Bom Jesus de Matosinhos. Sua contextualização na imaginária europeia medieval. III Congresso Internacional de História da Arte, Porto, 17-20 novembro 2004. Org.: Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

33 –A importância da comunidade local na dinamização das Casas-Museu. Exemplos do Museu da Quinta de Santiago, comunicação apresentada no 1º Encontro Nacional de Casas-Museu, S. Mamede de Infesta, 16-18 de outubro 2004. Org.: Casa-Museu Abel Salazar.

32 –De Mafalda a Giraldo: Notas para a datação da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, comunicação apresentada nas 3ªs Jornadas de História e Património Local, Leça do Balio, 17 e 18 outubro 2003. org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

31 –Em busca de um mito: as imagens de Nicodemus. Notícia de uma investigação, comunicação apresentada, em colaboração com Isabel Lago, nas 3ªs Jornadas de História e Património Local, Leça do Balio, 17 e 18 outubro 2003. org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

30 –O Porto de Leixões e o arranque industrial de Matosinhos, comunicação apresentada nas 1.as Jornadas de História e Arte de Matosinhos". S. Mamede de Infesta, 6 e 7 de março de 2002. org.: Casa-Museu Abel Salazar

29 -Matosinhos - uma visão antropológica do Passado, comunicação apresentada no encontro "Rendimento Mínimo Garantido – na Terra de Horizonte e Mar". Matosinhos. 16 e 17 novembro 2000, org.: RMG - Comissão Local de Acompanhamento de Matosinhos.

28 –As origens remotas da conserva de peixe no actual concelho de Matosinhos, comunicação apresentada nas 2ªs Jornadas de História e Património Local, Matosinhos, novembro 1999. org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

27 -Trilhos Pedagógicos do Monte Castêlo (Guifões, Matosinhos): um projecto multidisciplinar, comunicação apresentada ao colóquio "Conservação e Gestão do Património Arqueológico. A acção dos Gabinetes Municipais de Arqueologia e Museus Locais" (com José Manuel Varela e Jorge Fortuna). Póvoa do Varzim, 25 e 26 novembro 1999, org.: Museu Municipal da Póvoa do Varzim.

26 - Matosinhos, Brasil e o Bom Jesus. Do restauro da igreja à reabilitação urbana do Centro Histórico, comunicação apresentada ao "VI Encontro de Municípios com Centro Histórico". Ouro Preto (Brasil), 21 a 23 outubro 1999, org.: Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico/ Universidade Federal de Ouro Preto.

25 - O Castro de Guifões (Matosinhos): dos estudos de Martins Sarmento às investigações da actualidade apresentada ao "Congresso de Proto-História Europeia" (com José Manuel Varela). Guimarães, 4 a 7 de março 1999, org.: Sociedade Martins Sarmento.

24 - A visão do arqueólogo de uma Autarquia. Intervenção em "Mais História de Portugal nos Currículos dos Ensinos Básico e Secundário?". Porto, Casa de Cultura de Paranhos, 7 de maio de 1998, org.: Associação de Professores de História.

23 - O Passado do Associativismo em Ramalde, comunicação apresentada ao "4º Encontro das Associações de Ramalde". Porto, 1998, org.: União das Associações de Ramalde.

22 - As potencialidades pedagógicas do património - estratégias e condicionantes, comunicação apresentada ao "Congresso História da Arte e Património" (com Jorge Fortuna), Lavra, 1998, org.: Associação de Professores de História.

21 - Trilhos Pedagógicos do Monte Castêlo, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de Património Natural de Matosinhos" (com Jorge Fortuna), Matosinhos, 1998, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

20 - O Jardim da Fonte das Sete Bicas (Senhora da Hora). Exemplo da transformação de um Lugar num Não-Lugar?, comunicação apresentada ao Colóquio "Lugares e Não-Lugares. Ambiente Urbano". Senhora da Hora, 1998, org.: ESAD - Escola Superior de Arte e Design.

19 - A defesa e protecção do Património em Matosinhos, palestra integrada no Ciclo de Colóquios "Ambiente e educação: os desafios da interacção urgente". Matosinhos, 1998, org.: Centro de Educação Ambiental de Matosinhos/Quercus.

18 - Trilhos Pedagógicos do Monte Castêlo: um projecto multidisciplinar, póster apresentado no Encontro da Associação Nacional de Biólogos - "Autarquias e Ambiente" (com Jorge Fortuna e José Manuel Varela). Braga, 1997, org.: Associação Nacional de Biólogos.

17 - Escavações arqueológicas no Castro de Guifões, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de História e Património Local de Matosinhos" (com José Manuel Varela). Matosinhos, 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

16 - Todos diferentes, todos iguais: o multiculturalismo na história de Matosinhos, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de História e Património Local de Matosinhos". Matosinhos, 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

15 - Por um Museu do Associativismo do Porto, em Ramalde, comunicação apresentada ao "2º Encontro das Colectividades de Ramalde". Porto, 1996, org.: Junta de Freguesia de Ramalde.

14 - O "Domingo da Louça" nas Festas da Senhora da Hora (Matosinhos), comunicação apresentada ao "2º Encontro de Olaria Tradicional". Matosinhos, 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

13 - Movimento Associativo em Ramalde. Perspectiva histórica, comunicação apresentada ao "1º Encontro das Associações de Ramalde". Porto, 1995, org.: Junta de Freguesia de Ramalde.

12 - O Castro de Guifões e a romanização do concelho de Matosinhos, conferência apresentada no "Ciclo de Conferências Matosinhos: Património & História". Matosinhos, 1995, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

11 - Sobre a (in)existência de oleiros em Matosinhos, comunicação apresentada ao "1º Encontro de Olaria Tradicional" (com Liliana Pereira e Maria Alexandra Monteiro). Matosinhos, 1995, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

10 - O edifício da Real Vinícola (Matosinhos) - pioneiro no final do século XIX; pioneiro no início do século XXI, comunicação apresentada às "2ªs Jornadas Ibéricas do Património Industrial". Lisboa, 1994, org.: Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

9 - Matosinhos - Visão da Ocupação Pré-histórica ao séc. XVIII, conferência apresentada no "Ciclo de palestras do Clube UNESCO do Porto". Porto, 8 outubro 1993, org: Clube UNESCO - Porto

8 - O monumento megalítico nº3 de Chã de Arcas (Baião, Porto). Sua inserção no Projecto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, póster apresentado ao "1º Congresso Peninsular de Arqueologia" (com Suzana Faro). Porto, 1993, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

7 -Perspectivas arqueológicas sobre 10 mil anos de ocupação humana em Matosinhos, comunicação apresentada ao "1º Congresso do Forum Matosinhense". Matosinhos, 1993, org.: Forum Matosinhense.

6 -A defesa e divulgação do património industrial de Matosinhos, comunicação apresentada ao "Seminário Arqueologia Industrial, Museologia e Indústria do Papel". Paços de Brandão, 1992, org.: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

5 - A importância dos Campos de Trabalho de Património em Portugal, palestra apresentada por convite do Grupo PACT do Conselho da Europa ao "Seminário Europeu sobre Juventude e Património Cultural: Campos de Trabalho de Património - gestão, organização e dimensão europeia". Barcelona (Espanha), 1990, org. Grupo PACT do Conselho da Europa.

4 -A Mamoa de Igrejinhas no contexto do megalitismo do concelho de Marco de Canaveses, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de Estudo de Marco de Canaveses" (com Suzana Faro). Marco de Canaveses, 1988, org.: Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

3 -A Escavação da Mamoa de Outeiro no contexto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, comunicação apresentada ao "Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular" (com Suzana Faro e António Lourenço). Porto, 1988, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

2 -Subsídios para um estudo da indústria têxtil no "Porto das Aldeias", comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de Antropologia Cultural de V.N. Gaia". V.N. Gaia, 1987, org.: Câmara Municipal de V.N. Gaia.

1 -O Douro - dois exemplos da sua influência numa freguesia não ribeirinha do Porto, comunicação apresentada ao "1º Congresso Internacional sobre o Rio Douro". V.N. Gaia, 1986, org.: Câmara Municipal de V.N. Gaia.

 

6.2 – COMISSARIADO, COORDENAÇÃO, ORGANIZAÇÃO

- Comissário Científico do Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos.Org.: Prefeitura de Congonhas do Campo (Brasil) e Câmara Municipal de Matosinhos.  Matosinhos, 11 a 13 junho 2019.

21 – Jornadas de História “A importância de Leça da Palmeira como estância balnear”. Leça da Palmeira, Museu da Quinta de Santiago.6 de Julho de 2013. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

20 – Encontro Internacional sobre o Caminho Português para Santiago e seus Albergues. Leça do Balio, 10 setembro 2011. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

19 – Jornadas de História Local de Matosinhos - Centenário da Implantação da República. Matosinhos, 23 outubro 2010. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

18 – Arquitectura e Território. Fórum Europeu das Políticas de Arquitectura. Matosinhos, Outubro 2007. Org.: Ordem dos Arquitectos Portugueses e Câmara Municipal de Matosinhos.

17 - Jornadas Arqueológicas da Bacia do Rio Leça. Matosinhos, 27 de Outubro de 2007. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

16 – Mesa-redonda "A Rota do Património Hospitalário em Portugal". Leça do Balio, 7 de Setembro de 2007. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

15 – Mesa-redonda "Os Caminhos de Santiago em Portugal". Leça do Balio, 8 Setembro 2006. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

14 - 6º Encontro de Olaria de Matosinhos. Matosinhos, 5 de Junho 2004, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

13 - 3ªs Jornadas de História Local de Matosinhos. Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

12 – 5º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 17 Junho 2000, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

11 – 2ªs Jornadas de História Local de Matosinhos. Matosinhos, 19 e 20 Novembro 1999, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

10 - 1ªs Jornadas de Património Natural de Matosinhos. Matosinhos, 1998, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

9 - 4º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 6 Junho 1998, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

8 - 3º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 24 Maio 1997, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

7 - 1ªs Jornadas de História e Património Local de Matosinhos. Matosinhos, 7 e 8 Dezembro 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

6 - 2º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 8 Junho 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

5 - 1º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 10 Junho 1995, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora. 

4 - 1º Congresso Peninsular de Arqueologia. Porto, 1993, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Membro da Comissão Executiva.

3 - "Les Jeunes Europeens face aux Technologies". Toulouse (França), 1989, org. Federation des Associations de Jeunesse du Midi-Pirené. Representante de Portugal, indicado pelo Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, à reunião preparatória deste Encontro Internacional.

2 - Seminário "Arqueologia Industrial - Indústria Conserveira". Matosinhos, 1989, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

1 - Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular. Porto, 1988, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Membro da Comissão Organizadora.

 

6.3 – COMO PARTICIPANTE

45 - 'No tempo da Condessa Mumadona'. Encontro de História Local. Guimarães, 9 de outubro 2015, Guimarães Org.: Museu de Alberto Sampaio

44 – XXI Colóquio de História Militar – Nos 250 anos da chegada do Conde de Lippe a Portugal. Porto, Quartel de Santo Ovídio, 20 novembro 2012. Org: Comissão Portuguesa de História Militar.

43 – Seminário "Rotas & Percursos Culturais. Do Conteúdo ao Negócio". Porto, Fundação Engº António de Almeida, 15 e 16 novembro 2012. Org.: Pportodosmuseus e Fundação da Juventude.

42 – Xornadas "Embarcacións patrimoniais: navegando por um mar de dubidas" – Cambados, Galiza, 25 fevereiro 2011. Org.: Espacio Atlântico. Programa Transnacional.

41 – Colóquio "No tempo de D. Afonso Henriques" – Guimarães, 22 e 23 junho 2010. Org.: Museu de Alberto Sampaio.

40 – Seminário "Caminhos de Santiago. O Caminho Português da Costa" – Esposende, 20 e 21 de maio 2010. Org.: Câmara Municipal de Esposende.

39 – Encontro "Caminho de Santiago pelo lado Português" – Vigo, Galiza, 14 abril 2010. Org.: Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia/Norte de Portugal

38 – Science: what else? Encontro de Comunicadores de Ciência – Porto. 26 e 27 março 2009. org.: Universidade do Porto.

37 – 1ªs Jornadas de Museologia da Grande Área Metropolitana do Porto – Porto, 29-30 outubro 2006. org: Grande Área Metropolitana do Porto

36 – Jornadas Nacionais "Autarquias e Museus" – Maia, 28 e 29 de novembro de 2002. org.: Associação Nacional de Municípios Portugueses.

35 – Seminário "O Litoral em Perspectiva Histórica" – Porto, 6 e 7 novembro 2000. org.: Centro Leonardo Coimbra da Fac. Letras da Univ. Porto.

34 - II Encontros do Téxtil en Liño. Vilar de Santos - Ourense, 10 de outubro 1999. org.: Museo Etnografico da Limia (Galiza)

33 - Convenção Cultural Autárquica. Aveiro, 1999. org.: Ministério da Cultura.

32 - 2º Encontro sobre Trabalho Artesanal Têxtil. Famalicão, 1998. org.: Câmara Municipal de V. N. Famalicão.

31 - 2ªs Jornadas de História Local de V.N. Gaia. V.N. Gaia, 1998, org.: Câmara Municipal de V.N. Gaia.

30 - "Ora Marítima, das colunas de Hércules a Finisterra - Colóquio sobre o povoamento Proto-Histórico do Litoral Atlântico". Póvoa do Varzim, 24 e 25 outubro 1997, org.: Câmara Municipal da Póvoa do Varzim.

29 - III Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-Medieval: métodos e resultados para o seu estudo. Tondela, 1997, org.: Câmara Municipal de Tondela.

28 - Seminário sobre Recuperação de Moinhos. Lavra, 1997, org.: Assoc. Trabalho Social e Voluntário de Lavra.

27 - 1º Encontro sobre Trabalho Artesanal Têxtil. Famalicão, 1996, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão.

26 - 3º Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. Viana do Castelo, 1995, org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

25 - Colóquio "O I Milénio a. C. no Noroeste Peninsular; a Fachada Atlântica e o Interior". Bragança, 1995, org.: Parque Natural de Montesinho.

24 - 1ªs Jornadas de História Local de V.N. Gaia. Gaia, 1995, org.: Câmara Municipal de V. N. Gaia.

23 - Seminário de Museologia Industrial. Porto, 1995, org.: Câmara Municipal do Porto.

22 - Colóquio luso-francês "Arte e Descentralização". Porto, 1995, org.: Fundação de Serralves.

21 - Seminário sobre Património e Autarquias. Gaia, 1994, org.: Câmara Municipal de V.N: Gaia e Universidade Portucalense.

20 - Encontro de Arqueologia Urbana. Braga, 1994, org.: Câmara Municipal de Braga.

19 - 1º Encontro de Núcleos Museológicos da Área Metropolitana do Porto. Vila do Conde, 1993, org.: Câmara Municipal de Vila do Conde.

18 - 2ªs Jornadas de História Local de V.N. Famalicão. Famalicão, 1992, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão.

17 - Encontro de Artes Decorativas. Porto, 1992, org.: CRAT- Centro Regional de Artes Tradicionais.

16 - Mesa-redonda "A Pré-História Hoje: Balanço dos conhecimentos actuais e perspectivas de investigação". Porto, 1991, org.: Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

15 - II Colóquio Internacional de Arqueologia do Algarve. Lagos, 1990, org.: Universidade do Algarve.

14 - II Encontro sobre Paleoecologia e Arqueologia. Famalicão, 1990, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão.

13 - I Encontro das Associações de Defesa do Património do Noroeste Peninsular. Braga, 1990, org.: ASPA.

12 - II Colóquio Arqueológico de Viseu. Viseu, 1990, org.: "Amigos da Beira".

11 - II Encontro Internacional de Municípios com Centro Histórico. Guimarães, 1989, org.: Câmara Municipal de Guimarães.

10 - 1ªs Jornadas de História Local de Famalicão. Famalicão, 1989, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão.

9 - II Encontro sobre História & Informática. Braga, 1989, org.: Associação dos Professores de História.

8 - Seminário "Arquivos em Tempos de Mudança". Porto, 1988, org.: Universidade Portucalense. 

7 - Colóquio de Antropologia Social. Porto, 1988, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

6 - I Colóquio Arqueológico de Viseu. Viseu, 1988, org.: "Amigos da Beira" - Associação de Defesa do Património.

5 - Seminário sobre Arqueologia Espacial. Lisboa, 10-13 Março1988, org.: Universidade Lusíada.

4 - VI Colóquio Portuense de Arqueologia. Porto, 1987, org.: Centro de Estudos Humanísticos.

3 - Mesa-Redonda "A Situação da Arqueologia Portuguesa e o Papel dos Jovens". Porto, 1985, org.: Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

2 - 1º Seminário sobre Recuperação de Centros Históricos. V.N. Gaia, 1985, org.: Câmara Municipal de Gaia.

1- Seminário sobre Museus de Sítio. Porto, 1984, org.: ARPPA.

 

7 – PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E DEBATES

- Apresentação do livro "O Património Histórico e Arqueológico do Vale do Vouga. O Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida". Org.: EDP Produção e Direção Regional de Cultura do Centro.  Webinar. 5 de março 2021.

- Pandemias na História. Conferência online. Org.: Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, 19 fevereiro 2021.

- “A Cultura no Pós Covid”. Orador na conferência do Jornal de Notícias. Org.: JN e Câmara Municipal de Matosinhos, 10 dezembro 2020.

- "O Caminho Português de Santiago e o Xacobeo”. Conferência online transmitida da igreja de Santiago de Amorim. Organiz.: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa de Varzim, Paróquia de S. Tiago de Amorim , 4 de dezembro de 2020  

- Portugal e as Pandemias. Aprender com a História a combater os virus” Orador no debate organizado pelo PÚBLICO e pela Câmara Municipal de Penafiel. Museu Municipal de Penafiel, 27 novembro 2020.

- Titan. O Renascer – apresentação do projecto. Org.: APDL. Matosinhos: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões 27 de novembro 2020. - O Património e as Pandemias. Chá Virtual da Mama Help. 30 outubro 2020

- Nos 200 anos da Revolução Liberal. 13 anos depois o Cerco do Porto e o definitivo triunfo. “Conferências do Politécnico”. Org: Politécnico do Porto. Porto, Casa das Artes, 20 outubro 2020.

- A História da Água no Porto contada pelas Fontes e Fontanários do Jardim das Águas. Conferência online no AQUAPORTO 2020. Org.: Águas do Porto, 1 outubro 2020.

- As Lendas na História do Porto. Jornadas Europeias do Património/1º aniversário do espectáculo imersivo “Porto Legends”. Org.: O Cubo. Edifício da Alfândega Nova do Porto, 26 setembro 2020.

- Apresentação da jóia “O Esplendor de Portugal” de Maria Antónia Jardim. Porto: Sala do Tribunal do Palácio da Bolsa, 11 de setembro 2020.

