Sites Grátis no Comunidades.net
Curriculo
Curriculo

JOEL Alves Cerqueira CLETO - Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997), obteve o título de Professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto. Neste estabelecimento de ensino superior é coordenador da área científica de História e docente da cadeira de Arte e Património da licenciatura em Turismo.

Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão "Porto Canal". No âmbito da sua relação com o grupo Futebol Clube do Porto Media colabora igualmente com o Museu do Futebol Clube do Porto, projeto ao qual se encontra ligado desde a sua concepção e montagem.
Autor de vários livros e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade. Alguns dos seus livros estão traduzidos para inglês, espanhol e italiano. É, desde 2008, colaborador permanente da revista “O Tripeiro”, editada pela Associação Comercial do Porto, e desde 2015 da “História – Jornal de Notícias”. Tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras e publicação de artigos na imprensa. Assegura regularmente ciclos de visitas de estudo ao Património para instituições como a Reitoria da Universidade do Porto, Autarquias, centros de formação de professores, Ordem dos Médicos, Montepio Geral.

Pertenceu aos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos de 1987 a 2014. Nesta Autarquia foi arqueólogo e, entre outros, desempenhou o cargo de Chefe da Divisão da Cultura e Museus, encontrando-se também ligado à criação do Arquivo Histórico Municipal (1989), ao Gabinete Municipal de Arqueologia e História (1994), ao Arquivo Histórico Fotográfico (1995) e à Rede de Museus de Matosinhos. Dirigiu o Museu da Quinta de Santiago (2002-2009) e diversas intervenções arqueológicas neste concelho, nomeadamente no Castro de Guifões, tanques romanos de Angeiras, sepulturas medievais de Montedouro (Perafita) e no centro histórico de Leça da Palmeira.

Dirigiu escavações arqueológicas em diversos monumentos megalíticos dos concelhos de Baião e do Marco de Canaveses, e no Centro Histórico do Porto.  Desempenhou funções directivas em instituições científicas, entre as quais o Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, e na Associação Profissional de Arqueólogos.
Como formador tem dirigido regularmente cursos de formação no seio de Centros de Formação de Professores de Matosinhos, Gaia e Porto. A sua actividade lectiva estende-se também a universidades seniores.

Foi considerado autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão em 2012 pela Sociedade Portuguesa de Autores , e foi agraciado, entre outros, com os títulos de "Cidadão do Ano - 2013" pelo Lions Clube de Matosinhos e "Personalidade de Mérito Cìvico de Ramalde", atribuído pela Junta e Assembleia de Freguesia de Ramalde (2004); com o prémio "Porto Cosmopolita" no âmbito dos Prémios BPI/Veris 2012;  com a Medalha dourada por serviços prestados, atribuída pela Assembleia e Junta de Freguesia de Guifões (2010); e com os galardões de Mérito Cultural atribuído pela Assembleia e Junta de Freguesia de Matosinhos (2002); de Mérito Cívico atribuído pela Junta de Freguesia de Leça do Balio (2013); de Mérito e Excelência (categoria Cultura) pela Junta de Freguesia de Leça da Palmeira (2013); e  de Mérito Cultural, atribuído pela Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos (2008).

 

 

CURRICULUM VITAE (atualizado em janeiro 2014)

Joel Alves Cerqueira Cleto

 

 

1 - Dados biográficos

2 - Habilitações académicas

3 - Prémios

4 - Carreira Profissional. Administração Pública

5 - Carreira Profissional. Actividade docente

6 - Carreira Profissional. Investigação arqueológica

7 - Carreira Profissional. Comunicação Social

8 – Carreira Profissional. Outros

9 - Outras habilitações/Acções de formação

10 - Participação em Congressos e Seminários

11 - Palestras e conferências

12 - Lista de publicações (até dezembro 2013)

13 - Instituições de que é membro

14 - Diversos

 

