Caminhos da História

Caminhos da História, série semanal, com episódios de 25 minutos, transmitida no Porto Canal, desde janeiro 2011. Autoria e apresentação: Joel Cleto. Programa dedicado à valorização da nossa Memória através de percursos no território e de visitas a monumentos. Os grandes momentos da História, mas também as estórias que dela fazem parte, são o cerne desta série que procura, igualmente, dar a conhecer o nosso Património. Não só o material, mas também o imaterial, com destaque para as lendas. 
O "Caminhos da História" apresenta-se por vezes sob a forma de mini-séries temáticas, como foi o caso de "Caminho das Estrelas" (dedicada ao Caminho português para Santiago de Compostela, em 2011), "Caminhos do Douro" (sobre os monumentos e sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade ao longo da bacia do Douro, em 2014), o "Caminhos da Energia" (2015), "A Rota das Catedrais" (2016)ou "Rota das Estrelas" (dedicada a alguns dos Caminhos portugueses para Compostela, 2017).

Para ver episódios  clicar aqui

 

Em 2016 a série “Caminhos da História” recebeu o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia, em cerimónia no Museu do Dinheiro/Banco de Portugal, em Lisboa. Na foto Joel Cleto usa da palavra durante a iniciativa. 

 

Em 2013 a Sociedade Portuguesa de Autores nomeou a série "Caminhos da História" para o Prémio Autores, como um dos três melhores programas de entretenimento (incluindo culturais) na televisão portuguesa em 2012. Na foto Pedro Oliveira (realizador) e Joel Cleto (autor e apresentador) na entrega dos prémios e nomeações na Gala da RTP no Centro Cultural de Belém em 25 de fevereiro 2013.

 

Historiadores, arqueólogos, arquitectos, museólogos, mesários, provedores e responsáveis religiosos de diferentes comunidades, geólogos, jornalistas, artistas de diversas áreas, investigadores, animadores, técnicos de restauro... Durante 2013 os "Caminhos da História" convidaram e deram a conhecer o rosto dos muitos dos que diariamente, com maior ou menor notoriedade, contribuem para o estudo, divulgação , valorização, defesa e fruição da nossa História, Património e Memória. 

 

A opinião do crítico de televisão Joel Neto sobre o "Caminhos da História", publicada no Diário de Notícias de 22 de março de 2012:

 

Ficha Técnica

Autoria e apresentação: Joel Cleto. Diretora de Produção: Ana Pinto
Produção: Tânia Franco, Pedro Toscano Cruz, Diogo Carvalhosa, Cátia Sá, Rómulo Pereira 
Imagem: Nuno Vieira, André Sá, Pedro Oliveira, Ruben Rodrigues, Luís Morais, João Cardoso, João Correia, Sérgio Aleixo, Lucia Jimenez, Bruno Caprichoso (drone)
Realização: Nuno Vieira (2011), Pedro Oliveira (2012 a 2016), Rui Lima Amorim (2016/Rota das Catedrais), Luís Morais (2017)