- Música com História II. Joel Cleto e o músico Miguel Araújo à conversa com música pelo meio. Org.: Confraria do Corpo Santo de Massarelos. Porto, Sala do Arquivo da Alfândega do Porto, 11 setembro 2020.

- História e Património da ilha da Insua (Caminha). Moledo:  Insúa Clube, 8 agosto 2020.

- Apresentação do livro “Guia do Porto Liberal – Guia de Arquitecturas, Sítios e Memórias”. Porto: Salão Nobre do Quartel de Santo Ovídio, 2 julho 2020.

- “Os Santos Populares. 3 conferências online”. Org.: âmbito Cultural do El Corte Inglês, 13, 24 e 29 junho 2020.

- Caminhos da História das Pandemias. Conferência online integrada no ciclo “Há Engenharia fora da caixa”. Org.: Ordem dos Engenheiros. Região Norte, 6 junho 2020.

- Ivo – a hagiografia do Padroeiro dos Advogados. Conferência online na “Semana do Advogado” .Org.: Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, 19 maio 2020.

- Música com História I. Joel Cleto e o músico Miguel Araújo à conversa com música pelo meio. Org.: Confraria do Corpo Santo de Massarelos. Porto, Auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 6 março 2020.

- Máscaras e Carnaval. “A História serve-se quente” no Restaurante Máscara. Org.: TACITUS, 26 fevereiro 2020.

- 7 Maravilhas do Porto Romântico. Uma conversa com Francisco Queiroz. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Porto Coliseum Hotel, 22 fevereiro 2020.

- Histórias trágico-marítimas de Angeiras. “A História serve-se quente” no Restaurante Lobo do Mar. Org.: TACITUS, 30 janeiro 2020.

- 7 Maravilhas do Porto: históricos mosteiros e conventos. Uma conversa com Germano Silva. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Porto Coliseum Hotel, 19 janeiro 2020.

-Os descobrimentos e a Expansão portuguesa. “O Caminhos da História vai à escola…” Escola Básica de S. Pedro da Cova, 16 janeiro 2020.

- Apresentação do “Lendas de Natal” com Richard Zimler. Alfândega Nova do Porto, 14 dezembro 2019.

- História da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos.  Jantar Comemorativo dos 625 anos da Confraria de Massarelos. Porto, Hotel Ipanema, 21 dezembro 2019.

- Apresentação do “Lendas de Natal” . Porto, Livraria Lello, 19 dezembro 2019.

- Sete Maravilhas mágicas do Natal do Porto. Com Daniel Guedes. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Porto Coliseum Hotel, 18 dezembro 2019.

- O Porto de Natal. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus, Porto,Restaurante O Comercial/Palácio da Bolsa, 17 dezembro 2019.

- Apresentação da obra “Locais de Culto Mariano” de Rui Feio. Porto, FNAC Norteshopping, 11 dezembro 2019.

- O Caminho de Finisterra e o chamamento do fim do mundo. Org. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Grupo de Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa. Póvoa de Varzim, Auditório  Hotel Axis, 6 dezembro 2019.

- Os 190 anos da execução de Bernardo Brito e Cunha e dos “Mártires da Liberdade”. À conversa com Francisco Ribeiro da Silva. “Conversas sob as Estrelas em sítios improváveis”. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Matosinhos, Salão Nobre da Misericórdia de Matosinhos, 24 novembro 2019.

- Sete Maravilhas da arquitectura portuense. Com João Rapagão. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Porto Coliseum Hotel, 24 e 30 dezembro 2019.

- Apresentação do “Lendas de Natal” com Mário Augusto. Porto, Hotel Intercontinental 24 novembro 2019.

- Os primórdios de Siza Vieira. À conversa com João Rapagão. “Conversas sob as Estrelas em sítios improváveis”. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Matosinhos, Sea Porto Hotel, 17 novembro 2019.

- No Cemitério Paroquial de Leça do Balio. À conversa com Francisco Queiroz. “Conversas sob as Estrelas em sítios improváveis”. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Matosinhos, Cemitério de Leça do Balio, 16 novembro 2019.

- Nos 150 anos do Ateneu. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus, Porto, Restaurante do Ateneu Comercial do Porto, 14 novembro 2019.

- Olhando o céu e as estrelas no Monte S. Brás. À conversa com Miguel Gonçalves. “Conversas sob as Estrelas em sítios improváveis”. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Santa Cruz do Bispo, Capela de S. Brás, 3 novembro 2019.

- Origens Históricas do Mutualismo. Conferência sobre A Economia Social e o Desenvolvimento Local. Org.: RedeMut, Coimbra, CCDR, 25 de outubro 2019, Dia Nacional do Mutualismo.

- Porto e Luanda, histórias de uma longa relação”. Conferência com Amândio Barros e Francisco Ribeiro da Silva no âmbito da exposição “A Casa de Luanda no Porto”. Org.: Museu do Futebol Clube do Porto, 23 setembro 2019.

- Os Ingleses no Porto. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus, Porto, Restaurante “O Torreão”, 26 junho 2019.

- Os Amores de Pedro e Inês. Com Luís Alves. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Gaia, Cantinho das Aromáticas, 30 junho 2019.

- “Nos 150 anos do Hospital Militar D. Pedro V”. Comemorações do 5º aniversário do Hospital das Forças Armadas. Porto, Hospital D. Pedro V, 3 junho 2019.

- Apresentação do livro “Os Nove Caminhos de Santiago de Compostela”  de Carlos Azevedo. Fira do Livro de Lisboa, 1 junho 2019.

- Apresentação do documentário “Portugal tem lata”, com o realizador João Trabulo. Matosinhos: Salão Nobre dos Paços do Concelho, 31 maio 2019, Dia Nacional do Pescador.

- A Batalha de Trancoso. Org.: Câmara Municipal de Trancoso. Trancoso, Pavilhão Multiusos, 28 de maio 2019.

- Médicos, artistas e ouro na Rua das Flores no Porto. Cerimónia de entrega do Prémio Banco Carregosa /SRNOM. Porto, Auditório da Secção Regional norte da Ordem dos Médicos, 26 maio 2019.

- As Festas do Senhor de Matosinhos. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus. Matosinhos, Restaurante “A Casinha”, 30 maio 2019.

- Lendas. Um Património ameaçado?. “Às Quartas com…” .Org.: Rotary Club de Oliveira de Azeméis. Oliveira de Azeméis, Auditório da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, 22 maio 2019.

- O Palácio da Bolsa. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus. Porto, Restaurante “O Comercial”, 29 abril 2019.

- Apresentação do livro “Janela Indiscreta” de Mário Augusto. Matosinhos, FNAC NorteShopping, 12 abril 2019.

- O galo assado nos Caminhos de Santiago. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus. Barcelos, Pedra Furada, Restaurante “Pedra Furada”, 27 março 2019.

- Senhora do Salto em Paredes. Lenda, História e Património. Org.: Câmara Municipal de Paredes. Lisboa, BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, 13 março 2019.

- “Lendas do Porto”: o making-off comentado pelos autores. Org.: Aprosario. Porto, Auditório do Colégio Nossa Senhora do Rosário, 14 março 2019.

- À conversa com… Org.: Associação Mutualista Montepio e Porto Canal, Porto, Auditório da Atmosfera M, 1 março 2019.

- Tripas à moda do Porto. “A História serve-se quente”. Org.: Tacitus. Matosinhos, Restaurante “O Gaveto”, 7 março 2019.

- Estrelas do cinema e do universo. Com Miguel Gonçalves. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Org.: Tacitus. Porto Coliseum Hotal, 24 fevereiro 2019.

- Histórias da Senhora da Hora e de S. Mamede de Infesta. Jantar dos Movimentos pelas freguesias da Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta, 25 janeiro 2019

- O Cerco do Porto e a Taberna dos 3 Éfes. “A História serve-se quente”. Org.:Tacitus. Restaurante O Malheiro (Pedras Rubras), 24 janeiro 2019.

- Histórias da História do Porto. Reunião dos Quadros da Sysnovare. Porto, Grande Hotel do Porto, 18 janeiro 2019

- Sessões de Apresentação do “Lendas do Porto – vol. V

Leça da Palmeira, FNAC do Mar Shopping, 23 fevereiro 2019

Matosinhos, FNAC do Norte Shopping, 19 janeiro 2019

Maia, Universidade Sénior do Instituto Cultural da Maia, 18 janeiro 2019

Porto, Atmosfera M – Associação Mutualista Montepio, 12 dezembro 2018

Porto, Palácio da Bolsa, 8 dezembro 2018.

- As lendas do Porto. “Os Caminhos da História vão à escola… Lycée Français International de Porto”. Porto, 13 janeiro 2019.

- Lendas e História do Castelo de Santa Maria da Feira. XVIII Capítulo da Fogaça. Org.: Confraria Fogaça da Feira. Castelo de Santa Maria da Feira, 12 janeiro 2019.

- Os Reis Magos no Porto. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Org.: Tacitus. Porto Coliseum Hotal, 5 janeiro 2019.

- O Porto e o Natal. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Org.: Tacitus. Porto Coliseum Hotal, 15 dezembro 2018.

- O Caminho de Santiago pelo Gerês. A Geira romana. Org. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Grupo de Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa. Póvoa de Varzim, Auditório  Hotel Axis, 14 dezembro 2018.

- Sobre o filme “Portugal tem lata”. Antestreia mundial. Festival Porto Post DOC.Porto, Cinema Passos Manuel, 25 novembro 2018

- Bacalhau à Gomes de Sá. “A História serve-se quente”. Org.:Tacitus. Restaurante Downing,Porto, 22 novembro 2018.

- Arquitectura e arquitectos do Coliseu do Porto. Com João Rapagão. “Chá das Cinco e dois dedos de conversa”. Org.: Tacitus. Porto Coliseum Hotal, 17 novembro 2018.

- Apresentação do livro “O Porto e a Airbnb” de José Alberto Rio Fernandes e outros. Porto, FNAC de Santa Catarina, 17 novembro 2018.

 

 - Os Caminhos Portugueses de Santiago. Org.: Tribunal da Relação do Porto. Porto, Palácio da Justiça,11 abril 2018

 - Histórias e Estórias dos Caminhos de Santiago . Org.: Junta de Freguesia de São João da Madeira. Auditório dos Paços da Cultura, 19 de fevereiro 2018.

 - O Caminho Português de Santiago. Caminho Central Português. Org. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Grupo de Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa. Igreja de S. Pedro de Rates, 15 dezembro 2018.

O Porto e os Caminhos de Santiago. Visita guiada – palestra, Org,; Colégio dos Carvalhos, 26 novembro 2017.

Apresentação do livro “Façamos nós por nossas mãos. A Sociedade Cooperativa União Familiar e Operária de Consumo  e Produção em Ramalde” de José Manuel Varela. Comemorações dos 125 amos da Cooperativa de Ramalde. Salão Nobre da Cooperativa de Ramalde, 25 novembro 2017.

Ramalde, a “Restauradora” e a origem do mutualismo. Comemorações dos 140 anos de “A Restauradora em Ramalde. Associação de Socorros Mútuos”. Junta de Freguesia de Ramalde, 18 novembro 2017.

Da “Real Vinícola” à Casa da Arquitetura. A Memória do Lugar. Visita guiada comentada integrada no programa da inauguração da Casa da Arquitectutura. Matosinhos, 18  novembro 2017

Jantar temático a três vozes. História, Cinema e Vinhos. Restaurante El Corte Ingles (Gaia). Org.: Corte Ingles, com Luis Costa e Mário Augusto. 18 outubro 2017.

Lendas do Porto, Ciclo de conversas “Caminho da Leitura”. Caminha: Biblioteca Municipal de Caminha, 7 outubro 2017.

As origens das relações britânicas no Porto. Visita guiada-palestra. Org.: British Portuguese Chamber of Commerce, 6 outubro 2017.

Lavra e as lendas do Porto. Comemorações do 20º aniversário da Biblioteca Pde. Silva Lopes. Lavra: Auditório do Centro Paroquial Padre Ramos, 5 outubro 2017.

- O Cerco do Porto e suas implicações nos dias de Hoje. O “Caminhos da História vai… Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, 20 setembro 2017.

Conferência “30 anos de Viena”. Com Germano Silva e Rui Cerqueira. Comemorações dos 30 anos da conquista da Taça de Campeões Europeus em Futebol. Porto, Museu do FC do Porto, 16 setembro 2017.

- Sessão de lançamento do livro infanto-juvenil Mosteiro de Leça do Balio: a história de um famoso casamento. Leça do Balio, Feira Medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, 9 setembro 2017. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

Conversa sobre heróis de Viseu. Dia de Viriato/Feira de S. Mateus.Org.: Câmara Municipal de Viseu, 27 agosto 2017 (com Deana Barraqueiro, Luís Fernandes e Jorge Sobrado)

O Dragão, o Futebol Clube do Porto e Marco de Canaveses. Marco de Canaveses, sede dos “Dragões Marcoenses”. Organização: Dragões Marcoenses e Museu Municipal Carmen Miranda, 25 de agosto de 2017.

O Poder Local, a promoção da cultura e a defesa da Memória. Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, 17 de julho de 2017. 

A Fonte do Largo de S. Domingos e a representação do dragão. Ciclo de conferências "Um objecto e os seus discursos”. Porto, Jardins Barão Nova Sintra. 15 de julho 2017. Organização: Câmara Municipal do Porto.

- Sessão de lançamento do livro infanto-juvenil O Dia em que os Piratas de Matosinhos salvaram Portugal. Recriação histórica “Os Piratas em Matosinhos”. Leça da Palmeira, 8 julho 2017. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

A Valorização do Património Gastronómico. Debate promovido pela Ordem dos Nutricionistas nas Comemorações do Dia da Gastronomia Sustentável. Porto, Quinta da Bonjóia, 18 de junho 2017.

- Sessão de lançamento do livro infantil "A Praia do Matizadinho. A lenda da origem de Matosinhos". Recriação histórica "A lenda de Cayo Carpo".  Matosinhos, 18 de junho de 2017. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

Os Caminhos de Santiago – Vivências, Contextos e Perspetivas. Viana do Castelo, Mosteiro Beneditino de Carvoeiro, 16 de junho 2017Org.: N- Cooltura.

O Bom Jesus de Matosinhos. Jantar-solidário organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos. Matosinhos, 15 de junho 2017.

Apresentação do livro “Contos Matizados”. Matosinhos, Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 25 maio 2017.

O Palácio das Cardosas e o Cerco do Porto. Conferência-jantar do Rotary Clube do Porto. Porto, Hotel Intercontinental, 22 de maio 2017.

O Desembarque da Praia da Memória. Perafita, Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, 11 de maio 2017.

Uma lendária aparição mariana em terras de Paredes. Conversas à volta do livro “Lendas do Porto”.  Paredes, Biblioteca A Celer da Junta de Freguesia de Rebordosa. 11 de maio de 2017.

Igreja de Matosinhos. Um Santuário para a Cidade. Uma Cidade para o Santuário. Debate promovido pela "PensActos”. Com Conceição Pires, Luísa Valente, Vítor Teixeira, Joel Cleto e José Varela. Matosinhos, Igreja de Matosinhos, 6 de maio de 2017.

Porto, barcos, Descobertas e… piratas.  “O Caminhos da História vai... à escola". Porto, Centro da Pasteleira da Obra Diocesana de Promoção Social, 2 de maio de 2017

História, Arqueologia e as Terras da Maia. “O Caminhos da História... vai à escola". Maia, Escola Ensino Básico de Mandim, 26 de abril de 2017.

O Palacete do Visconde de Trevões. Uma visita à Casa com Memória. Uma visita à casa, com Memória. Uma visita, à casa com Memória. Visita guiada-conferência. Matosinhos, org. Câmara Municipal de Matosinhos, 25 de abril 2017.

Visita guiada a Viseu… no Porto. Visita guiada-conferência integrada na iniciativa “Dão Invicto: Viseu e vinhos do Dão à prova no Porto”. Org.: Câmara Municipal de Viseu, 22 abril 2017.

A Trindade Oculta e outras lendas portuenses. Porto, Clube Fenianos Portuenses. 1 de abril 2017.

Lendas e histórias da Reitoria e da cidade do Porto. “Livros na Reitoria. Feira de Livros Novos e Usados”. Porto, arcadas da Reitoria da Universidade do Porto, 1 de abril de 2017.

Alexandre Herculano. O Homem e a Instituição. “Alexandre Herculano 1810-2017. Um Homem. Uma Escola. Um legado”. Porto, Escola Secundária Alexandre Herculano, 28 março de 2017.

Turismo e Património: são compatíveis? Porto, Atmosfera M/ Montepio Geral, 27 março 2017.

Lendas de Gondomar, na apresentação do vol. IV de “Lendas do Porto”. Gondomar, Biblioteca Municipal, 24 de março 2017. Org.: Câmara Municipal de Gondomar.

Apresentação-Debate sobre o livro "Lendas do Porto, Vol. IV". Porto, Edifício EDP. Org. Clube Pessoal da EDP. 23 de março 2017.

As lendas do Porto.  Porto, Clube de Leitura dos reclusos do Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária do Porto. Org.: Associação "Foste Visitar-me". 21 março 2017.

Existiria Portugal sem Matosinhos? Sessão solene do Centenário do Orfeão de Matosinhos. Matosinhos, 17 março de 2017.

Breves notas sobre a história da “Marques Soares” e da área das Carmelitas. Sessão de apresentação do projeto solidário entre a “Marques Soares” e a UNICEFE. Porto, “Marques Soares”,11 março 2017.

Apresentação do livro “Lendas do Porto IV”. Gaia, Biblioteca Municipal de Gaia, 8 de março 2017.

Visita guiada-palestra Porto Histórico, Cidade das Camélias integrada no programa "Semana das Camélias. Porto, 7 de março de 2017.

O Porto, a lenda do Infante D. Henrique e outras lendas portuenses da Expansão. Conferência integrada no programa das Comemorações do Aniversário do Infante D. Henrique. Porto, Casa do Infante. 3 de março 2017. Org.: Câmara Municipal do Porto.

Apresentação do livro "Lendas do Porto". Senhora da Hora. FNAC do Norteshopping, 26 fevereiro 2017.

- Um percurso pelo Porto liberal.  "O Caminhos da História... vai à escola”. Porto, Escola Secundária Garcia da Orta, 22 de fevereiro 2017.

Apresentação, com Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo), do livro "Lendas do Porto" IV. Lisboa, Atmosfera M/Montepio Geral, 16 de fevereiro de 2017.

Passeio literário por Viseu a propósito de “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco. “O Caminhos da História... vai à escola". Viseu, Escola Secundária Alves Martins, 7 de fevereiro de 2017.

O Barroco no Porto e na Maia. "O Caminhos da História... vai à escola". Maia, Escola Secundária da Maia, 31 de janeiro 2017.