1 - DADOS BIOGRÁFICOS

Nome: JOEL ALVES CERQUEIRA CLETO

Filiação: Mário Augusto Cerqueira Cleto e Palmira Silva Alves Cerqueira Cleto

Data de nascimento: 01 de fevereiro de 1965

Naturalidade: Porto (freguesia: Vitória)

Nacionalidade: Portuguesa

e-mail: joel.cleto@gmail.com

página pessoal: http://joelcleto.no.comunidades.net

 

 

2 - HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

- Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1994, com dissertação classificada com Muito Bom (tese: A Necrópole Megalítica da Serra do Castelo (Baião). Contributos para o seu estudo e contextualização na Pré-História Recente do Norte de Portugal)

- Licenciado em História (variante de Arqueologia) em 1987 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a média final de 15 (quinze) valores.

-Formador de Professores nas áreas de Arqueologia, História e História de Portugal, acreditado pela Universidade do Minho/ Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Registo CCPFC/RFO-01929/97.

- Professor Especialista pelo Instituo Superior de Administração e Gestão do Porto, em 2015.

- Formador Profissional. Certificado de Aptidão Profissional de Formador emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (Registo EDF 3382/98 DN).

- Curso intensivo de pós-graduação do Departamento de Ensino Superior do Conselho da Europa "O Neolítico na Europa. Novas técnicas aplicáveis ao estudo das primeiras sociedades agrícolas" (Museu Arqueológico de Barcelona, Espanha, Outubro de 1989). Participação como bolseiro do Conselho da Europa e da Fundação Engº António de Almeida (Porto)

- Estágio de pós-graduação no Laboratório de Antropologia da Universidade de Rennes I (França), de iniciação aos métodos laboratoriais, palinológicos e paleometalúrgicos. Estágio dirigido pelo Prof. Jacques Briard e com bolsa do Governo francês (França, setembro de 1988)

- Estágio de pós-graduação em arqueologia pré-histórica, como bolseiro do Governo francês, sob orientação dos Profs. Helgouach, J. Briard e Le Roux (França, Agosto de 1988).

 

 

3 - PRÉMIOS

2013 - Nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão em 2012 (série “Caminhos da História”, transmitida no Porto Canal);

2013 - Designado "Cidadão do Ano - 2013" pelo Lions Clube de Matosinhos, por inestimáveis serviços prestados à Comunidade;

2013 - Galardão de Reconhecimento de Mérito Profissional pelo Rotary Clube do Porto – Foz;

2013 - Galardão Mérito e Excelência, na categoria Cultura, atribuído pela Junta de Freguesia de Leça da Palmeira;

2013 - Galardão de Mérito Cívico da Junta e Assembleia de Freguesia de Leça do Balio;

2012 -  Galardão "Porto Cosmopolita" no âmbito dos Prémios BPI / Veris 2012

2010 - Medalha dourada por serviços prestados. Galardão atribuído pela Assembleia e Junta de Freguesia de Guifões;

2008 - Galardão de Mérito Cultural. Atribuído pela Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos;

2004 - Personalidade de Mérito Cívico de Ramalde (Porto). Galardão atribuído pela Assembleia e Junta de Freguesia de Ramalde;

2002 -Personalidade de Mérito Cultural de Matosinhos. Galardão atribuído pela Assembleia e Junta de Freguesia de Matosinhos;

1999 -Personalidade Cultural de Matosinhos. Prémio atribuído pelo Jornal "Matosinhos Hoje"

1992 - Venceu, na modalidade de prosa, os Jogos Florais de Matosinhos de 1992, com o conto de inspiração histórica e patrimonial "Entre uma vaga e outra...";

1988 - "Prémio Ramalde" do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto/ V Concurso Nacional Comicarte , pelo guião do trabalho"A Casa de Ramalde e Zé do Telhado", com desenho de Raúl Losa.