Apresentação do livro “Lendas do Porto IV”. “Serões da Bonjóia”, Porto, Palácio de Bonjóia. 26 de janeiro 2017

Porto Liberal, “O Caminhos da História... vai à escola". Porto, Externato Ribadouro,21 de janeiro 2017.

Apresentação do livro "Lendas do Porto IV". Porto. FNAC de Santa Catarina, 23 dezembro 2016.

Apresentação do livro “Lendas do Porto IV”. Feira do Livro Municipal de Matosinhos. Museu da Quinta de Santiago. Leça da Palmeira. 15 dezembro 2016. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

  - O Caminho Português da Costa. Igreja de Santiago de Amorim. Org.: Grupo dos Amigos dos Caminhos de Santiago da Póvoa de Varzim, 9 dezembro 2016.

Sessão de lançamento e apresentação de "Lendas do Porto IV" com Sérgio Jacques, Professor Rio Fernandes e Professor Francisco Laranjo. Porto, Salão Árabe do Palácio da Bolsa, 8 de dezembro de 2016.

Conferência/visita (guiada) histórica por Viseu e pelo "Amor de Perdição" integrada no Festival Literário “Tinto no Branco”. Viseu, 4 de dezembro de 2016. Org.: Câmara Municipal de Viseu.

História e Património de S. Nicolau. Porto, Casa do Infante, 30 de novembro de 2016. Org. Centro Social Paroquial de S. Nicolau

A Costa, o Litoral e o(s) Caminho(s) de Santiago. Póvoa de Varzim, Cine-Teatro Garrett, 23 de novembro 2016. Org.: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

O Porto, Aveiro, Ilhavo e a Crise do Século XIV. O "Caminhos da História/ Porto Canal" na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré. Salão Paroquial da Gafanha da Nazaré – Ilhavo, 22 novembro 2016.

Uma família nas ruas de Leça da Palmeira (com José Maria Cameira). Integrada na programação do “Outono Cultural”. Leça da Palmeira, Salão Nobre do Clube de Leça. 11 de novembro de 2016.

Apresentação do livro "Martim Vilim da Melroeira" de Francisco Queiroz. Porto, Palacete dos Viscondes de Balsemão, 5 de novembro de 2016.

A Pasteleira. Da lenda aos dias de hoje. 50º aniversário da criação da paróquia de Nª Srª da Ajuda. Porto, Auditório da Igreja Paroquial da Pasteleira, 7 de outubro 2016.

5 de Outubro de 1910. Antecedentes e o protagonismo do Norte e de Vila do Conde. Comemorações do 106.º aniversário da Implantação da República. Vila do Conde, Salão Nobre dos Paços do Concelho, 5 de outubro 2016.

Histórias e lendas de São João d’Arga. Jantar-tertúlia. Caminha, Hotel Rinoterra Minho. 1 de outubro de 2016

150 anos de uma igreja com uma curiosa lenda na sua origem. Conferência integrada no programa das comemorações dos 150 anos da igreja de S. Mamede de Infesta. Salão Paroquial, 14 setembro de 2016.

As ilhas do Porto.  Rotary Club Porto-Antas, Hotel Vila Galé, 13 setembro de 2016. 

Apresentação do mapa "O Porto de Nasoni". Feira do Livro do Porto (Palácio de Cristal), org.: Quadrante, 10 de setembro 2016.

A Torre da Marca. Lenda e História nos jardins do Palácio de Cristal· Feira do Livro do Porto, stand Verso da História, 9 de setembro de 2016 

Apresentação do restauro da fachada e vitral da Livraria Lello. Porto, Livraria Lello,30 julho 2016.

Quando a cidade do Porto festeja o mais popular dos seus santos estará mesmo a evocar S. João Baptista ou S. João do Porto? Festa do livro de S. Bartolomeu (Molhe-Foz do Douro). Org.: Junta da União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e S. João da Foz, 8 julho 2016.

Palestra/visita guiada à Quinta dos Bispos. "O Caminhos da História vai à escola". Santa Cruz do Bispo, Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. Uma ação para professores do agrupamento escolar de Leça da Palmeira, 6 de julho de 2016.

A lenda de um túnel sob o Douro. V. N. de Gaia: Casa Barbot, org.: Câmara Municipal de V.N. de Gaia, 9 junho 2016.

O Pelourinho do Porto. Porto, Auditório da Cooperativa dos Pedreiros, org.: Quadrante, 9 junho 2016

- Frente Atlântica do Porto: Património. Porto, Forte de São João Baptista, org.: União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Quadrante e Instituto da Defesa Nacional, 2 junho 2016.

Tesouros do Mar. Matosinhos: CMIA Matosinhos, 30 de maio de 2016. · 

Território Hoje. Território Amanhã. Conferência-debate com José Alberto Rio Fernandes, Emídio Gomes e João Fernando Ramos, 27 maio 2016.

Apresentação do volume III de Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências" de Albano Chaves e António Mendes. Leça da Palmeira, Museu da Quinta de Santiago, 27 de maio de 2016. 

Conversa/debate sobre o filme "Vénus Negra".  XI Ciclo “A Justiça no Cinema”. Porto, Casa da Artes, 25 de maio de 2016.

Sobre o aparecimento e a importância do elétrico para a cidade do Porto. Porto, Museu do Carro Eléctrico, 24 de maio de 2016.

As lendas de Gaia. Miramar, Sport Clube Alberto de Sousa (Gândara), 20 de maio de 2016.

Apresentação do Livro das Festas de Matosinhos/ 2016: “O rosto verdadeiro do Senhor de Matosinhos” de Alexandre Maniés. Matosinhos, Salão Nobre dos Paços do Concelho, 17 de maio de 2016 · 

 - Visita guiada/palestra Do Largo dos Ferradores a um palácio neoclássico. Um percurso por Cedofeita nos 60 anos da sua Igreja Baptista. Porto, 16 de abril 2016.

Apresentação do livro “+ Porto” (textos de José Efe; óleos de Isabel Saraiva). Porto: Museu do Vinho do Porto, 14 de maio de 2016 

Os livros e as minhas bibliotecas. Uma abordagem pessoal. No painel “Contar história(s) com Joel Cleto e o contautor brasileiro Thomas Bakk”. Encontro de Bibliotecas Escolares de Matosinhos. Matosinhos, Salão Nobre dos Paços do Concelho, organizado pelos Agrupamentos e Escolas de Matosinhos, Câmara Municipal de Matosinhos e Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos, 30 de abril 2016.

O “25 de Abril”. “O Caminhos da História vai… à escola”. Matosinhos, Escola Secundária Augusto Gomes, 28 de abril 2016.

Frente Atlântica do Porto: História. Porto, Forte de São João Baptista, org.: União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Quadrante e Instituto da Defesa Nacional, 21 abril 2016.

O Porto e os Descobrimentos. O “Caminhos da Escola” vai… à escola. Porto, Escola Secundária Garcia da Orta, 19 abril 2016.

Como o Porto ultrapassou uma das mais depressivas crises europeias. O comércio e a fiscalidade no desenvolvimento da cidade.  Aula Aberta na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, da Universidade Lusíada – Norte. Porto, 12 abril 2016.

Lugares económicos da cidade do Porto. “O Caminhos da História vai… à escola”. Paços de Ferreira, Escola Secundária de Paços de Ferreira, 6 de abril de 2016.

Rainha Santa Isabel. Algumas das suas ligações à cidade do Porto. Comemorações dos 500 anos da beatificação da rainha Santa Isabel. Porto, Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim. Org.: Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária Rainha Santa Isabe, 5 abril 2016.

Lenda, História e Património da capela do Senhor e da Senhora da Ajuda. Porto, Capela da Senhora e do Senhor da Ajuda em Lordelo do Ouro.Org.: Associação Quadrante e Associação Comercial do Porto, 2 abril 2016.

O “Caminhos da História” vai à escola…. Rio Tinto, Escola Secundária de Rio Tinto, 18 de março de 2016.

– “Entre águas doces e salgadas”. Porto, Visita comentada ao longo da Foz e da fachada atlântica da cidade. Org. Associação Quadrante, 19 de março 2016.

Frente Atlântica do Porto: Lendas, História, Património. Sessão 1 do Ciclo de Conferências: as lendas. Porto, Salão Nobre do Forte de S.João Baptista (Foz do Douro), org.: Junta de Freguesia Aldoar, Nevogilde e S. João da Foz e Associação Quadrante, 17 de Março de 2016.

– Porto: a minha cidade. O "Caminhos da História" vai… à escola. Maia, EB 2,3 de Gueifães, 16 de março 2016.

As tripas ao modo do Porto, "Um objeto e seus discursos" (3ª série), com Rui Moreira, Joel Cleto, Carlos Tê e o Chef Pedro Lemos. Porto, cantina municipal do Carvalhido, 5 março 2016.

A lenda do miraculoso transporte do corpo da rainha Santa Mafalda de Rio Tinto para Arouca. Rio Tinto, Centro Cultural de Rio Tinto, org.: Associação Comercial do Porto e Associação Quadrante, 3 de março 2016.

Uma conversa à volta do “Lendas do Porto”. Porto, Livraria Bertrand do Dolce Vita, 29 de fevereiro 2016..

Apresentação e comentários a "Contacto" de Carl Sagan. Sessão de "Um livro, um filme". Famalicão, Centro de Estudos Camilianos/Casa-Museu Camilo Castelo Branco, 26 fevereiro 2016.

“As histórias e lendas que envolvem o crescimento das cidades do Porto e Matosinhos”. “O Caminhos da História vai… à escola”. Estabelecimento Prisional de Custóias (secção da Esc. Sec. Gonçalves Zarco) 22 fevereiro 2016

Sobre o "Lendas do Porto” Porto, Livraria Bertrand no shopping "Cidade do Porto". 5 fevereiro 2016.

Apresentação do livro "Portugal Insólito" de Joaquim Fernandes. Senhora da Hora, Norte Shopping, 27 de Janeiro de 2016.

Apresentação da lenda da Senhora da Silva. Porto, catedral do Porto. Org.: Associação Comercial do Porto e Quadrante. 23 de Janeiro de 2016.

- Património(s) de Matosinhos. Inauguração, na Escola Secundária Augusto Gomes (Matosinhos), da exposição "Património a Norte" da Direção Regional Norte do Ministério da Cultura. 21 de janeiro 2016. “

Barcos, riquezas, mercadores e piratas. O “Caminhos da História vai… à escola.. Vila do Conde, Escola Secundária José Régio, 14 de Janeiro de 2016.

A Lenda da Fonte da Moura. Porto, Teatro da Vilarinha. Org.:“Quadrante”.e União das Freguesias Aldoar, Nevogilde e S. João da Foz, 9 dezembro 2015.

-”Somos do tamanho dos mitos que vemos". Em diálogo com Armando Coelho Ferreira da Silva. Viseu, Festival Literário Tinto no Branco. Org. Câmara Municipal de Viseu, 6 dezembro 2015.

O Porto e a Crise (ultrapassada) do século XIV. Aula Inaugural de 2015/2016 do Instituto Superior de Administração e Gestão. Porto, Auditório principal do ISAG – European Business School, 2 de dezembro 2015.

A lenda da Trindade oculta nos 100 Anos da Avenida dos Aliados . Visita guiada e palestra nos Paços do Concelho do Porto. Org.: "Quadrante-Rotas do Património", Associação Comercial do Porto e Câmara Municipal do Porto, 28 de novembro de 2015 

1915-1926: a Faculdade Técnica e o Porto. Memórias da Cidade. Porto, Sala de Atos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 25 de novembro de 2015.

- “Ramalde. 120 anos no Porto”. Sessão comemorativa dos 120 anos de integração de Ramalde no Porto. Junta de Freguesia de Ramalde. 21 de novembro 2015.

“A Memória do Edifício- Palestra e visita guiada”. “Obra em Festa. Apresentação do projecto de reabilitação do edifício da Real Vinícola”. Matosinhos. Org. Câmara Municipal de Matosinhos, Orquestra de Jazz de Matosinhos e Casa da Arquitetura. 14 de novembro 2015

O Infante D. Henrique, o Porto e a conquista de Ceuta. Memorial do Infante D. Henrique nos 555 anos do seu nascimento. Porto, Exposição evocativa dos 600 anos da conquista de Ceuta no “World of Discoveries”. Porto, Miragaia. Org. Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos. 13 novembro 2015.

- "A Origem dos Caminhos de Santiago". Póvoa de Varzim, Museu Municipal da Póvoa de Varzim. 30 de outubro de 2015.

"O Ovo de Colombo e a expansão de Portugal". Porto, Café Guarany 15 outubro 2015.

- “Lendas de Lordelo do Ouro”. Porto, Casa das Artes, Org.: Casa de Lordelo da A.O.S.S. Vicente Paulo, 7 de outubro 2015.

- "Sem Coração" - um romance policial de Miguel Miranda” Germano Silva, Hélder Pacheco e Joel Cleto, à conversa com o autor. Porto, Feira do Livro do Porto/ Biblioteca Almeida Garrett, 18 setembro 2015.

“As lendas do Porto”. Encontro Internacional de narração oral. Porto, Palacete Allen/ Casa das Artes, 25 julho 2015.

- “Os judeus e o Porto”. Palestra e visita guiada na reabertura pública do Museu Judaico. Porto, Sinagoga do Porto, 28 de junho 2015.

“Apresentação do romance de Nuno Gomes Garcia "O Dia em que o Sol se apagou”. Porto, Livraria Lello, 8 de junho 2015.

“As lendas de Gaia”. Gaia, Auditório da Escola Secundária Almeida Garrett. Org.: Associação Modus e Associação de Pais da Esc. Sec. Almeida Garrett, 6 de junho 2015.

Visita guiada e comentada à Identidade Portuense. IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna. Porto, 6 junho 2015.

– Aspectos Históricos e Documentais da freguesia de Águas Santas. Maia, Escola Secundária de Águas Santas, 28 maio 2015.

As lendas de Matosinhos e o 3º volume do “Lendas do Porto”. Matosinhos, Feira do Livro de Matosinhos, 23 de maio 2015.

Lendas e História sobre o Porto e o Caminho de Santiago. Porto, Colégio Luso-Francês, Org. Associação Pais da Escola Luso-Francesa, 19 de maio de 2015.

- “600 anos das Tripas. Contextualização histórica da lenda” Comemorações dos 600 anos das Tripas à Moda do Porto. Porto, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Org.: Universidade do Porto e Faculdade das Ciências de Nutrição, 14 de maio 2015.

Urbanismo do Porto – uma perspectiva histórica. Ciclo de conferências "Espaços Comuns”, Porto, Universidade Lusófona Porto - Arquitetura, 13 maio.2015.

Infanta D. Mafalda e Rio Tinto. Que relação? (“Caminhos da História vão à escola”) Rio Tinto, Escola Básica D. Mafalda. Org. Agrupamento de Escolas D. Mafalda. 30 abril 2015.

Apresentação do livro "O Dia da Liberdade" do Comandante Pedro Lauret. Matosinhos, Sala das Sessões da Câmara Municipal de Matosinhos, 24 abril 2015.

O "25 de Abril". O "Caminhos da História" vai… à escola. Paços de Ferreira, Escola Secundária de Paços de Ferreira, 24 abril 2015.

1415-2015: das tripas tradição – O Porto na tomada de Ceuta. Jantar Conferência no Club Portuense. Porto, 10 de abril 2015.

Evocando o ano de 1815 no Porto. Jantar evocativo dos 200 anos da empresa de Vinho do Porto "Fonseca". Porto, Feitoria Inglesa, 8 de abril 2015.

"Lendas do Porto ". Porto, Primavera de livros no Mercado do Bom Sucesso. 4 de abril 2015.

"Quotidianos Portuenses em contexto de guerra - 1915". Porto, Arquivo Distrital do Porto, 27 março 2015:

O Porto e o Liberalismo. O "Caminhos da História" vai à escola. Porto, Escola Secundária Garcia de Orta, 19 de março.2015

Notas sobre a História da Cooperativa dos Pedreiros. Sessão solene do 101º aniversário da Cooperativa dos Pedreiros. Porto, Cooperativa dos Pedreiros, 9 de março.2015

Apresentação do "Lendas do Porto". Porto, Bookpoint do Edifício PT. Org.: Fundação Portugal Telecom, 18 de março 2015.

O Porto, o Infante e a Escola Infante D. Henrique. Comemorações dos 131 anos da atribuição do nome do Infante ao estabelecimento de ensino/ Dia do Patrono. Porto, Esc. Secundária Infante D. Henrique, 9 de março 2015.

– Abertura e apresentação da conferência de Joaquim Pinto da Silva “Evocação de Irene Vilar”. Porto, Ateneu Comercial do Porto, 7 de março 2015.

“Como o Porto se afirmou na crise do século XIV”. Sessão realizada no âmbito do Curso Geral de Gestão. Porto Business School,10 de fevereiro 2015.

Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Barcelos. Introdução, apresentação e moderação das seis sessões/conferências. Barcelos, Salão Nobre dos Paços do Concelho, 7 fevereiro a junho 2015.

As Lendas do Porto (vol.3) nos. Serões da Bonjóia. Porto, Palácio da Bonjóia. 29 janeiro 2015.

Apresentação de “Lendas do Porto” vol. 3. Leça da Palmeira, Museu da Quinta de Santiago, 13 de dezembro de 2014 

À conversa com Fernanda Freitas sobre as lendas do Porto. Porto, Espaço Atmosfera M da Associação Mutualista Montepio Geral. 12 dezembro de 2014.

Sessão de lançamento do III volume de "Lendas do Porto" (Apresentação pelo Professor Azeredo Lopes, Diretor de “O Tripeiro”). Porto, Palácio da Bolsa/ Sala das Sessões, 30 novembro 2014.

A Cidade do Porto. Ciclo de Palestras “Diálogos Tripeiros”. Porto, Clube Fenianos Portuense, 13 novembro 2014.

- The place and the project. Visita guiada por Joel Cleto e Gonçalo Leite Velho à exposição "Technical Unconscious". Comemorações do centenário da Cooperativa dos Pedreiros do Porto. Porto, Cooperativa dos Pedreiros, 1 novembro 2014.

Nos 50 anos da paróquia da Senhora do Porto. Porto, Auditório da igreja paroquial da Senhora do Porto (Requesende), 25 outubro 2014.

Percurso pela História de rio Tinto. Visita comentada. Rio Tinto, org.; 12 outubro 2014.

"À descoberta dos Arqueólogos na Europa. O caso português”. Participação no debate sobre os resultados do projecto DISCO 2014: "Discovering the Archaeologists of Europe 2014", promovido pela Associação Profissional de Arqueólogos e pela Sociedade de Geografia de Lisboa. Lisboa, Sociedade de Geografia, 3 outubro 2014.MoveRio Tinto,

- Visita aos Jardins e às lendas do Palácio de Cristal. Feira do Livro do Porto 14 setembro 2014.