 

 

4 -CARREIRA PROFISSIONAL – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2009, Dezembro – abandona, por opção pessoal, o cargo de Chefe de Divisão de Promoção Cultural e Museus, retomando a carreira de Técnico Superior na Câmara Municipal de Matosinhos

2008, Dezembro – na sequência de concurso público é reconduzido como Chefe da Divisão de Promoção Cultural e Museus da Câmara Municipal de Matosinhos

2005, Janeiro - na sequência de concurso público toma posse como Chefe da Divisão da Cultura e Museus da Câmara Municipal de Matosinhos

2004, Maio – é nomeado Chefe da Divisão da Cultura e Museus da Câmara Municipal de Matosinhos

2004, Março – na sequência de concurso público é promovido a Técnico Superior Assessor Principal

2003-2009 – coordena o Museu da Quinta de Santiago/Centro de Arte de Matosinhos

1999 – na sequência de concurso público é promovido a Técnico Superior Assessor

1995 - na sequência de concurso interno é promovido a Técnico Superior de História Principal

1994 - Responsável técnico pela criação do Gabinete Municipal de Arqueologia e História, estrutura municipal que coordena tecnicamente de 1994 a 2009.

1991 - na sequência de concurso interno é promovido a Técnico Superior de História de 1ª Classe

1989 - termina o período de nomeação provisória (estágio), em Junho de 1989, com a classificação final de Muito Bom.

1988 - na sequência de Concurso Público é nomeado provisoriamente, com a classificação de 15 valores, para uma vaga de Técnico Superior de 2ª classe da Câmara Municipal de Matosinhos (Diário da República, III série, nº119 de 23 de Maio de 1988).

1987-88 - de Novembro de 1987 a Junho de 1988 foi contratado a prazo, como Técnico Superior de 2ª classe, pela Câmara Municipal de Matosinhos (Proposta apresentada em sessão de Câmara de 20 de Outubro de 1987). O objectivo do contrato foi o estudo, organização e mudança do Arquivo Municipal para o novo edifício dos Paços do Concelho (Departamento de Administração Geral e Finanças).

 

 

5 -CARREIRA PROFISSIONAL – ACTIVIDADE DOCENTE

5.1 – Formação de Professores

2009-2014 - assegura no "Centro de Formação de Professores de Matosinhos" o ateliê "Vamos romper os sapatos" dedicado a visitas guiadas ao Património do Grande Porto. (entre 1998 e 2001 desenvolvera já este projecto em colaboração com o Arquitecto Pedro Velásquez);

2012 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Os caminhos de Santiago em Leça da Palmeira e Matosinhos. Potencialidades pedagógicas" (25 horas), organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos (1 turma) (com Elvira Rodrigues);

2009 - Formador da oficina de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "História e Património do Porto. Suas potencialidades pedagógicas" (25 horas), organizada pelo Centro de Formação de Professores do Porto Ocidental (2 turmas);

2009 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "História e Património de Matosinhos. Suas potencialidades pedagógicas" (25 horas), organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos (1 turma);

2004-2005 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Uma Aventura na Quinta de Santiago" (25 horas), organizada pelo PRÓfessor – Centro de Formação de Professores de Matosinhos (2 turmas);

2003 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "O Património Histórico-Cultural de Matosinhos e S. Mamede de Infesta. Seu potencial pedagógico" (50 horas), organizada pelo Centro de Formação de Professores Abel Salazar, de S. Mamede de Infesta;

2002-2000 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Património Natural de Matosinhos" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. (3 turmas) (com José Teixeira);

2001 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Museu na Escola – constituição de núcleos museológicos e exposições nas escolas" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. (com Suzana Faro);

2001-1999 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Pequenos Museus do Grande Porto" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. ( 4 turmas, 55 formandos) (com Suzana Faro);

1998 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "Matosinhos de Encantar - Patrimónios: O Mar e a Terra" (30 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos;

1998 - desenvolveu acções de formação para professores nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Custóias (5 horas) e Escola C+S de Leça da Palmeira (5 horas);

1997-2002 - Formador da acção de formação para professores, creditada pelo Ministério da Educação, "O Potencial Pedagógico do Património Histórico-Cultural de Matosinhos" (50 horas), organizada pelo PRÓfessor - Centro de Formação de Professores de Matosinhos. (10 turmas : 3 em 1997 e 1998, uma em 1999 e 2002 e duas em 2000, abarcando cerca de 300 formandos num total de 500 horas);

 

5.2 – Universidades Seniores

2013-2014 - Formador da cadeira de "Descobrir o Porto” na Universidade Sénior Eugénio de Andrade;

2011-2014 - Formador da cadeira de "Património do Grande Porto” na Universidade Douro Sénior do Porto;

2007-2009 - Formador da cadeira de "História e Património de Matosinhos" na Universidade Sénior Florbela Espanca;

2007-2014 – Formador da cadeira de "História e Património de Matosinhos" na Universidade Sénior de Matosinhos.

 

5.3 – Ensino Secundário e Profissional

2009-2011 - Avaliador externo do projeto "À Descoberta da História e Património Local" desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos.

2004-2005 - Formador da disciplina de "História da Arte em Portugal" (60 horas) do Curso de Técnicas e Gestão de Turismo (curso nível IV) da Escola Profissional de Matosinhos Edmundo Ferreira.

2002 - Formador dos módulos "Serviços de Educação noutras instituições culturais" e "Consultoria e avaliação na Cultura" (12h) no curso para pós-licenciados "Captação e Fidelização de Públicos para a Cultura" do IGAP - Instituto de Gestão e Administração Pública. 

2001-1999 - Formador dos módulos de "Arqueologia de Campo" (990 horas), e "Património de Matosinhos" (25h) no curso de formação de "Técnicos Auxiliares de Arqueologia e Património" do Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego de Matosinhos.

1997 - Formador dos módulos "Património Cultural" (12 horas), "Património de Matosinhos" (60 h), e "Prática de Gabinete Municipal de Arqueologia" (330h), no curso de formação de "Técnicos Auxiliares de Turismo e Património", do programa "Conservação do Património" do Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego de Matosinhos.

1995-1993 - Formador dos módulos de "Arqueologia de Campo" (990 horas), "Introdução à História e Investigação Arqueológica" (20 h) e "Património de Matosinhos" (25h) no curso de formação de "Técnicos Auxiliares de Arqueologia e Património" do Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego de Matosinhos.

1993 - Professor da disciplina de "História do Design" (60 h) no curso de Design Industrial promovido pela Escola Superior de Arte e Design (Matosinhos).

 

5.4 – Outras ações

2004-2007 - Formador do Curso sobre História e Património Local de Matosinhos (25 horas), organizado pelo Museu da Quinta de Santiago/Câmara Municipal de Matosinhos (5 turmas).

1999 - Formador do módulo "O Movimento Associativo" do curso Programa Agir do Instituto Português da Juventude - Delegação Porto (12 horas)

1998 - Formador do curso "O Processo de industrialização do Porto", ministrado na Universidade Popular do Porto (15 horas)

1997 - Formador do módulo "O Movimento Associativo" do curso Programa Agir do Instituto Português da Juventude - Delegação Porto (12 horas)

1997 - Formador do módulo "Património Histórico - Cultural" do curso de Animadores Associativos da Casa da Juventude de Matosinhos e da Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto (4 horas).

1996 - Formador do curso "Potencialidades Pedagógicas da História e Património de Matosinhos" (12 horas), promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos.

1996 - Formador dos módulos "História do Movimento Associativo Juvenil" e "Animação e Direcção de Reuniões" do Curso de Dirigente Associativo da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (4 horas).

1992, Maio - formador no curso "Património Cultural de Ramalde", organizado pela Comissão de Jovens de Ramalde (Porto) (8horas).