O Porto Rural. Porto, Parque da Cidade/“Soundwich, 9 agosto 2014.

Lendas da Foz do Douro. Foz do Douro, Feira do Livro Molhe Foz, 2 de agosto 2014.

Apresentação da “Evocação a Irene Vilar por Joaquim Pinto Silva”. Molhe, Foz Do Douro, 30 de julho de 2014.

- As linhas de comboio da Senhora da Hora, “Conversas a vapor|”. Senhora da Hora. 24 julho 2014.

As lendas de Ramalde e do Porto. Porto, Cooperativa de Ramalde, 19 julho 2014.

O Passado (mas também o Presente) da Senhora da Hora e de S. Mamede de Infesta. Senhora da Hora, Associação de Pais da Senhora da Hora, 17 julho 2014.

- Apresentação e lançamento de "Myths of Porto”. (com o livreiro Antero Braga, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, e o Vereador da Cultura Paulo Cunha e Silva). Porto, Livraria Lello, 17 julho 2014.

“Braga na encruzilhada do(s) Caminho(s) de Santiago”. Braga, igreja de Santiago da Cividade, org.: Município de Braga, com o apoio da Associação Espaço Jacobeus,12 de julho 2014 .

- As três tapeçarias de Guilherme Camarinha da Sala das Sessões dos Paços do Concelho do Porto. Sessão do ciclo “Um Objeto e Seus Discursos por Semana”. Com Paulo Rangel e Joel Cleto. Porto, Sala das Sessões dos Paços do Concelho, 12 de julho 2014.

182º aniversário do Desembarque do exército liberal. Tertúlia junto ao monumento obelisco da Praia da Memória. Org. União de Freguesias de Perafita, Lavra e Sta. Cruz do Bispo, 10 julho 2014.

Apresentação e lançamento de "Era uma vez o Porto" de Raquel Patriarca. Porto, FNAC de Santa Catarina, 8 julho 2014.

– Percurso pela História de Rio Tinto. Rio Tinto, Quinta das Freiras, org.: Mivimento Defesa do Rio Tinto, 6 julho 2014.

“O Porto de Nasoni e sua ligação a Leça do Balio”. Centro Cultural de Leça do Balio. Org.: Rotary Clube de Leça do Balio, 3 julho 2014.

Apresentação do livro "Na Rota dos Judeus no Porto” de César Santos Silva. Porto, Casa da Beira Alta, 28 junho 2014.

Visita guiada à Quinta dos Bispos para as alunas reclusas do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, Santa Cruz do Bispo, 25 junho 2014.

O Porto de Nasoni, os 250 anos da Torre dos Clérigos e o Património do Porto. Vigo, Livraria, Dia de S. João, 24 de junho 2014.

Visita guiada e comentada aos subterrâneos da Arca d'Água. Programa "Embaixadores da Água". Org.: "Águas do Porto" e "Pavilhão da Água. Porto, 21 junho 2014.

- “Bananas e Caixinhas”. Memórias da minha infância. "Festa do Livro" em Matosinhos. Matosinhos, 16 junho 2014.

"O Bom Jesus e as Lendas de Matosinhos". “Festa do Livro de Matosinhos”/ Festas de Matosinhos, 7 de junho 2014.

- Apresentação do livro " D. Frei João de S. José Queirós. Vida e tribulações do erudito bispo do Pará, na época pombalina", da autoria de D. Carlos Azevedo. Matosinhos Igreja Paroquial de Matosinhos, 30 maio 2014.

Apresentação do romance “Horizonte e Mar” de Paula Rodrigues. Matosinhos, Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 29 maio 2014.

Apresentação da edição em italiano de "O Porto de Nasoni". Matosinhos, Restaurante de Antonio Mezzero, 29 de Maio de 2014.

O Património de Matosinhos e o Turismo. Open day Cet Turismo Isla. Gaia, ISLA, 27 de Maio 2014.

À conversa com Joel Cleto e Sérgio Jacques sobre as “Lendas do Porto” e ”O Porto de Nasoni”. Porto, Livraria UNICEPE, 21 de maio 2014.  

Moderação da mesa-redonda de apresentação do projeto "Geografia Cultural do Século XX português" Org. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Edifício Axa, 13 maio 2014.

Do Cerco do Porto ao Hospital Militar D. Pedro V. Sessão comemorativa do 152º aniversário do Hospital. Porto, Salão Nobre do Hospital Militar D. Pedro V, 23 abril 2014.

- Visita guiada e teatralizada ao Porto. Dia Nacional dos Centros Históricos Org.: Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, 29 março 2014.

- As Grandes Ideias Históricas do Porto. Tertúlia com Joel Cleto. Org.: Plataforma de Pensamento “Ideias à Moda do Porto”. Porto, Casa da Cultura de Paranhos, 28 março 2014.

Apresentação dos livros "Lendas do Porto". Org.: Fundação PT. Porto, Edifício PT, 26 março 2014.

Matosinhos e as conservas de peixe. Uma longa História. Org.: Associação de Matosinhos “Do Passado ao Futuro”. Leça da Palmeira, Restaurante Cais D’4, 21 de março 2014.

Apresentação do livro “Judeus Ilustres de Portugal” de Miriam Assor. Porto, Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, 10 março 2014.

Existiria Portugal sem Matosinhos?. Org.: Associação Matosinhos - Do Passado ao Futuro. Matosinhos, Hotel Porto Mar, 20 fevereiro 2014.

Nos 50 anos da paróquia do Padrão da Légua. Espaço Paroquial do Padrão da Légua, 24 de janeiro 2014.

Em cima dos livros de Joel Cleto. Sessão cultural do “Jornal Veris”. Porto, Ateneu Comercial do Porto. 10 de dezembro de 2013.

Apresentação do livro “Passeios no Porto – vol. 2” de César Santos Silva. Porto, Salão Nobre da Casa da Beira Alta, 8 de dezembro 2013.

A evolução do conceito de “deficiência” ao longo dos tempos. Ciclo de conferências da 15ª edição do “Juntos pel’Arte”. Matosinhos, Auditória da biblioteca Municipal Florbela Espanca. Org.: APPACDM e CMM, 29 de novembro 2013..

Evocação do 1º Dezembro de 1640. Escola Cooperativa de Vale de S. Cosme (Famalicão) - Didáxis. 29 novembro 2013. Org.: Grupo de História  da Didáxis

Leça da Palmeira, Lendas e História do Mar. CohaeMato, Leça da Palmeira. 8 de Novembro de 2013.

À Bolina. TEDx Matosinhos. Matosinhos, Cine-Teatro Constantino Nery, 4 outubro 2013.

A maior lenda é o Porto. Livraria Lello. 9 de setembro 2013. Org.: Bairro dos Livros

Apresentação do livro "Azulejos" de Rui de Freitas Lopes. Matosinhos, Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 26 de julho 2013.

Breve resenha histórica da presença judaica no Porto. Cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Comunidade Israelita do Porto. Porto, Sinagoga do Porto,11 julho 2013.

Apresentação do livro “Meter o medo no Bolso” de Manuela Espírito Santo. Matosinhos, Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. 10 de julho de 2013.

Porto special flash conferences: O que há de tão especial na história política do Porto? Universidade de Verão 2013 da “Europen Left”. Porto, Estádio do Dragão, 4 julho 2013. Org.: European Left

Os 500 anos da Senhora da Hora. Comemorações dos 80 anos da Junta de Freguesia da Senhora da Hora. Salão Nobre da JF Srª da Hora, 14 de junho de 2013.

- "Matosinhos e o Mar ". Ciclo de conferências "Mergulhar em Matosinhos, o Lugar do Mar" . Matosinhos, Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. 6 de junho 2013. Org.: Universidade Sénior Florbela Espanca.

O dia em que conheci Jesus Cristo. 2º Encontro de Escritores de Matosinhos. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 1 junho de 2013.

- "Conversa aberta - As histórias que a História conta", sobre os trabalhos arqueológicos desenvolvidos nas áreas de reabilitação urbana do Morro da Sé e do Eixo Mouzinho/Flores. 8ª "Festa na Baixa". Porto, Igreja dos Grilos. 25 de maio 2013. Org.: Porto Vivo – SRU. (com Andre Nascimento, Vitor Fonseca e Javier Larrazabal)

- Moderação da mesa “O Iberismo, a pretexto do romance "Jangada de pedra" de José Saramago”. LeV- Encontro de Literatura em Viagem. Matosinhos.25 de maio de 2013. (com Pilar del Rio, Jerónimo Pizarro, Valter Hugo Mãe e Alexandra Honrado).

O Cerco Do Porto, 180 Anos Depois. Sede da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto. 16 de maio de 2013.

Apresentação do livro “O Caminho Português de Santiago: uma visão artística e cultural” de Carlos Basto. Seminário “Barcelos no Caminho de Santiago – 2013”. Barcelos, Auditório da Câmara Municipal. 28 de abril. Org.: CM Barcelos.

Lendas do Cerco do Porto. Ciclo de Conferências “O Cerco do Porto 1832-33”. Arquivo Distrital do Porto. 24 de abril 2013.

Leça do Balio e sua relação com o Cerco do Porto e os 250 anos da Torre dos Clérigos. Estalagem da Via Norte. 23 de abril de 2013. Org.: Rotary Clube de Leça do Balio.

As Tascas do Porto. Porto, Jardins do Palácio de Cristal. 20 de abril de 2013. Org.: Urban Market (com Manuel Vitorino e Raul Simões Pinto)

Os Caminhos de Santiago. Gaia, Espaço Cultural Convento Corpus Christi. 19 de abril 2013. Org.: Associação Espaço Jacobeus

Turismo Religioso e Caminhos de Santiago. Leça da Palmeira, Hotel Tryp Exponor. 6 de Março de 2013. Org.: SKAL Porto 

O mutualismo e os 123 anos da Associação de Socorros Mútuos de S. Mamede de Infesta. Associação de Socorros Mútuos de S. Mamede de Infesta, 19 de janeiro de 2013.

- Conferências sobre Nasoni, a sua obra e os 250 anos da Torre dos Clérigos, a propósito da edição do livro “O Porto de Nasoni. Guia de Arquitetura e Património”:

- Libraria Couceiro, Santiago de Compostela, 28 de novembro 2013

- Sala dos Atos da Escola Superior Artística do Porto, 22 de novembro 2013

- Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, 21 de novembro 2013

- “Ar de Leça”, 16 novembro 2013

- “Serões da Bonjóia”, Quinta da Bonjóia, Porto. 14 de novembro 2013

- Instituto Superior de Línguas e Administração. Gaia. 4 de novembro 2013

- Auditório da Casa do Infante. Porto, 24 de outubro 2013. Org. : Câmara Municipal do Porto

- Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo, 3 de outubro 2013

- Quinta da Conceição, Leça da Palmeira. 11 de setembro 2013. Org. Câmara Mun. Matosinhos

- Auditório do “Letras na Avenida”, Avenida dos Aliados, Porto. 25 de julho de 2013.

- Conferências sobre as Lendas do Porto, a propósito dos dois volumes editados da obra “Lendas do Porto” :

- Feira do Livro de Gondomar, 11 setembro

- Auditório do edifício da EDP Boavista/ Porto. Org.: Clube do Pessoal da EDP. 26 junho 2013

- IV Feira do Livro de Leça da Palmeira, 1 de junho 2013

- Auditório da Casa do Infante/Arquivo Histórico Municipal do Porto. Org.: Câmara Municipal do Porto. 30 de maio de 2013.

- Clube Fenianos do Porto, 29 de maio de 2013.

- Feira do Livro de Marco de Canaveses, 26 de abril 2013.

- Auditório Infante D. Henrique, Leça da Palmeira. 23 de abril 2013. Org.: APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões)

Lendas do Cerco do Porto. Comemorações dos 180 anos do Cerco do Porto. Museu Militar do Porto, 6 de dezembro de 2012.

Apresentação do livro "O Diplomata" de Vasco Ricardo. Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 6 de dezembro de 2012.

Penedono nos 500 anos do seu foral manuelino. Penedono: Escola Secundária. Org. Câmara Municipal de Penedono, 27 novembro 2012.

Apresentação do livro "Júlio Galante. Trajecto de Vida e Reflexões Escritas". Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 23 novembro 2012.

A importância de Leça da Palmeira nos Caminhos de Santiago. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, 17 novembro 2012.

Apresentação do livro "Toponímia Feminina Portuense" de César Santos Silva. Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 7 novembro 2012.

Asprela. Trilhos da História. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Org.: Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP, 31 outubro 2012.

O Caminho de Santiago – lendas, sincretismo e património. "I Jornadas do Caminho de Santiago". Forum Cultural de Ermesinde. Org.: Grupo Terra Verde, 15 setembro 2012.

Leça do Balio. Sua importância no Caminho português para Santiago. Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio. 14 de setembro de 2012.

Da Idade do gelo à francesinha. Uma breve história da gastronomia portuense. Aula inaugural do ano lectivo de Gastrotecncia na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 12 de setembro de 2012.

O Cerco do Porto e as suas lendas. Serões da Bonjóia. Porto, Quinta da Bonjóia. 5 julho 2012.

Lendas de Valongo e do Grande Porto. Ciclo "Café com Letras". Forum Cultural de Ermesinde. Org.: Câmara Municipal de Valongo, 28 junho 2012.

A Imagem do Senhor de Matosinhos e sua relação com Nicodemos. Uma estratégia na "conversão" da comunidade judaica local? Ciclo de conferências "À conversa com a História". Matosinhos, Auditório do Centro Municipal Joaquim Neves dos Santos. Org.: Gabinete Municipal de arqueologia e História, 26 de junho de 2012.

S. Pedro de Rates nos Caminhos de Santiago. Junta de Freguesia de Rates. Org.: Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates, 7 de junho de 2012.

A arquitectura medieval no Mosteiro de Paço de Sousa. Mosteiro de Paços de Sousa. Org.: Escola EB 2,3 de paços de Sousa. 5 de junho de 2012.

- Porto em processo de mudança. Que futuro? Porto: Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, 30 de maio de 2012.

- Participação na mesa do debate "Leça e o Grande Porto" na abertura da III Feira do Livro de Leça da Palmeira. Org.: Junta de Freguesia, 26 de maio de 2012.

Apresentação do livro "A Trama da Estrela" de Vasco Ricardo. Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 25 maio de 2012.

- Turismo e Cultura. In "Seminário Turismo Cultural e Economia Solidária: que caminhos?". Barcelos, Convento de São Salvador de Vilar de Frades. Org.: Direção Regional Norte da Sec. Estado da Cultura. 18 de maio de 2012.

A importância da História Local: as lendas de Marco de Canaveses. Feira do Livro de Marco de Canaveses. 27 de abril de 2012.

O Porto e o Neorealismo: artes e letras. In "Comemorações do Centenário de Alves Redol". Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Org.: Câmara Municipal do Porto, 26 março 2012.

O Porto e o Infante. Comemorações do Dia do patrono do Agrupamento Escolar Infante D. Henrique. Porto: Escola Secundária Infante D. Henrique. 7 de março de 2012.

A gestão do Património Cultural na Museologia. 3ª sessão do ciclo "O Património Cultural e sua gestão". Porto, Arquivo Distrital do Porto, 9 de fevereiro de 2012.

Lendas de Gaia. Rotary Clube de Gaia Sul. Gaia: El Corte Ingles, 10 janeiro 2012.

Apresentação do livro "Arame Farpado. As peripécias de um soldado republicano" de Nuno Gomes Garcia. Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 30 novembro de 2011.

Porto Rebelde. Feira do Livro "O Porto e a sua História", Museu Militar do Porto, 29 novembro 2011.

Apresentação do livro "Sementes da Liberdade" de António Lopes Gué. Porto, Museu Militar do Porto. 22 novembro 2011.

No Centenário de Fernando Pinto de Oliveira. Sessão jantar dos fundadores. Lions Clube de Matosinhos. 18 novembro 2011.

Patrimónios da Senhora da Hora. Rotary Clube da Senhora da Hora, data 2011

O Cerco do Porto. Aula inaugural do novo ano letivo. Universidade Douro Senior, data 2011

- O edifício da Reitoria da Universidade do Porto. Das origens lendárias à actualidade.

"Homenagem ao Professor Gomes Teixeira no Centenário da Universidade do Porto". Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, 1 outubro 2011.

-As lendas - uma perspetiva intercultural. O caso das lendas marítimas. V Ciclo de Conferências do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP). Biblioteca do ISCAP, S. Mamede de Infesta, 28 outubro 2011.

O Porto Histórico e o Porto Lendário. Porto, "No Feminino com…", 12 outubro 2011. Org. "No Feminino com" e "Poetria".

A Carta de Foral de Leça do Balio. Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio, 30 setembro 2011.

Os Caminhos de Santiago no concelho da Póvoa de Varzim. "Comemorações do Dia Mundial do Turismo", Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, 26 setembro 2011. Org. Câmara Municipal Póvoa de Varzim.

-As origens lendárias de Paranhos. Jornadas Europeias do Património. Porto, Auditório Horácio Marçal. Org. Junta de Freguesia de Paranhos. 23 setembro 2011.

A Rota de Santiago e Matosinhos no Caminho das Estrelas. Ciclo de sessões do programa "Ciência Viva", Leça da Palmeira, Museu da Quinta de Santiago, 5 setembro 2011.

-Lendas marítimas. Uma outra dimensão na conservação do Mar e da Memória. Ciclo "Café Ciência" do CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos. Edifício do CMIA, Praia do Titan, Matosinhos, 20 de julho 2011.

-Gaia e suas lendas. Ciclo "Conversas sobre Gaia" (org. Associação Verdegaia). Gaia, Convento Corpus Christi, 9 julho 2011.

-Património histórico e cultural de Matosinhos. Palestra para formandos adultos dos cursos EFA. Auditório da Escola Sec. João Gonçalves Zarco, Matosinhos, 22 junho 2011

-O Batalhão Académico e outros estudantes de Coimbra no Cerco do Porto. Jantar-debate da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Coimbra no Porto. Porto, Restaurante Casa Agrícola, 17 junho 2011.

-A importância do Património. Biblioteca do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. 7 junho 2011.

-Da viagem de Pêro Vaz de Caminha às viagens para a "Pêro Vaz". Memórias de um antigo aluno. Comemorações do 40º aniversário da Escola Preparatória Pero Vaz de Caminha (Porto). 27 maio 2011.

-As Sete Maravilhas de Matosinhos. Estabelecimento Prisional de Custóias. 26 maio de 2011.

- O Senhor de Matosinhos. Biblioteca da Escola Secundária da Boa Nova. Leça da Palmeira. 25 maio 2011.

-Lendas e mistérios de Leça. II Feira do Livro de Leça da Palmeira, 22 de maio 2011.