1991,Outubro - responsável pela acção de formação "Fiscalização Municipal e Arqueologia" (6horas), organizada pela Câmara Municipal

 

 

6 -CARREIRA PROFISSIONAL – INVESTIGAÇÃO ARQUEOLÓGICA

-É arqueólogo na Câmara Municipal de Matosinhos. Nesse âmbito, e entre outros:

1994 - 2014 - tem desenvolvido actividade no âmbito do Gabinete Municipal de Arqueologia e História de Matosinhos, que coordenou desde a sua criação em 1994 até 2009;

2009 - integrou a equipa que coordenou a exposição "Rio da Memória", dedicada à Arqueologia da bacia do rio Leça;

1993 -2009 - dirigiu campanhas de limpeza e escavação arqueológica no Castro de Guifões (1993 a 2000 e, em colaboração com José Varela em 2009);

1998-2000 - dirigiu intervenções arqueológicas de emergência no Centro Histórico de Matosinhos e Leça da Palmeira;

1991-1992 - dirigiu campanhas de limpeza arqueológica no conjunto de tanques romanos de salmoura da Praia de Angeiras, Lavra;

 1990-1991 - dirigiu campanhas de limpeza arqueológica na necrópole medieval de sepulturas escavadas na rocha de Montedouro, Perafita;

1989 - pertenceu à equipa, coordenada pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, que fez o levantamento do Património Industrial do concelho de Matosinhos;

1988-1989 - pertenceu à equipa de investigação, organização e montagem da exposição de arqueologia industrial sobre a indústria conserveira, organizada de colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho .

 

- Integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, Projecto de Investigação em Arqueologia homologado superiormente pela Secretaria de Estado da Cultura. Nesse contexto:

1989-1992 - dirigiu, com Suzana Faro, a escavação do monumento megalítico de Chã de Arcas III (Baião)

1988 - dirigiu, com Suzana Faro e Lourenço Carneiro, a escavação da Mamoa do Outeiro (Baião);

1987 - dirigiu com Suzana Faro a escavação do monumento megalítico de Igrejinhas (Marco de Canaveses);

1986-87- participou da equipa que realizou a Carta Arqueológica do Concelho de Baião (1986-87).

1986 - colaborou na direcção, com Vítor Oliveira Jorge e Suzana Faro, da escavação dos monumentos megalíticos Furnas 1, Furnas 2 e Meninas do Crasto 3 (Baião);

 

- Como profissional liberal

1994-2002 - foi consultor da empresa "Matriz - Sociedade de Construções, L.da". Nesse contexto acompanhou e/ou dirigiu e/ou coordenou equipas de arqueologia nas seguintes intervenções de restauro e/ou escavação arqueológica:

1999-96 - intervenções arqueológicas em edifícios do Centro Histórico do Porto: Viela do Anjo, Quarteirão do Largo do Colégio, Ilha das Aldas, Largo do Colégio, Rua da Bainharia...

1997- obras de conservação e reabilitação da Ponte do Aqueduto, sobre o rio Ferreira (Valongo).

1995 - obras de conservação e reabilitação da "Casa do Alto" (Maia)

1994 - obras de conservação e reabilitação da Ponte Ferreira, sobre o rio Ferreira (Campo, Valongo).

 

1990 - realizou, de colaboração com António Lima, um levantamento e estudo arqueológico da necrópole megalítica do Planalto da Mourela (Parque Nacional da Peneda-Gerês). Trabalho inédito apresentado ao Curso de Mestrado de Arqueologia da Universidade do Porto.

 

1984 - fez o primeiro levantamento arqueológico das minas auríferas romanas das serras das Banjas e Stª Iria (Paredes, Gondomar, 1984). Trabalho inédito apresentado à cadeira de Arqueologia Clássica do curso de Arqueologia da Fac. Letras da Univ. do Porto.