- A Senhora da Hora e o 25 de Abril de 1974. Sessão solene da Assembleia de Freguesia da Senhora da Hora. Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora, 25 de Abril de 2011.

-O edifício da "Real Vinícola em Matosinhos. História e importância patrimonial. Curso de Arquitetura da Escola Superior de Arte e Design, Senhora da Hora, 22 de fevereiro 2011.

-Porto de Partida: o "Lendas do Porto". III Série de debates da Comunidade de Leitores da Almedina (org. Miguel Carvalho). Gaia, Livraria Almedina no Arrábida Shopping. 29 janeiro 2011.

Lendas do Porto. Universidade Douro Sénior do Porto. 17 janeiro 2011.

-O Cerco do Porto. Roteiro para uma visita guiada. Livraria FNAC de Santa Catarina, Porto, 28 novembro 2010 (com Sérgio Veludo

-Uma conversa sobre a História de Matosinhos. Comemorações dos 78 anos do "Lar de Sant’Ana", Matosinhos, 16 novembro 2011

O Cerco do Porto.  Sessão/jantar do 35º aniversário da Associação Portuguesa de Peritos Contabilistas. Grande Hotel do Porto, 30 de outubro 2010.

-Matosinhos e a implantação da República. Biblioteca do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. 19 outubro 2010

-Matosinhos e a República. Auditório da Escola Secundária do Padrão da Légua, Custóias, 14 outubro 2010.

-O Cerco do Porto na toponímia portuense. Lançamento do livro "O Cerco do Porto em 1832 para 1833 – por um portuense". Sala do Fundo Antigo, Reitoria da Universidade do Porto, 28 setembro 2010. 

A influência dos ideais republicanos no associativismo em Ramalde. "Comemorações em Ramalde do Centenário da República. 1910-2010". Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ramalde, 2 julho 2010.

-Vila de Guifões – um ano. Breve evocação histórica. Sessão solene da Assembleia de Freguesia de Guifões. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões.12 junho2010.

A Imagem e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Sessão/visita na igreja de Matosinhos. Org. Centro nacional de Cultura. 5 junho 2010.

Apresentação do livro "Viver em Matosinhos. 1850-1910" de António de J. Gomes. Sessão de lançamento. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 26 maio 2010.

-História da saúde em Matosinhos. Ciclo de tertúlias incluídas nas Comemorações dos 10 anos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos, 22 abril 2010.

-Do lugar do Rodão à refinaria da GALP. A história de um lugar. Auditório da Esc. Sec. Gonçalves Zarco, Matosinhos, 15 abril 2010.

-História e Património de Ramalde. Auditório da Junta de Freguesia de Ramalde, Porto. 8 abril 2010.

-As ofertas culturais e o Património de Matosinhos. Palestra para formandos adultos do Programa "Novas Oportunidades". Escola Básica 2, 3 de Perafita, 30 setembro 2009

-História e Património da Senhora da Hora. Sessão Solene da elevação da Senhora da Hora a cidade. Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, 26 junho 2009

-Apresentação do livro "À Descoberta de S. Mamede de Infesta" de António Durval. Sessão de lançamento. Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, 12 junho 2009.

-Apresentação do livro "Historial dos Arruamentos da Vila de Lavra" de Boaventura Silveira. Sessão de lançamento. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Lavra. 8 dezembro 2008.

-Os Santos Populares. Domus Municipalis, Bragança (org. Rotary de Bragança), 28 de junho de 2008.

-Apresentação do livro "Memórias da Indústria Conserveira. Matosinhos, Leça da Palmeira e Perafita. 1899-2007" de Josué Tato. Sessão de lançamento. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 14 maio 2008.

-Matosinhos e Leixões nos Caminhos de Santiago. Recepção ao Raid Internacional "Rota Marítima do Caminho de Santiago". Leça da Palmeira, Auditório do Porto de Leixões, 20 julho 2007.

A História e o Património de Matosinhos e do Grande Porto. Sessão da Universidade de Verão dos Intérpretes do Parlamento Europeu. Biblioteca Florbela Espanca, Matosinhos, junho 2007. Org: Unité Programation Interpretatión - Cabine Portugaise do Parlamento Europeu.

- O Sal do esquecimento - Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça.

Ciclo de Conferências "Novos Estudos Matosinhenses". Matosinhos, Auditório Biblioteca Municipal, 29 março 2007. (com Patrícia Costa) Org. Câmara Municipal de Matosinhos

-Apresentação do livro "A colecção de ex-votos da Misericórdia de Matosinhos" de Manuel T. Rodrigues de Sousa. Sessão de lançamento. Salão Nobre da Misericórdia de Matosinhos. 11 fevereiro 2006.

Património(s) do Grande Porto. "Hora Aberta" da Comissão Externa de Avaliação do Ensino Superior Politécnico. Porto, Auditório da Escola Superior de Educação. 3 junho 2005.

-Apresentação do livro "Matosinhos de Ontem, Hoje e Amanhã" de Domingos Galante. Sessão de lançamento. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 17 maio 2005.

-A Igreja e devoção do Bom Jesus de Matosinhos. Sessão de estudo da PAM – Professores Associados da Maia. 24 de novembro de 2001.

-Leça da Palmeira no final do século XIX. Comemorações do Centenário da Morte de António Nobre. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, 2000.

-A Banda de Ramalde e as origens do associativismo operário no Porto. Sessão Comemorativa do Centenário da Banda de Ramalde. Salão Nobre da Cooperativa de Ramalde, 1997.

-No centenário de "A Benéfica dos Empregados do Comércio do Porto. Associação de Socorros Mútuos". Salão Nobre de "A Benéfica", Porto. 1997.

-No 125º aniversário de "A Restauradora Avintense. Associação de Socorros Mútuos. Salão Nobre da "Restauradora Avintense". Avintes, V. N. de Gaia. 1996.

-História do Associativismo de S. Mamede de Infesta. Quinzena Cultural da Vila de S. Mamede de Infesta. Salão Nobre da Junta de Freguesia. 29 julho 1995.

- As origens da Liga das Associações Mutualistas do Distrito do Porto. Comemorações do 90º aniversário da Liga das Associações Mutualistas do Distrito do Porto. Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários do Porto, 1995.

-Matosinhos - Visão da Ocupação Pré-histórica ao séc. XVIII, "Ciclo de palestras do Clube UNESCO do Porto". Porto, 8 outubro 1993, org: Clube UNESCO - Porto

História e Património de Custóias. Escolas C+S de Santiago de Custóias. 1993.

- História e Património de Lavra. Sessão comemorativa do Cinquentenário da Festa de Nª Srª de Fátima. Salão Paroquial de Lavra. Agosto 1992.

 

8 – VISITAS GUIADAS

8.1 – VISITAS PROTOCOLARES E ESPECIAIS

- O Castelo de Santa Maria da Feira. Visita guiada ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Comemorações dos 110 anos da Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira. Org. Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira, 6 dezembro 2019.

- Visita guiada para a Secretária de Estado do Turismo e outras individualidades oficiais na reabertura do Palácio da Bolsa, Torre dos Clérigos e Museu da Misericórdia após os 80 dias do confinamento covid19. Org. Associação Comercial do Porto, Misericórdia do Porto e Irmandade dos Clérigos, 30 maio 2020.

 

8.2 – CICLOS DE VISITAS ANUAIS

2009-2020 - assegura no "Centro de Formação de Professores de Matosinhos" o ateliê "Romper os sapatos" dedicado a visitas guiadas ao Património do Grande Porto. (entre 1998 e 2001 desenvolvera já, em colaboração com o Arquitecto Pedro Velásquez, o ateliê “Vamos Romper os Sapatos”);

-2020-2015 – Porto Revisitado. Org.: Delegação Norte da Ordem dos Médicos

­-2020-2015 - Visitas teatralizadas do Mordomo Baptista ao Museu da Quinta de Santiago. Org.: Museu da Quinta de Santiago/Câmara Municipal de Matosinhos

- 2020-2015 - Rota do Dragão. Visitas no Museu e na Cidade. Org.: Museu do FC Porto.

- 2020-2016 - “Visitas d’Autor. Visitas temáticas com História” . Org.: Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

- 2020-2019 - “Visitas Históricas e Patrimoniais no Porto”. Org.: TACITUS.

- 2020-2019- Ciclo de visitas no Grande Porto. Organiz.: Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos.

- 2019-2015 – Passeios com História no Grande Porto. Org.: Associação Mutualista Montepio Geral

- 2019-2015 – MOONtosinhos. Visitas aos mistérios, lendas e histórias do concelho em noites de lua cheia. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos

- 2019-2017 – Porto e História. Org.: Conselho Regional do Porto  da Ordem dos Advogados .

- 2019 - Matosinhos e a Saúde, nos 20 anos da Unidade Local de Saúde. Org.: Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

- 2017-2013 - Visitas Guiadas pela História. Pequenos (per)cursos no Grande Porto. Org.: Reitoria da Universidade do Porto.

- 2015-2014 - "À volta do Porto". Org.: Agrupamento dos Centros de Saúde do Porto Ocidental

 

8.3 – VISITAS TEMÁTICAS

- No Bicentenário do “24 de agosto” de 1820. Um percurso pelos lugares e memórias da Revolução Liberal, “Visitas Históricas e Patrimoniais online". org.: Tacitus ,28 de fevereiro 2021.

- No Dia dos Namorados: um casamento real às portas do Porto, “Visitas Históricas e Patrimoniais online". org.: Tacitus ,14 de fevereiro 2021.

-  Os 210 anos do nascimento do Barão Forrester  e o Cemitério dos Ingleses. XIV Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. Org.: Câmara Municipal do Porto, 23 maio 2019.

- Do Porto a Ílhavo nas redes do bacalhau. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org. Tacitus, 9 março 2019.

- Memórias das Pestes no Porto. “Visitas Históricas e Patrimoniais online". org.: Tacitus ,31 de janeiro 2021.

- Visita virtual à Praia de Matosinhos e sua relação com os Caminhos de Santiago. Dia Mundial do Turismo. Org. Câmara Municipal de Matosinhos, 27 setembro 2020.

- Caminhada guiada pelos Caminhos de Santiago no concelho de Caminha. Org. Câmara Municipal de Caminha, 25 julho 2020.

- Um percurso de (cumpli)cidade com Bresson. Org.: Exposição de Cartier Bresson na Alfândega do Porto, 25 janeiro 2020.

-Visita pelas fontes e fontanários do Jardim da Água. Org.: Águas do Porto, 12 janeiro 2020

- Visita cultural ao Porto. Grupo dos Amigos do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, 26 outubro 2019.

A Cidade e as Serras. Do Porto a Tormes de comboio com Eça de Queiroz. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus/ Ordem dos Médicos, 5 outubro 2019.

Pela Foz Velha, de S. Miguel a Camões. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus, 6 outubro 2019.

Enigmas de Viseu. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus/ Associação Mutualista Montepio Geral, 29 setembro 2019

- O Parque do Covelo. “Ângulos improváveis – outros olhares sobre os parques e jardins do Porto”. Org.: Câmara Municipal do Porto, 22 setembro 2019.

- Lendas do Palácio de Cristal. Visita guiada. “Feira do Livro do Porto – 2019”, 22 setembro 2019.

O Caminho do Ouro. Pela Geira rumo a Las Medulas. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus/ Ordem dos Médicos, 14 e 15 setembro e 12 e 13 outubro 2019.

- Um cemitério nos Caminhos de Santiago. IV Ciclo de visitas ao Cemitério da Lapa. Org.: Irmandade da Lapa. Porto, 8 setembro 2019.

- Brito Capelo: Memória(s) de uma rua. Visita guiada à exposição. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos, 22 junho 2019.

O Caminho dos Monges Brancos. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus/ Ordem dos Médicos,  2019.

Guimarães. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus., 16 junho 2019.

- Visita Guiada ao Mosteiro de Leça do Balio. Comemorações dos 500 anos do Foral de Leça do Balio. Org.: Junta de Freguesia de Leça do Balio, 9 junho 2019.

O Porto Extra-muros. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org.: Tacitus. 26 maio 2019.

- Os 210 anos do nascimento do Barão Forrester e o Cemitério dos Ingleses. XIV Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. Org.: Câmara Municipal do Porto, 23 maio 2019.

- Do Porto a Ílhavo nas redes do bacalhau. “Visitas Históricas e Patrimoniais”. Org. Tacitus, 9 março 2019.

- Visita, na inauguração da Praça Guilherme Pinto, ao Memorial ás operárias e operários da indústria conserveira. Matosinhos, 26 janeiro 2019.

- Visita guiada aos parceiros institucionais. 1º aniversário do Núcleo Museológico da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos. Porto, 24 janeiro 2019.

- Visitas integradas no “Open House” 2016 (Quinta da Conceição, Leça da Palmeira); 2017(Paço Episcopal e Igreja dos Grilos, Porto),

-  ciclo de visitas 2015 e 2016 pelos jardins do Palácio de Cristal, Comemorações dos 150 anos do Palácio de Cristal. Org.: Câmara Municipal do Porto.

 

9 – PUBLICAÇÕES

9.1 – PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS CIENTÍFICOS E EDITORIAIS

- pertence ao Conselho Editorial da revista “História. Jornal de Notícias” desde a sua fundação em 2015.

- colaborador regular da revista “O Tripeiro” desde 2008.

- membro, entre 1985 e 1997, do Corpo Redactorial da revista “Arqueologia” editada pelo Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

 

9.2 - TESES

A necrópole megalítica da Serra do Castelo (Baião): contributos para o seu estudo e contextualização na pré-história recente do norte de Portugal. Porto: [Edição do Autor], 1993, 214 p., XXII est.: il.; 30 cm.- Dissertação de Mestrado em Arqueologia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

 

9.3 – LIVROS (AUTOR)

- Lendas de Natal. Edição especial. Porto: Bookcover, 2020. (fotografia de Sérgio Jacques) ISBN 978-989-8898-71-5. 64 págs.

- Matosinhos e a Saúde - uma breve História. Comemorações dos 20 anos da primeira Unidade Local de Saúde do país. Matosinhos: Unidade Local de Saúde de Matosinhos, 2020. (Fotografia: Luís Ferreira; Design: João Machado). ISBN 978-989-33-1210-0. 92 págs.

- Titan. O Renascer. Catálogo da exposição itinerante. Matosinhos: Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, 2020.

- Lendas de Natal. Porto: Bookcover, 2019. (fotografia de Sérgio Jacques) ISBN 978-989-8898-29-6. 64 págs.

- Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. 3ª edição, revista, actualizada e com nota introdutória de Siza Vieira. Matosinhos: Câmara Municipal, 2019. (design Nuno Leal). ISBN 978-972-9143-84-7. 230 págs.

- Estevão e a Arquitectura da Luz. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2019. (livro infantojuvenil)

- Os Piratas nas Festas de Matosinhos. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2019. (livro infantojuvenil)

- Lendas do Porto V. Porto: BookCover, 2018 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-8898-01-2. 160 págs.

- Mosteiro de Leça do Balio: o Santo Homem Bem Cheiroso. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2018. (livro infantojuvenil)

- O Forte de Leça da Palmeira. Um castelo de rosas contra piratas. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2018. (livro infantojuvenil)

Mosteiro de Leça do Balio: a história de um famoso casamento. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2017. (livro infantojuvenil)

18 de julho de 1384: O Dia em que os Piratas de Matosinhos salvaram Portugal. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2017. (livro infantojuvenil)

A Praia do Matizadinho. A lenda da origem de Matosinhos. Matosinhos: Cryseia/Câmara Municipal, 2017. (livro infantojuvenil)

- Lendas do Porto IV. Vila do Conde: Verso da História, 2016 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-8016-54-6. 160 págs.

Myths of Porto. Vila do Conde: Verso da História, 2014 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-554-976-4. 120 págs.

- Lendas do Porto III. Vila do Conde: Verso da História, 2014 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-8657-83-1. 168 págs.

O Porto de Nasoni. Porto: Esencia del Lugar, 2013. (publicado também em inglês, castelhano e italiano)

Lendas do Porto II. Matosinhos: Quidnovi, 2012 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-628-216-5. 1xx págs.

Lendas do Porto. Porto: Quidnovi, 2010 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-628-216-5. 152 págs. (2ª edição Dezº 2010; 3ª edição 2012; 4ª edição Dez 2013; 5ª edição Out 2015))

Porto de Leixões. Registos fotográficos da construção da Doca nº1. Matosinhos: Câmara Municipal, 2008. (com Margarida Mota)

Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. 2ª edição. Revista e ampliada, com síntese em inglês e suporte multimédia. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2007. 172 p. ISBN 972-9143-45-8.

Museu da Quinta de Santiago. Livro-guia. Matosinhos: Câmara Municipal, 2006. (com Luís Soares)

-Da Villa Custoyas à Vila de Custóias. Livro integrado no projecto artístico "Viagem no Tempo" de Rosina Cadima. Matosinhos. Junta de Freguesia de Custóias, 2005.

-A Igreja do Senhor de Matosinhos. Agenda da Câmara Municipal. Matosinhos: Câmara Municipal, 2005.

-Marco. Matosinhos Terra e Mar. Matosinhos: Câmara Municipal, 2001

- Leixões. Pequena História de um Grande Porto. Porto de Leixões. Fotografias de Domingos Alvão e Emílio Biel. Leça da Palmeira: Administração dos Portos do Douro e Leixões, 1998.

- Leixões. Small History of a Big Harbour. Port of Leixões. Leça da Palmeira: Administração dos Portos do Douro e Leixões, 1998. (edição em inglês do livro indicado anteriormente).

-Histórias de Matosinhos. 10 litografias de José Emídio. Matosinhos: Câmara Municipal, 1996.

-Guia de Leça do Balio. (Col. "Guias das Freguesias de Matosinhos"). Porto: Mediana, 1996. ISBN 972-8384-01-7. 54 págs.

Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. Matosinhos: Câmara Municipal e Comissão de Festas, 1995. ISBN 972-9143-19-6. 120 págs.

-Mirar Lavra. Casas com mirantes. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos e Assoc. Trabalho Social e Voluntário de Lavra, 1994. ISBN 972-9143-17-X. 47 págs. (com Manuel Maia e Manuel Sá).

 

9.4 – CAPÍTULOS DE LIVROS

- Leça do Balio e Lionesa nas encruzilhadas da História e da Modernidade. A Fábrica. Leça do Balio: Lionesa, 2020 (fotografia de Luís Ferreira Alves; design João Machado). ISBN 978-989-33-0262-0. p.321-351.

- “Vinícola”: Do desértico areal do Prado à Casa da Arquitetura.In Guilherme Machado VAZ, Real Vinícola. Uma reconversão. Matosinhos: Câmara Municipal e Casa da Arquitetura, 2018.(fotografia Luís Ferreira Alves) ISBN 978-989-54096-2-4.

- A água na base da afirmação do Porto como cidade.  Dez. Catálogo da exposição. Porto: Águas do Porto, 2016. ISBN978-989-20-7079-7.

- Das Origens. Porto Saúde. Momento e Movimento. Lisboa Serviço Nacional de Saúde e Fundação para a Saúde, 2016. ISBN 978-989-20-6471-0. p.82-89

- Caminho de Santiago. Através do sagrado e do profano rumo a CompostelaIn José Eduardo FRANCO (dir.), Lugares Sagrados de Portugal. Vol. I (Espaços de Proteção e Harmonia). Maia: Circulo de Leitores, 2016. ISBN 978-972-42-5098-4. p. 82-87.

- (diversos textos in) 15 Tesouros de Matosinhos. 500 Anos do Foral (1514-2014). Catálogo da Exposição. Matosinhos: Câmara Municipal, 2014. ISBN 978-972-9143-76-2.

- Água e Memória. Catálogo exposição Pavilhão da Água, Porto, 2012.

- 100 mares. 100 marés. Quatro exposições. Evocação do Centenário de Augusto Gomes.100 marés. Comemoração do Centenário do Nascimento de Augusto Gomes. Matosinhos: Câmara Municipal, 2010. pp.40-51. (com Bárbara Araújo e Cláudia Almeida)

- Os titãs. In Titan. Ilustration Design International Competition. Matosinhos: ESAD, APDL e Câmara Municipal, 2010 (em português e inglês).

- Massacre em Arrifana, Feira – Mortos de repente pelos franceses. In Roberto CARLOS (coord.), Arrifana e as Invasões Francesas. Colectânea de Textos. Arrifana: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Junta de Freguesia de Arrifana, 2009. p.188-194. (com Suzana Faro)

- Museu da Quinta de Santiago. O mesmo museu. Novos desafios. Novas colecções. In Joel CLETO e Clarisse CASTRO (coord.), Urbevoluções. Telas de Matosinhos, sécs. XIX-XX. Catálogo.  Matosinhos: Câmara Municipal, 2009.

-O sal do esquecimento. Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. In A articulação do sal português aos circuitos mundiais. Antigos e novos consumos. Actas do II Seminário Internacional sobre o Sal Português. (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria - Outubro 2006). Porto: Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2008. p. 65-78. (com Patrícia Costa)

- Nicodemos e o Senhor de Matosinhos – emergências de um mito europeu? In V. O. JORGE & J. M. C. MACEDO (Orgs.), Crenças, Religiões e Poderes. Dos Indivíduos às Sociabilidades. Porto: Afrontamento, 2008. (col. "Biblioteca das Ciências Sociais/Antropologia; 13), p. 385-392. ISBN 978-972-36-0947-9

- Tesouros de Prata. A Colecção da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos. In Tesouros de Prata. Espólio da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Matosinhos: Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia, 2007. p.20-31. (com Luís Soares e Bárbara Araújo)

- O Barco de Pedra. Um mistério da estrada de… Santa Cruz do Bispo. In … donde vem essa voz, oh mar amigo?,Matosinhos: Junta de Freguesia, 2007.

- Descer do pedestal: a importância da comunidade na dinamização dos museus. O exemplo de Matosinhos e da sua Rede de Museus. In Livro de Actas da Conferência Museus e Sociedade, Museu Municipal de Caminha, 2006. Caminha: Câmara Municipal, 2007. p. 61-74. (com Cláudia Almeida e Luís Soares)

- Ponte Móvel. Uma Memória. In Sérgio JACQUES, J. CLETO, N. SOUSA, M. SERÉN, Engrenagens. Memórias de uma Ponte. Matosinhos: Câmara Municipal, 2006.

- Nicodemos, a lenda do Senhor de Matosinhos e Guilherme Thedim. Imagens sacras e seus artífices em Matosinhos. In Mestre Guilherme Ferreira Thedim (1900-1985). Uma oficina de escultura religiosa em Matosinhos. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2004.p. 43-67. ISBN 972-9143-36-6

- Da medieva comunidade original às comunidades virtuais da actualidade: investigação e devoção transatlântica ao Senhor de Matosinhos. In Isabel LAGO, Uma Rota de Fé. A devoção ao Bom Jesus de Matosinhos no Brasil. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2003.p. 16-19.

- A Rota do Património Industrial do Vale do Ave: caracterização e breves considerações. Património e Indústria no Vale do Ave. Um Passado com Futuro. Famalicão: Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, 2002. p.148-153. (com Suzana Faro)

- Arqueologia: a última palavra. Porto Património Mundial. CRUARB 25 anos de reabilitação urbana. Porto: Câmara Municipal, 2001. p.232-239 (traduzido para inglês e francês)

Centro de Ciências e Tecnologias do Mar de Matosinhos. Programa base. Porto: Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto,1996. policopiado, 130 págs. (de diversos autores sob a coordenação do Prof. Doutor João Coimbra).

- Entre uma vaga e outra… Conto de inspiração histórica e patrimonial. Jogos Florais de Matosinhos 1992. Edição dos trabalhos premiados. Matosinhos: Comissão de Festas e Serviços de Turismo de Matosinhos, 1992. 151 p.

- Síntese do estudo histórico da ocupação humana. Matosinhos. Novo Horizonte de Qualidade. Plano Director Municipal. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos, 1992. p.19-25. 

 

9.5 – PREFÁCIOS, POSFÁCIOS E INTRODUÇÕES

- Prólogo: onde se faz História. 100 Anos/ Years Pinhais. Matosinhos: Pinhais & Cia, 2020. ISBN 978-989—33-1079-3. p.6-7.

- Prefácio “… Donde teve/ Origem (como é fama) o nome eterno/ de Portugal…” .  In Manuel de SOUSA, Porto d' Honra, Lisboa: Esfera dos Livros. 2017. ISBN 978-989-626-796-4. p. 10-11.

- Prefácio. In Raquel PATRIARCA & Sérgio JACQUES, Porto. Roteiro Histórico, Vila do Conde: Verso da História, 2016.  ISBN: 9789898016362.

-Introdução: Caminho(s) de Santiago – Património da Humanidade. Guias do Caminho de Santiago, nº1. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 29 de maio de 2016)

- Introdução: Porto – um ponto especial e um porto privilegiado no Caminho de Santiago. Guias do Caminho de Santiago, nº2. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 3 de junho de 2016)

- Introdução: Não há um caminho. Há o Caminho. Guias do Caminho de Santiago, nº3. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 4 de junho de 2016)

- Introdução: Um Caminho (também) do mar. Guias do Caminho de Santiago, nº4. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 10 de junho de 2016)

- Introdução: O Caminho primordial. Guias do Caminho de Santiago, nº5. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 11 de junho de 2016)

- Introdução: Quando o Caminho português se cruza com o francês. Guias do Caminho de Santiago, nº6. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 17 de junho de 2016)

- Introdução: Sobre a prata e a credencial do peregrino. Guias do Caminho de Santiago, nº7. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 18 de junho de 2016)

- Introdução: No interior da catedral. Guias do Caminho de Santiago, nº8. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 24 de junho de 2016)

- Introdução: Km 0 – Um mágico encontro entre a terra e o oceano. Guias do Caminho de Santiago, nº9. Porto: Jornal de Notícias, 2016. p. 5 (editado conjuntamente com o “Jornal de Notícias” de 25 de junho de 2016)

- Prefácio.  + Porto (textos de José Efe; óleos de Isabel Saraiva). Porto: Seda Publicações. 2016. ISBN 978-989-8735-33-1. p.5-7.

- Memórias (de)corridas para um prefácio. In Luís LOPES, Porto a Correr. 20 anos depois. Porto, Edição Run Porto, 2013.

- Quando um azulejo se transforma num acto de amor. Prefácio. In Rui de Freitas LOPES, Azulejos. Pessoas, coisas e acontecimentos de Leça da Palmeira – Matosinhos de outros tempos. Matosinhos: Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, 2013.

- Prefácio. In SILVA, César Santos, Toponímia feminina portuense. Xxxxxx, 2012

- A jeito de prefácio... In António Sá GUÉ, Fermento de Liberdade. Lema d'Origem, 2011. ISBN 978-989-8342-07-2. pp.7-10.

- Breves linhas a jeito de Prefácio. In António de J. GOMES, Viver em Matosinhos. 1850-1910. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2010. ISBN 978-972-9143-71-7. pp. 8-9.

- Prefácio. In Boaventura SILVEIRA, Historial dos Arruamentos da Vila de Lavra. Matosinhos. 2008. p. 19-22.

- Prefácio: Uma Viagem pelos Ex-votos da Misericórdia de Matosinhos. In M. T. Rodrigues de SOUSA, Oitocentos Anos de Devoção. A Colecção de Ex-votos da Misericórdia de Matosinhos. Matosinhos: Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos, 2005. p.14-23.

 

9.6 – LIVROS (COORD./ ORGANIZADOR/ DIREÇÃO)

O Rio da Memória. Arqueologia da Bacia do Leça, Matosinhos: Câmara Municipal, 2012 (coord.)

Actas do 4º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1999 (org.).

-Actas do 3º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998 (org.).

Actas do 2º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997 (org.)

Actas do 1º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996 (org.)

Nos 80 anos da vitória do Partido Republicano em Ramalde, Porto: Comissão de Jovens de Ramalde, 1988.(org. e introd.).

 

9.7 – ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS DE CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL

- O Castro de Guifões (Matosinhos): dos estudos de Martins Sarmento às investigações da actualidade. Revista de Guimarães. Vol. especial - Actas do Congresso de Proto-história Europeia (Guimarães, 1999). Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2000. Vol.2, p.467-479. (com José Manuel Varela)

- O Gabinete Municipal de Arqueologia e História de Matosinhos. Al-madam, II série, 9, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, 2000, p.141-142 (com José Manuel Varela)

- Castro de Guifões. Al-madam, II série, 9, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, 2000, p.142-144 (com José Manuel Varela)

- Largo do Colégio, 9-12 (Porto). Entre a muralha romana e a românica? Al-madam, II série, 9, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, 2000, p.133 e 135 (com José Manuel Varela)

- Escavação da Mamoa de Igrejinhas (Marco de Canaveses). Arqueologia, 17, Porto: GEAP, 1987. p.44-57. (com Suzana Faro); (publicado também em separata).

- A Escavação da Mamoa de Outeiro no contexto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto: SPAE, vol.28 (Actas do Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular), 1987. p.251-273. (com Suzana Faro e António Lourenço Carneiro); (publicado também em separata).

- Novas mamoas no concelho de Baião. , 15, Porto: GEAP, 1987. p.158-160 (com Lourenço Carneiro, Margarida Moreira e Suzana Faro).

- As mamoas de Furnas (Serra da Aboboreira). Arqueologia, 16, Porto: GEAP, 1987. p.19-39 (com Vítor Oliveira Jorge e Suzana Faro). (publicado também em separata)

- Escavação da mamoa 3 de Meninas do Crasto. Serra da Aboboreira (Baião). Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, vol. 26 (1-4), 1986. p. 75-93 (com Vítor Oliveira Jorge, Susana Oliveira Jorge e Suzana Faro).

 

9.8 – ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

-  O Caminho de Santiago a Sul do Douro. ”O Tripeiro”. 7ª série.  Vol. 40 (fasc. 2). Porto: Associação Comercial do Porto. Fevereiro 2021.

- A cidade do Porto e o Xacobeo 2021: Não há um Caminho de Santiago. Há o Caminho. ”O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 40 (fasc. 1). Porto: Associação Comercial do Porto. Janeiro 2021. p. 10-13.

- O Porto e os Caminhos de Santiago. ”O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 39 (fasc. 12). Porto: Associação Comercial do Porto. Dezembro 2020. p.

- Viseu continua a ser um enigma. História. Jornal de Notícias, nº28. Porto: Global Notícias, outubro 2020, p. 48-53

- Os 200 anos da revolução. ”O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 39 (fasc. 8). Porto: Associação Comercial do Porto. Agosto 2020.

- Ebora Cerealis – eis a nobre cidade. História. Jornal de Notícias, nº27. Porto: Global Notícias, agosto 2020, p.86-91.

- Histórias curiosas sobre a origem do Hospital Santo António. ”O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 39 (fasc. 7). Porto: Associação Comercial do Porto. Agosto 2020.

- Mais antigos que a Sé de Braga. História. Jornal de Notícias, nº26. Porto: Global Notícias, junho 2020, p. 52-57.

- O Porto das pestes, dos vírus. e do património. ”O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 39 (fasc. 4). Porto: Associação Comercial do Porto. Abril 2020.

- Pelos Caminhos Alentejanos de Santiago. História. Jornal de Notícias, nº23. Porto: Global Notícias, dezembro 2019, p.

- Na Rota dos Monges Brancos. História. Jornal de Notícias, nº21. Porto: Global Notícias, agosto 2019, p

- O Senhor de Matosinhos e os Cristos de Nicodemos – um mito europeu. História. Jornal de Notícias, nº20. Porto: Global Notícias, junho 2019, p.

- Brumadinho faz temer pelo Senhor de Matosinhos. História. Jornal de Notícias, nº18. Porto: Global Notícias, fevereiro 2019, p, 48-51.

- Avenida Brasil: Na génese de um amado vulto da literatura. ”O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 38 (fasc.1). Porto: Associação Comercial do Porto. janeiro 2019.

- Lendas do Porto: O espantoso milagre de Berengária. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 37 (fasc.11). Porto: Associação Comercial do Porto. novembro 2018.

- Lendas do Porto: Vinho do Porto, gelo e piratas. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 37 (fasc.10). Porto: Associação Comercial do Porto. outubro 2018.

- Roteiro pró Maneta. História. Jornal de Notícias, nº15. Porto: Global Notícias, agosto 2018, p. 76-79.

- Lendas do Porto: O Porto e o Dragão. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 37 (fasc.7). Porto: Associação Comercial do Porto. julho 2018.

- Nasoni – ou talvez não. História. Jornal de Notícias, nº14. Porto: Global Notícias, junho 2018, p. 48-51.

- Lendas do Porto: O mistério do edifício Palmeira. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 37 (fasc.5). Porto: Associação Comercial do Porto. maio 2018.

- Subir nas máquinas do Senhor Ponsard. História. Jornal de Notícias, nº13. Porto: Global Notícias, abril 2018, p. 54-57.

- Lendas do Porto: A morte do Lidador. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 37 (fasc.3). Porto: Associação Comercial do Porto. março 2018.

- Lendas do Porto: Uma escada para o céu. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 37 (fasc.2). Porto: Associação Comercial do Porto. fevereiro 2018.

- Portugal no Arco do Triunfo. História. Jornal de Notícias, nº11. Porto: Global Notícias, dezembro 2017, p. 50-53.

- Lendas do Porto: A igreja do Pai Natal. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 36 (fasc.12). Porto: Associação Comercial do Porto. Dezembro 2017.

- Lendas do Porto: A morte do Barão Forrester. “O Tripeiro”.7ª série.  Vol. 36 (fasc.11). Porto: Associação Comercial do Porto. Novembro 2017.

- Brandos costumes nos abrigos das Brandas História. Jornal de Notícias, nº10. Porto: Global Notícias. outubro 2017, p. 58-61.

- A arrastada de Fânzeres, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (9), Porto: Associação Comercial, 2017, ISSN 0041-3070. p. 282-284.

- A praia de “es… piño”, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (8), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070. p. 237-239.

- Aqui há rato! História. Jornal de Notícias, nº9. Porto: Global Notícias. agosto 2017, p.62-65.

- As arcas do ouro, da prata e… da peste, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (7), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070.

- Triumphantemente campeões do mundo, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (6), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070.

- A desafiante Cava de Viriato. História. Jornal de Notícias, nº8. Porto: Global Notícias. junho 2017, p. 48-51.

- O segredo do asilo para cegos, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (5), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070.

- A Rua das Balas ou das Valas? O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (3), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070.

- Descida ao Inferno nos arredores do Porto, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (2), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070.

- Eiffel em Portugal. História. Jornal de Notícias, nº6. Porto: Global Notícias. fevereiro 2017, p. 78-81.

- O presépio dos quatro reis magos, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXVI (1), Porto: Associação Comercial, 2017, p.. ISSN 0041-3070.

- A natividade e a maldição da mula, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (12), Porto: Associação Comercial, 2016, p376-378. ISSN 0041-3070.

- Contas à moda do Porto, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (11), Porto: Associação Comercial, 2016, p. 344-346. ISSN 0041-3070.

- Jorge Colaço: o “Senhor Azulejo”. História. Jornal de Notícias, nº5. Porto: Global Notícias. novembro 2016, p. 62-65.

- O fantasma da última freira do mosteiro de S. Bento, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (10), Porto: Associação Comercial, 2016, p.308-310. ISSN 0041-3070.

- Os Cristos de Nicodemos. Um mito de Matosinhos e da Europa. História. Jornal de Notícias, nº4. Porto: Global Notícias. agosto 2016 ,p.

- Gilreu, a ilha do Porto, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (8), Porto: Associação Comercial, 2016, p. 233-235. ISSN 0041-3070.

- O Senhor de Além, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (7), Porto: Associação Comercial, 2016, p.218-220. ISSN 0041-3070.

- O "verdadeiro" S. João do Porto, O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (6), Porto: Associação Comercial, 2016, p.165-167. ISSN 0041-3070.

- Catedrais. Marcas e marcos na História portuguesa. História. Jornal de Notícias, nº3. Porto: Global Notícias. maio 2016 ,p.

- O Pelourinho do Porto O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (5), Porto: Associação Comercial, 2016, p.150-152. ISSN 0041-3070.

- Um túnel sob o Douro. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (4), Porto: Associação Comercial, 2016, p.118-120. ISSN 0041-3070. 

- Senhora da Ajuda. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (3), Porto: Associação Comercial, 2016, p.84-86. ISSN 0041-3070. 

- Antas e menires. Monumentos para os mortos ou dos vivos? História. Jornal de Notícias, nº2. Porto: Global Notícias. fevereiro 2016 ,p.

 -A miraculosa viagem de Dona Mafalda. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (2), Porto: Associação Comercial, 2016, p.52-54. ISSN 0041-3070.

 - Lendas numa cidade líquida. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXV (1), Porto: Associação Comercial, 2016, p.20-22. ISSN 0041-3070. 

- Os castros. Memória nas brumas do noroeste. História. Jornal de Notícias, nº1. Porto: Global Notícias. novembro 2015 ,p.

- Nossa Senhora da Silva. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (11), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. .

- Trindade oculta. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (10), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- A torre do Menino de Ouro. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (9), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- O Porto, as tripas e... Lisboa. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (8), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- Tragédia em seis topónimos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (6), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- A igreja dos grilos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (5), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- Da tempestade nasceu a Lapa. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (3), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- A bicha das sete cabeças. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (2), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- Os polacos da Serra do Pilar. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIV (1), Porto: Associação Comercial, 2015, p. ISSN 0041-3070. 