 

 

7 - CARREIRA PROFISSIONAL – COMUNICAÇÃO SOCIAL

2006-2014 - colaborador na estação televisiva "Porto Canal",assegurando ininterruptamente desde o início do canal a concepção, guião e apresentação de um programa semanal sobre a história e o património do Grande Porto:

-"Crónicas" de outubro de 2006 a setembro 2008. Produtora Medialuso, realização: Gustavo Fonseca;

- "Porto de Histórias" de setembro 2008 a outubro de 2009. Produtora Medialuso, realização: Ana Vieira Campos;

- "Viagens na Minha Terra" de outubro de 2009 a setembro de 2010. Produtora Medialuso, realização: Ana Vieira Campos;

- "Caminho das Estrelas", de outubro a dezembro de 2010. Produtora Medialuso, realização: Rui Amorim;

- "Caminhos da História", desde janeiro de 2011. Produtora Medialuso, realização: Nuno Vieira e Pedro Oliveira

- e um pequeno programa diário ("Verdadeiro ou Falso") sobre a mesma temática (de outubro 2007 a outubro de 2009)

2011 - Locução, narração e apresentação no filme "Vinhos do Douro e Porto. Uma viagem ao saber e à essência" – vídeo institucional e promocional dos vinhos do Douro e Porto. Editor: IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Produção: Produtora Audivisual Cimbalino, 2011.

2008-2014 - colaborador regular da revista mensal "O Tripeiro"  assegurando, entre outros, a rubrica "Lendas do Porto". Colaborava já pontualmente nesta mesma revista desde 1986.

1999-2001 - colaborador de "O Comércio do Porto", assegurando quinzenalmente, na revista de Domingo, a rubrica "Viagem no Tempo - Norte" dedicada às temáticas do Património histórico-cultural.

1990-2002 -  fundador e colaborador regular do "Jornal de Ramalde" (1990-2002)

1987-1988 - foi colaborador do "Jornal de Notícias entre setembro de 1987 e março de 1988, integrado na equipa dirigida pelo Prof. Fernando Sousa que, no seu centenário, procedeu ao estudo da História daquele jornal .

1987-1988 - assegurou na rádio (na desaparecida estação "Rádio Activa") um programa semanal ("Porto Cidade") abordando questões relacionadas com a História e o Património da cidade (1987/88)

1984-1989 - pertenceu ao corpo redactorial da revista bianual "Arqueologia", editada pelo Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, desde o nº10 (1984) até ao 20 (1989);

 

 

8 -CARREIRA PROFISSIONAL – OUTROS

1987-88 - integrado na equipa que procede ao estudo da História do "Jornal de Notícias", no seu Centenário, dirigida pelo Prof. Fernando Sousa, é colaborador daquele jornal entre Setembro de 1987 e Março de 1988.

1986-87 - ao abrigo dos projectos OTJ (Ocupação Temporária de Jovens) das Secretarias de Estado da Juventude e do Emprego e Formação Profissional, trabalha no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

 

 

9 -OUTRAS HABILITAÇÕES/ACÇÕES DE FORMAÇÃO

2012, Dezembro, Guifões – "Tecnologias de informação – folha de cálculo e análise gráfica (Excel. Nível 1)" (28 horas), Fundação para os Estudos e Formação Autárquica/Câmara Municipal de Matosinhos.

2011, novembro, Matosinhos - "Atendimento ao público e resolução de conflitos" (14 horas), Câmara Municipal de Matosinhos.

2008, setembro e outubro, Matosinhos - "O novo código de contratação pública" (30h), Centro de Estudos e Formação Autárquica/Câmara Municipal de Matosinhos

2008, 5 de Janeiro, Gerês – "Treino de liderança" (8 horas), TeamWork Consultores/ Câmara Municipal de Matosinhos

2006, Matosinhos – "Acção de Formação sobre métodos do Processo de certificação do Sistema de Gestão de Qualidade" (4 horas), Primus/Programa Foral da EU/Câmara Municipal de Matosinhos.