- A casa do dragão. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (12), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070.

- A Capela do Ferro. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (11), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- A igreja do Conde e do descontentamento. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (10), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- Henrique, o Navegador predestinado. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (9), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- A Pedra Moura de Lavadores. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (8), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- A melhor sapataria de Cedofeita. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (7), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- A guerra dos bugios e mouriscos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (6), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- A tragédia de Montezelo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (5), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- Um almoço para o inimigo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (4), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- O crime e a capela. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (3), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- O milagre do frade misterioso. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (2), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

- O estranho caso do galeão imóvel. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXIII (1), Porto: Associação Comercial, 2014, p. ISSN 0041-3070. 

 

????????  (ver os artigos de “O Tripeiro” publicados em 2013 e 2012 no respectivo índice do volume encadernado, incluindo as páginas)

 

- Lendas do Porto: xxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (12), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (11), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (10), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (9), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (8), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (7), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (6), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (5), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (4), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (3), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: xxxxxxxxxxxx. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (2), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070. 

- Lendas do Porto: O Carvalho Santo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (1), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Conto… mil. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (12), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: efeitos do terramoto de 1755 no Porto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (11), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Vitória. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (10), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: a igreja de lavra. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (8), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Egas Moniz. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (7), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: árvore da forca. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (6), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A sepultura do Abade Moura. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (5), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A armada dos gascões. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (4), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Um povo sem memória. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (3), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: XXXXXXX. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (2), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: XXXXXXX. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (1), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Afinal como se chama a ponte? O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (12), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Há milagres no cais de Gaia. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (11), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Obituário: A. Magalhães Pinto (1940-2011). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (10), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Cedo... feita. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (10), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Uma Casa de Chá... feita de barcos!. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (9), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Santas Águas. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (8), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: O Senhor do Padrão. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (7), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: O santo padroeiro do Porto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (6), Porto: Associação Comercial, 2011, p. 182-184. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A Graça da primeira rainha. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (4), Porto: Associação Comercial, 2011, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Milagre em Campanhã. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (3), Porto: Associação Comercial, 2011, p.88-89. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Uma sereia no Cabedelo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXX (1), Porto: Associação Comercial, 2011, p.20-21. ISSN 0041-3070.

- A Casa (é) do Infante?. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (1), Porto: Associação Comercial, 2011, p.6-7. ISSN 0041-3070.

- Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto (3). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (12), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A Ilha do Frade. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (10), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto (2). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (9), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: O poder sobrenatural das mulheres de Leça. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (8), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A origem da Vieira de Santiago. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (7), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto (1). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (7), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Santo Antoninho do Telheiro. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (6), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Senhor de Matosinhos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (5), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Mouros, cristãos e… Rio Tinto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (4), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Um longo e belo vale. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (3), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A Praça da(s) Batalha(s) . O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (1), Porto: Associação Comercial, 2010, p.14-15. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Por este rio abaixo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (12), Porto: Associação Comercial, 2009, p.372-373. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: A Campa do Preto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (11), Porto: Associação Comercial, 2009, p.346-347. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Mira…Gaia. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (10), Porto: Associação Comercial, 2009, p. ISSN 0041-3070

- O Ténis e a origem aristocrática do Leixões. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (9), Porto: Associação Comercial, 2009, p.268-269. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Uma sangria desatada. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (6), Porto: Associação Comercial, 2009, p.180-181. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Pedro Sem. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (5), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 142-143. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Santo Homem Bem Cheiroso. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (4), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 104-105. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Altar da Sé e as Invasões Francesas. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (3), Porto: Associação Comercial, 2009, p.84-85. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Homem da Maça O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (2), Porto: Associação Comercial, 2009, p. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Zé do Telhado na Casa de Ramalde. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (1), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 10-11. ISSN 0041-3070

- Constantino Nery em Matosinhos: O regresso de um teatro centenário. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (1), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 7-8. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Mistério da Encarnação. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (12), Porto: Associação Comercial, 2008, p. 364-365. ISSN 0041-3070

- Há cem anos: Ramalde, freguesia republicana. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (11), Porto: Associação Comercial, 2008, p.326-327. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: As bengaladas de Camilo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (11), Porto: Associação Comercial, 2008, p.334-335.

- Lendas do Porto: D. Pedro na taberna dos quatro efes. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (9), Porto: Associação Comercial, 2008, p.

- A Libertação na toponímia. O Cerco do Porto acabou há 175 anos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (8), Porto: Associação Comercial, 2008, p.240-241.

- Lendas do Porto: O Senhor da Pedra. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (8), Porto: Associação Comercial, 2008, p.230-231.

- Lendas do Porto: A Origem dos Tripeiros. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (7), Porto: Associação Comercial, 2008, p.210-211.

- As pontes do estuário do Leça. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVI (12), Porto: Associação Comercial, 2007, p.365-367.

– De Mafalda a Giraldo: Notas para a datação da imagem do Bom Jesus de Matosinhos. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p 64-77.

– Em busca de um mito: as imagens de Nicodemus. Notícia de uma investigação. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p. 78-83. (com Isabel Lago Barbosa).

- Arqueologia Matosinhense. Notas histórico-bibliográficas. Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 1, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 1995/96, p.11-19.

- A Indústria de Conserva de Peixe no Portugal Romano. O caso de Angeiras (Lavra, Matosinhos). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 1, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 1995/96, p.23-45.

- Novos dados para a história da Igreja de Matosinhos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XIV (1-2), Porto: Associação Comercial, 1995, p.45-48.

- Matosinhos nos Caminhos de Santiago. O Tripeiro, 7ª série, vol. XIII (11), Porto: Associação Comercial, 1994, p.341-344.

- Apontamentos de Arqueologia Industrial. A industrialização têxtil em Ramalde - 1. O Tripeiro, 7ª série, vol.XII (3), Porto: Associação Comercial, 1993, p.86-89.(com Suzana Faro)

- As confrarias do concelho de Matosinhos. Inventário a partir da documentação existente no Arquivo Municipal. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol.XII (5), Porto, p.149-156 (com Maria José Oliveira)

- Matosinhos: Perspectivas arqueológicas sobre 10 mil anos de ocupação humana. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. XI (5), Porto,1992, p.152-158.

- Depois da Revolta. Fevereiro de 1891 em Matosinhos. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. X (2), Porto, 1991, p.48-55.

- Novos tanques romanos descobertos na Praia de Angeiras (Lavra). O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. X (5), Porto, 1991, p.161-165. (com Vítor Santos)

- A Arqueologia Industrial no contexto de uma Arqueologia Social. Breves notas de reflexão, Vértice, II série, nº40, Lisboa: Ed. Caminho, 1991, p.107-112.

- Rocha Peixoto. Breves notas biográficas e arqueológicas. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. IX (8), 1990, p.239-244.

- Para a História de Ramalde. O associativismo... O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. VII (4), 1988, p. 121-126.

- Outeiro da Ervilha - um forte miguelista no Cerco do Porto? Por uma análise arqueológica do monumento. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. VI (1-2), 1987, p.25-36.

- A Quinta do Rio em Ramalde. Breves notas a propósito da sua declaração como Imóvel de Interesse Público. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. V (3), 1986, p.72-74.

 

9.9 – COMUNICAÇÕES EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

- Breves notas sobre a memória de Leça da Palmeira. In Luís SOARES (org.) – Conferências de Leça da Palmeira 2007-09. Actas. Leça da Palmeira: Junta de Freguesia, 2009. p. 78-81. ISBN 978-989-96287-1-7

-The Forgetfulness salt. Salt-works and salt good’s trade in Leça’s estuary (abstract). In The articulation of Portuguese salt with worldwide routes – past and new consumption trends. Actas do II Seminário Internacional sobre o Sal Português. (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria - Outubro 2006). Porto: Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2008. p. 65-78. (com Patrícia Costa)

- O sal do esquecimento. Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. In A articulação do sal português aos circuitos mundiais – Antigos e novos consumos. Actas do II Seminário Internacional sobre o Sal Português. (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria - Outubro 2006). Porto: Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2008. p. 65-78. (com Patrícia Costa)

- Descer do pedestal: a importância da comunidade na dinamização dos museus. O exemplo de Matosinhos e da sua Rede de Museus. In Livro de Actas da Conferência Museus e Sociedade (Caminha – 2006). Caminha: Câmara Municipal, 2007. p. 61-74. (com Cláudia Almeida e Luís Soares)

– De Mafalda a Giraldo: Notas para a datação da imagem do Bom Jesus de Matosinhos. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p. 64-77.

– Em busca de um mito: as imagens de Nicodemus. Notícia de uma investigação. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p. 78-83. (com Isabel Lago Barbosa).

- Matosinhos, Brasil e o Bom Jesus. Do Restauro da Igreja à Reabilitação Urbana do Centro Histórico. Actas do VI Encontro de Municípios com Centro Histórico (Ouro Preto, Brasil – Outubro 1999). Santarém: ANMCH, 2001 p.43-44 (com José R. Narciso Miranda)

- O Castro de Guifões (Matosinhos): dos estudos de Martins Sarmento às investigações da actualidade. Revista de Guimarães. Vol. especial - Actas do Congresso de Proto-história Europeia (Guimarães, 1999). Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2000. Vol.2, p.467-479. (com José Manuel Varela)

- A Mamoa de Igrejinhas no contexto do megalitismo do concelho de Marco de Canaveses. Marco Histórico e Cultural. Actas de eventos marcoenses 1988-1998. Marco de Canaveses: Câmara Municipal, 1998, p.169-174.

- O desaparecimento do "Domingo da Louça" nas Festas da Senhora da Hora (Matosinhos), ou a Crónica de uma Morte Anunciada. Actas do 2º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p.16-21.

- Sobre a (in)existência de oleiros em Matosinhos (Resumo). Actas do 1º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p.109 (com Liliana Pereira e Alexandra Monteiro).

- O Douro - dois exemplos da sua influência numa freguesia não ribeirinha do Porto. Mea Villa, vol. II (Actas do 1º Congresso Internacional sobre o Rio Douro), Gaia: Biblioteca Publica Municipal de Gaia, 1988, p.119-128. (publicado também em separata).

- A Escavação da Mamoa de Outeiro no contexto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto: SPAE, vol.28 (Actas do Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular), 1987. p. 251-273. (com Suzana Faro e António Lourenço Carneiro); (publicado também em separata).

- Subsídios para um estudo da Indústria Têxtil no "Porto das Aldeias" (resumo). Livro das 1ªs Jornadas de Antropologia Cultural de Gaia. Gaia: Câmara Municipal, 1987, p.12-13.

 

9.10 – OUTRAS PUBLICAÇÕES

- Uma outra e terrível pandemia. Vida Económica, 24 abril 2020.

- O “Gaveto” e as Tripas à Moda do Porto (desdobrável). Matosinhos:Tacitus, 2019.  

- Por onde anda o Carlitos? Aventuras no Palácio da Justiça do Porto (desdobrável para crianças), Porto: Tribunal da Relação do Porto, 2019.

- A Arte do Palácio da Justiça do Porto. A Relação com a cidade (desdobrável), Porto: Tribunal da Relação do Porto, 2019.

- Um bom exemplo nos (des)caminhos da Europa. Vida Económica, maio 2019

- O Porto e a Airbnb. Vida Económica, novembro 2018.

- Matosinhos. 30 desafios entre a terra e o mar (desdobrável). Matosinhos: Câmara Municipal, 2018.  (editado também em espanhol, inglês e francês)

- Cidades, sedentariedade em trânsito e turismo. Vida Económica, 5 janeiro 2018.

- The History, Stupid. Vida Económica, nº 1691, 9 de junho de 2017.

- Porto.10 icons. The Fullcover, nº10. Porto: MDS Corretor de Seguros, abril 2017. ISSN 2183-6787. p.30-35. (editado também numa versão em inglês)

- Lugares de Memória: Praça da Liberdade, Porto. A Liberdade que cresceu para os Aliados. Jornal de Notícias, Porto. 21 de fevereiro 2016.

- Lugares de Memória: Praça da República, Braga. Como a Arcada dos Almocreves se converteu numa praça. Jornal de Notícias, Porto. 26 de fevereiro 2016

- Lugares de Memória: Praça da República, Viana do Castelo. Do Campo do Forno à “Sala de Visitas” da cidade. Jornal de Notícias, Porto. 27 de fevereiro 2016

- Lugares de Memória: Ponte Luís I, Porto. Obra-prima da engenharia do ferro. Jornal de Notícias, Porto. 4 de março 2016

- Lugares de Memória: Praça Luís de Camões, Vila Real. Na busca de uma cidade líquida. Jornal de Notícias, Porto. 5 de março 2016.

- Lugares de Memória: Largo do Toural, Guimarães. Da feira de bois a coração da cidade. Jornal de Notícias, Porto. 11 de março 2016.

- Lugares de Memória: Estação de S. Bento, Porto. Jornal de Notícias, Porto. 12 de março 2016.

- Lugares de Memória: Praça da Sé, Bragança. A praça e a catedral à sombra do castelo. Jornal de Notícias, Porto. 18 de março 2016.

- Lugares de Memória: Catedral e Museu Grão Vasco, Viseu. Uma sé de santos, humanistas e pintores. Jornal de Notícias, Porto. 19 de março 2016.

- Lugares de Memória: Palácio de Cristal, Porto. Um palácio de cristal transformado em betão. Jornal de Notícias, Porto. 25 de março 2016.

- Lugares de Memória: Farol da Barra Nova de Aveiro. O mais alto farol para uma nova barra. Jornal de Notícias, Porto. 26 de março 2016.

- Lugares de Memória: Cais de Gaia. Embarque de vinho. O embarque de um notável vinho d(e)ouro. Jornal de Notícias, Porto. 1 abril 2016.

143 – O papa, a mula, o boi e o presépio. Jornal Veris, dezembro 2012, nº41, Porto, pág. 3

142 – E porquê o Dragão? Dragões, nº308, Porto: Futebol Clube do Porto, 2012, pp.36-37.

141 – Nós, o Cerco e os outros. Jornal Veris, julho 2012, nº38, Porto, pág. 3

140 – Barros Basto: o Porto merecia a reabilitação. Jornal Veris, maio 2012, nº36, Porto, pág. 3

139 – E agora Europa? Revista VIVA! Porto, Março 2012, pag.130.

138 - Prefácio. in Arnaldo SILVA -Bailados Vadios. Matosinhos: QuidNovi, 2011. p.

137 - Joaquim de Vasconcelos: na génese da Arqueologia Portuguesa. Jornal "Artes entre as Letras", nº 12, Porto, 4 novembro 2009, p.10.

136 – Um cosmos de formas e melodias/ A cosmos of shapes and melodies. In Cosmolodias. Músicas gráficas. Música Mário Laginha. Design João Borges. Booklet.Matosinhos: Câmara Municipal, 2009.

135 - Soult, Napoleão e o Senhor de Matosinhos. Matosinhos Hoje, nº822. Matosinhos, 3 de Junho de 2009, p.40.

134 - Fragmentos de bordo. Colecções de objectos náuticos do concelho. Catálogo. Matosinhos: Câmara Municipal, 2008. 24 págs. (com Cláudia Almeida e Fernanda Guedes)

133 - Informação Histórica. In LARRAZABAL GALARZA, Javier – Sondagens Arqueológicas. Casa da Prelada – Ramalde, Porto. Vila Nova de Gaia: Empatia Arqueologia 2008. p. 4-11. Documento electrónico disponível in:  https://www.empatiaarqueologia.pt/documento/path/22/Relat_rio_escava__o_casa_prelada.pdf

132 - Património & Matosinhos (1): Os imóveis classificados. Matosinhos Hoje. Matosinhos, 5 de Março de 2003, p. 3.

131 - Património & Matosinhos (2): Ainda os imóveis classificados. Matosinhos Hoje. Matosinhos, 19 de Março de 2003, p. 5

130 - O Carvalhido ou Praça do Exército Libertador. A primeira noite de um novo Portugal. Jornal de Ramalde.3ª série, nº10. Porto, 24 de Janeiro 2002, p.2

129 - Rua do Carvalhido. Memória das matas. Jornal de Ramalde.3ª série, nº11. Porto, 8 de Fevereiro 2002, p.2

128 - Rua da Prelada. A povoação das Pirâmides. Jornal de Ramalde.3ª série, nº12. Porto, 22 de Fevereiro 2002, p.2

127- Ainda na Rua do Prelada. Jornal de Ramalde.3ª série, nº13. Porto, 8 de Março 2002, p.2

126 - Travessa da Prelada. O mistério da pedra. Jornal de Ramalde.3ª série, nº14. Porto, 22 de Março 2002, p.2

125 - Rua de Requesende (1). O caminho do rei. Jornal de Ramalde.3ª série, nº15. Porto, 12 de Abril 2002, p.2

124 - Rua de Requesende (2). A rua do Teatro. Jornal de Ramalde.3ª série, nº17. Porto, 10 de Maio 2002, p.2

123 - Travessa de Requesende. O lugar do moinho. Jornal de Ramalde.3ª série, nº18. Porto, 24 de Maio 2002, p.2

122 - Rua do Lugarinho. Bananas & caixinhas (memórias da minha rua). Jornal de Ramalde.3ª série, nº21. Porto, 5 de Julho 2002, p.2

121 - Rua do Monte de Ramalde. No tempo dos engarrafamentos. Jornal de Ramalde.3ª série, nº22. Porto, 26 de Julho 2002, p.2

120 - Rua Monte dos Burgos. Na praia... há 400 mil anos. Jornal de Ramalde.3ª série, nº25. Porto, 13 de Setembro 2002, p.2

119- Rua Monte dos Burgos (2). A rua do campismo. Jornal de Ramalde.3ª série, nº27. Porto, 15 de Outubro 2002, p.2

118 - Rua de Santa Luzia. Na génese do Jornal de Ramalde. Jornal de Ramalde.3ª série, nº29. Porto, 8 de Novembro, 2002 p.2

117 - Igreja de Santa Clara, Vila do Conde. As origens do presépio. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 7 de Janeiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

116 - Vila fortificada de Almeida. No Arco do Triunfo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 21 de Janeiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

115 - Monte Murado, Carvalhos. A mais velha aliança. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 11 de Fevereiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

114 - Serra da Peneda. Brandos abrigos. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 25 de Fevereiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

113 - Bento Carqueja e Oliveira de Azeméis. Nos primórdios do "Comércio do Porto". O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 18 de Março 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

112 - Aldeia fantasma em Figueira de Castelo Rodrigo. Quem tramou o Colmeal? O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 1 de Abril 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

111 - Imagem do Bom Jesus de Matosinhos. Um velho e famoso náufrago. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 15 de Abril 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

110- Nos 30 anos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Memória de Vilarinho das Furnas. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 29 de Abril 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

109 - Vilar do Torno, Lousada. A Torre dos Mouros. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 13 de Maio 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

108 - Monte de Santa Quitéria, Felgueiras. Degolada por recusar o noivo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 27 de Maio 2001, p.19-21. (com Suzana Faro)

107 - Moure, Vila Verde. Um eucalipto de respeito. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 10 de Junho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

106 - Jerusalém do Romeu, Mirandela. Rosas na aldeia da cortiça. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 24 de Junho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

105 - S. Leonardo de Galafura, Régua. Um excesso da Natureza. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 8 de Julho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

104 - Miranda do Douro. L Nino Jasus de la Cartolica. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 22 de Julho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

103 - Cruzeiro de Sedielos, Régua. A vida de Cristo em BD. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 5 de Agosto 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

102 - Museu de Santa Maria de Lamas, Feira. Um sonho de cortiça. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 9 Janeiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

101 - Massacre em Arrifana, Feira. Mortos de repente pelos franceses. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 23 de Janeiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

100 - Campanário da Igreja de S. Francisco, Vinhais. Uma figueira para a eternidade. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 6 de Fevereiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

99 - Monte S. Brás, Santa Cruz do Bispo. Um Sansão casamenteiro. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 20 de Fevereiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

98 - Pelourinho do Soajo, Arcos de Valdevez. Pão quente na ponta da lança. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 5 Março 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

97 - Santuário de Panóias, Vila Real. O Templo do Deus Serápis. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 19 de Março 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

96 - A Porca (que afinal é porco) de Murça. A importância da cor. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 2 de Abril 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

95 - Túmulo de Egas Moniz em Paço de Sousa. E a alma escapou-se-lhe pela boca. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 16 de Abril 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

94 - Elevador do Bom Jesus, Braga. À força d’água!. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 30 de Abril 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

93 - Cruzeiro do enforcado, Barcelos. Que galo! O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 14 de Maio 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

92 - Fonte das Sete Bicas, Senhora da Hora, Matosinhos. Água milagrosa para todos os gostos. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 28 de Maio 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

91 - Espigueiros do Soajo e Lindoso. A Arte e o Engenho de guardar o Milho. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 11 de Junho 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

90 - S: João de Arga, Caminha. De bem com o Santo e com o Diabo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 25 de Junho 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

89 - A Mina e o Museu, S. Pedro da Cova. Memórias de Carvão. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 16 de Julho 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

88 - "Gil Eannes", Viana do Castelo. O Fiel Amigo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 6 de Agosto 2000, p.19-22. (com Suzana Faro)

87 - O quadro de Lanhelas, Caminha. S. Jorge, o dragão e... os espanhóis. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 20 de Agosto 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

86 - Marinha da Troncalhada, Aveiro. O Sal da Memória. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 3 de Setembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

85 - Ponte de Sejães, Oliveira de Frades. A Decana do Betão. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 17 de Setembro, 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

84 - Amarante. Uma história dos diabos. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 1 de Outubro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

83 - Barra Nova, Aveiro. Difíceis caminhos para o mar. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 15 de Outubro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

82 - Ponte de S. Gonçalo, Amarante... e lá foi a ponte ‘pró Maneta! O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 29 de Outubro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

81 - Castelo Mendo, Almeida. Árvores de Seda. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 12 de Novembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

80 - Os titãs do Porto de Leixões. Memória Colossal. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 de Novembro 2000, p.19-22. (com Suzana Faro)

79 - Homem de Piscos, Vila Nova de Foz Côa. Um rosto para a Eternidade. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 10 de Dezembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

78 - Museu dos Bilros, Vila do Conde. Rendilhar a História. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 24 de Dezembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

77 - Senhor do Padrão - uma referência da cidade. Matosinhos. Revista Municipal, 21, Matosinhos: Câmara Municipal, 1999, p. 44-45.

76 - O esteio de Antela. Os mais antigos agricultores em Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, 23, Matosinhos: Câmara Municipal, Janeiro 2000, p. 44-46. (com José Manuel Varela)

75 - O Carvalho de Calvos e o Castelo de Lanhoso: À sombra da História e da Lenda. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 9 Maio 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

74 - S. Frutuoso de Montélios e Dume: A consciência pesada de Santiago de Compostela. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 23 Maio 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

73 - A Casa das Obras em Vila Boa de Quires: É só fachada. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 6 Junho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

72 - Santa Maria de Cárquere: Uma história de pernas. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 20 Junho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

71 - Gemunde, Maia: A Campa do Preto. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 4 Julho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

70 - Memória de Pampelido, Matosinhos: A Praia dos Ladrões. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 18 Julho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

69 - Vista Alegre, Ílhavo: Camelos na Costa. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 1 Agosto 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

68 - Mosteiro de Arouca: Umas lunetas para a posteridade. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 15 Agosto 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

67 - Senhora do Salto, Paredes: Uma queda no Inferno. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 29 Agosto 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

66 - Monte Mozinho, Penafiel: A Cidade Morte. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 12 Setembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

65 - S. Pedro das Águias, Tabuaço: Os Amores de D. Tedo e Ardinga. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 Setembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

64 - Ucanha, Tarouca: A Ponte da Portagem. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 10 Outubro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

63 - Mosteiro de Leça do Balio. O Santo Homem Bem Cheiroso e uma infidelidade em brasa. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 31 Outubro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

62 - Ponte da Pedra, Matosinhos. Romanos, estalagens e bengaladas de Camilo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 14 Novembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

61 - Senhora da Lapa, Sernancelhe. O Santuário do Crocodilo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 28 Novembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

60 - O Dólmen de Chã de Parada, Baião. A Casa dos Mouros. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 12 Dezembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

59 - A lâmina de bronze do Mosteiro de Leça do Balio. Vem aí o Menino Jesus! O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 de Dezembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

58 - O edifício da Real Vinícola. Uma abordagem histórica. Matosinhos. Revista Municipal, nº18, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998, p. 42-44.

57 - Inventário do Património Arquitectónico Religioso de Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº19, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998, p. 40-42.

56 - Matosinhos nos Caminhos de Santiago. Breve roteiro. Matosinhos. Revista Municipal, 20, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998, p.42-44.

55 - Museu Paroquial Padre Ramos. Arte Sacra. Arqueologia. Etnografia(desdobrável). Matosinhos, 1998 (com José Manuel Varela).

54 - O Museu da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos. Um instrumento na promoção da Qualidade de Vida -1. Boletim Informativo da Santa Casa, vol.1 (1), Matosinhos, Março 1998, p.15.

53 - Os Presidentes da Câmara Municipal de Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº15, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p. 8 e 9. (com Susana Barros)

52 - Mosteiro de Bouças: Património Desconhecido no Coração da Cidade. Matosinhos. Revista Municipal, nº15, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p. 40-44.

51 - Dos Rostos e das Pedras. Memória fotográfica de Perafita. Retratos de um Passado, Junta de Freguesia de Perafita, 1997.

50 - O Senhor de Matosinhos: Património da Humanidade. Matosinhos. Revista Municipal, nº16, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p. 44-46.

49 - Edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos: Um Palácio de Vidro do Poder Local. Matosinhos. Revista Municipal, nº17, Matosinhos: Câmara Municipal,1997, p. 4-8.

48 - A Tradição ainda é o que era. A acção juvenil na defesa do Património em Matosinhos. Vozes, nº7, Matosinhos: Conselho Consultivo da Juventude, 1997, p.21-23.

47- Notas para a História do Associativismo Mamedense. 1ª Mostra das Associações de S. Mamede Infesta. Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta, 1996, p.6- 17.

46- Conserveira Pinhais: Património vivo em Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº12, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p. 40-45

45 - Encontros de Olaria Tradicional em Matosinhos. A magia do barro. Matosinhos. Revista Municipal, nº13, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p. 40-43.

44 - Monte Castêlo. Um tesouro escondido do património histórico-natural de Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº14, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p. 42-46. (com Jorge Fortuna)

43 - Os Titãs do Porto de Leixões. Matosinhos. Revista Municipal, nº11, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995/96, p. 38-42.

42 - Santa Cruz do Bispo. Roteiro de sugestões. Matosinhos Revista Municipal, nº8, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995, p.4-

41 - Leça do Balio. Roteiro de sugestões. Matosinhos Revista Municipal, nº9, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995, p.40-4.

40 - Perafita. Roteiro de sugestões. Matosinhos. Revista Municipal, nº10, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995, p. 37-40.

39 - Uma visita a museus têxteis da Holanda: Museum Jannink e Nederlands Textielmuseum. Museu da Indústria Têxtil. Boletim, 6/7, Famalicão: Câmara Municipal, 1995, p.24-27.

38 - Memórias do século XX: Fulgêncio Cardoso, 84 anos. Um Rosto do Mutualismo. Ramalde. Boletim, 1, Porto: "A Restauradora em Ramalde", 1995, p.4-6.

37 - Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Núcleo Museológico. Desdobrável (com Maria José Oliveira), 1994

36 - Sob as areias de Angeiras, Lavra: As raízes da indústria conserveira. Matosinhos Revista Municipal, nº6, Matosinhos: Câmara Municipal, 1994, p.32-40.

35 - Matosinhos nas Descobertas. Matosinhos Revista Municipal, nº7, Matosinhos: Câmara Municipal, 1994, p.4-5.

34 - Lavra. Roteiro de sugestões. Matosinhos Revista Municipal, nº7, Matosinhos: Câmara Municipal, 1994, p.

33 - Indústria Têxtil de Matosinhos no Vale do Ave. Famalicão: Museu da Indústria Têxtil/Câmara Municipal, 1993. 8 págs. (com Suzana Faro)

32 - O Senhor de Matosinhos: Da lenda à realidade. Matosinhos Revista Municipal, nº1, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.36-42.

31 - Mosteiro de Leça do Balio. Breve história e roteiro para uma visita. Matosinhos Revista Municipal, nº2, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.40-47.

30 - O Obelisco de Pampelido. Memória de um desembarque. Matosinhos Revista Municipal, nº3, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.38-44.

29 - Castro de Guifões: A primeira "cidade" de Matosinhos. Matosinhos Revista Municipal, nº4, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.38-44.

28 - Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (Baião, Portugal). Desdobrável. (com José Manuel Varela e Suzana Faro), 1993

27 - Porto - Capital Ibérica da Arqueologia. I Congresso de Arqueologia Peninsular. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. XII (10), Porto: Associação Comercial, 1993, p.317-318.

26 - O "Senhor de Matosinhos". As suas raízes na época romana e na cristianização do território. Jornal de Matosinhos, nº601 (Suplemento Especial Festas da Cidade), Matosinhos, 5 de Junho 1992, p.12-14.

25 - Breve História da Quinta do Rio. Jornal de Ramalde, nº5, ano 1, Porto, 1991, p.4-5.

24 - Resumo Histórico da Ocupação Humana. Município de Matosinhos - Plano Director Municipal, vol.1,Matosinhos: Câmara Municipal, 1991, pp.20-27 (policopiado).

23 - O Parque de Pré-História de Malansac (França). Arqueologia, 21, Porto: GEAP, 1991, p.51.

22 - Matosinhos. Um Futuro para o nosso Passado. Actualidades Regionais, nº sobre Matosinhos, Publiemes Publicações, 1990, p.5-31.

21 - O Arquivo Municipal de Matosinhos. Revista Cidade de Matosinhos, nº1, Lions Clube de Matosinhos, 1990, p.26-27. (com Maria José Oliveira)

20 - Um carro de bombeiros, a vapor, da Empresa Fabril do Norte (Senhora da Hora). Museu da Indústria Têxtil. Boletim, 2, Famalicão: Câmara Municipal, 1990, p.5.

19 - Roteiro dos Imóveis classificados de Matosinhos. Câmara Municipal de Matosinhos, 8 págs.(com Maria José Oliveira), 1989.

18 - Arqueologia Industrial. Exposição sobre indústria conserveira em Matosinhos. Vértice, II série, nº20, Lisboa: Editorial Caminho, 1989, p.104.

17 - Manuel Alves de Sá. Foi no dia Mundial da Arvore... Arqueologia, nº19, Porto: GEAP, 1989, p.176-177. (com Suzana Faro)

16 - O Projecto de Salvaguarda dos Menires de Carnac. Arqueologia, nº20, Porto: GEAP, 1989, p.166.

15 -Abraços de Ramalde. Roteiro turístico-monumental. Porto: Comissão de Jovens de Ramalde, 1988, 8 págs.

14 - Museu Real de Arte e História (Bruxelas, Bélgica).Arqueologia, 17, Porto: GEAP, 1988, p.218.

13 - A propósito do Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular.O Tripeiro, Porto, 1988, 7ª série, vol. VII (6), p. 172-174.

12 - Sobre "As Artes da América Latina".O Comércio de Leixões, Matosinhos, nº4193, 1988, p.2.

11 - A propósito de uma pia...O Comércio de Leixões, Matosinhos, nº4194, 1988, p.1.

10 - As Antas da Cidade do Porto. Jornal de Notícias, Porto, 8 de Fevereiro 1987, p. 31 e 36.

9 - Subsídios para um estudo da Indústria Têxtil no "Porto das Aldeias" (resumo). Livro das 1ªs Jornadas de Antropologia Cultural de Gaia. Gaia: Câmara Municipal, 1987, p.12-13.

8 - Colecção Numismática do Museu Engº António de Almeida. Arqueologia, 13, Porto: GEAP, 1986, p.198-199.

7 - Espaldão da Ervilha protegido. Arqueologia, 13, Porto: GEAP, 1986,p.212.

6 - Museu Curtius. Arqueologia, 11, Porto: GEAP, 1985, p.130-131.

5 - Fundação Eng. António de Almeida.Arqueologia, 12, Porto: GEAP, 1985, p. 217-218.

4 - Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.Arqueologia, 12, Porto: GEAP, 1985, p.218-219.

3 - Seminário sobre Recuperação de Centros Históricos.Arqueologia, 12, Porto: GEAP, 1985, p.234 (com Suzana Faro).

2 - Archeolo-J (Services des Jeunesses Archeologiques). Bélgica.Arqueologia, 10, Porto: GEAP, 1984, p.150-151.

1 - O Ouro da Colombia.Arqueologia, 10, Porto: GEAP, 1984, p.163-164.

 

10 - INSTITUIÇÕES DE QUE É MEMBRO

- 2021-2017, Conselheiro Municipal da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

- associado nº5 e membro fundador da Associação Profissional de Arqueólogos. Foi Presidente do seu Conselho Fiscal.

- membro do Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto(G.E.A.P.). Foi Presidente da Direcção em 1988 e 1989. Pertenceu a órgãos directivos da instituição de 1985 a1993.

- membro do Centro de Estudos Jacobeus. Membro dos seus ógãos directivos (2019-2021)

- membro do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Desenvolveu trabalho directivo e/ou de coordenação de 1986 a 1993.

- membro, por convite, do Board da associação, da Saint James' Way European Association

- associado da Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana

- associado da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

- associado do Forum Matosinhense.

- membro fundador da Associação Universidade Sénior de Matosinhos. Pertence aos seus corpos directivos (desde 2006)

- associado de "A Restauradora. Associação Mutualista desde 1877". Foi Presidente do Conselho Fiscal de 1995 a 1998, Presidente da Direcção de1999 a2001. Presidente da Mesa da Assembleia-geral de 2002 a 2008.

- associado da "Cooperativa de Ramalde". Pertenceu aos seus corpos directivos.

- associado e dirigente, de 1983 a 1993, da Comissão de Jovens de Ramalde.

- desenvolveu tarefas dirigentes na Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto. Foi Presidente da Mesa da Assembleia-Geral desde a sua fundação em 1988 a 1992 e membro do Conselho Fiscal em 1993 e 1994.

- integra a Comissão de Honra do anual “Encontro pela Paz” promovido pela Autarquia da Póvoa de Varzim, de 2015 a 2020

 

11 - DIVERSOS

- 2021 - Comissário da edição 2021 do “Open House Porto”

2018 – Comissário da exposição “Monasterium 234” sobre os Caminhos de Santiago e o Mosteiro de Leça do Balio. 10 mil visitantes. Mosteiro de Leça do Balio

- 2021-2019 - Consultor do espectáculo multimédia e imersivo “Porto Legends – The Underground Experience” narrado por Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa e inspirado nos livros “Lendas do Porto” de Joel Cleto. Porto.

- 2020 - Padrinho, a convite da Câmara Municipal de Matosinhos, da candidatura da Romaria do Senhor de Matosinhos às “7 Maravilhas do Património Popular Português” promovida pela RTP-Radiotelevisão de Portugal, 2020.

- 2019 - Concepção e textos da exposição  “Brito Capelo: Memórias de uma rua”, montada ao longo daquela artéria de Matosinhos. Org. Tacitus/ Câmara Municipal de Matosinhos, 2019.

- Consultor nas áreas de História, Património, Museologia e Arqueologia em diversos projetos de arquitetura, urbanismo e museus, incluindo, mais recentemente, o Museu do Futebol Clube do Porto (2013), o plano de reconversão da Praça da República no Porto (2017), a musealização do subterrâneo do Rio de Vila sob a rua Mouzino da Silveira no Porto (2016), Museu do Mar e da Indústria Conserveira de Matosinhos (2020), Reconstrução do Titan do molhe sul do Porto de Leixões (2020-20219, Museu da Memória de Matosinhos (2021). -Como especialista de museus e de arqueologia industrial pertenceu à equipa que venceu em 2001 o concurso de recuperação e revitalização do vasto complexo da Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso incluindo, entre diversas valências, um Museu da Indústria Têxtil.

- tem desenvolvido acções de estudo e divulgação do património histórico e cultural da freguesia de Ramalde, da cidade do Porto, nomeadamente exposições, diaporamas, palestras, estudo de arquivos de antigas associações, colaboração em projectos pedagógicos de escolas preparatórias e secundárias, e publicação de diversos artigos na imprensa, particularmente no "Jornal de Ramalde"

- fez parte dos júris/comissões/grupos de trabalho, nomeadas pelas respectivas Juntas de Freguesia, responsáveis pela selecção/produção dos símbolos heráldicos de Ramalde (Porto) e Guifões e Leça da Palmeira (Matosinhos).

- membro do júri do concurso das Rusgas de S. João 2015 promovido pela Câmara Municipal do Porto

- tem-se dedicado ao estudo da história do mutualismo na região do Grande Porto. Nesse contexto colaborou com a Federação das Associações Mutualistas do Porto em diversas iniciativas e proferiu algumas palestras evocativas do aniversário de algumas dessas associações.

- colaborou com a Escola Secundária Gonçalves Zarco no projecto da eleição das "7 Maravilhas de Matosinhos" (2007/08) e com a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira na eleição das "7 Maravilhas de Leça da Palmeira" (2008/09).