2006, Maio, Matosinhos - "Seminário de Alta Direcção em Administração Local" (30 horas), Centro de Estudos e Formação Autárquica.

2005, Outubro, Matosinhos – "Técnicas de classificação de serviço e avaliação do desempenho" (21 horas), Centro de Estudos e Formação Autárquica

2005, Fevereiro, Coimbra – "Acções de Formação a implementar pelo CEFA e IPPAR no âmbito da nova lei de bases do património Cultural - Seminário" (7 horas), entro de Estudos de Formação Autárquica

2005, Fevereiro/Março, Matosinhos – "Gestão Eficaz de Equipas" (16 horas), Instituto Americano de Estudos da Comunicação

2005, Fevereiro/Março, Matosinhos – "Organização de Programas Especiais – Nível Avançado" (20 horas), Instituto Americano de Estudos da Comunicação

2004, Porto – Módulos de "Arte Sacra" e "Simbologia Cristã" no Curso Livre de Teologia da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto (14 horas)

2002, Janeiro a Abril, Matosinhos – Acção de formação de formadores "Comunidades Virtuais de Aprendizagem" (50 horas), Centro de Formação de Professores de Matosinhos

2000, Janeiro, Matosinhos – Curso de Informática - Lotus Notes (8 horas), Quatro/Câmara Municipal de Matosinhos

1995, Outubro, Estados Unidos da América - integra a missão técnica/científica do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, dirigida pelo Professor Doutor João Coimbra, que se desloca aos EUA para se inteirar de projectos museológicos e de aquários, visando a implementação de um Centro de Ciências e Tecnologias do Mar em Matosinhos. Esta missão visitou e contactou, entre outras, com as seguintes instituições: Museum of Industry, Baltimore, Maryland;Monterey Bay Aquarium Research Institute, Monterey, California; Stephen Birch Aquarium-Museum, San Diego; Scripps Institution of Oceanography, San Diego (La Jolla), California; Tennessee Aquarium, Chattanooga, Tennessee; National Aquarium, Baltimore; Discovery Cove, Coney Island, New York.

1995, França - integra missão técnica da Câmara Municipal de Matosinhos que se desloca a França para desenvolver contactos e estudar o Parque de Ciências e Tecnologias de "La Vilette" (Paris) e o "Naisicaã - Centre National de la Mer" (Boulogne-sur-Mer), visando a implementação de um Centro de Ciências e Tecnologias do Mar em Matosinhos.

1994, Porto – frequência do Curso de Língua e Cultura Chinesa, Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Portugal/Oriente.

1992, Setembro, Coimbra - I Curso de Gestão do Património Cultural, Centro de Estudos de Formação Autárquica (5 dias).

1989, Porto - Curso "Património Cultural em Portugal", leccionado pelo Prof. Hélder Pacheco na Universidade Popular do Porto.

1988, Matosinhos - Curso "Operador de Computador" (210 horas), Fundo Social Europeu/ Câmara Municipal de Matosinhos.

1986/87, Porto - Curso de Desenho Arqueológico, leccionado por Suzana Faro, do Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (40 horas).

1984, Novembro, Bélgica - Estágio, em Bruxelas e Liége (Bélgica) ao abrigo do Acordo Cultural Luso-Belga de 1984, sobre "Casas da Cultura e da Juventude" (6 dias).

1983, Porto - Curso "Evolução Urbana do Porto", lecionado pelo Arqtº Domingos Tavares na Universidade Popular do Porto.

1981, Agosto, Porto - Estágio de Jornalismo, organizado pelo Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis - Delegação do Porto (40 horas).

 

 

10 - PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E SEMINÁRIOS

10.1 - com comunicação

63 – Como e quando se rouba uma lenda. Exemplo sui generis das potencialidades turísticas do Património Imaterial." Seminário Turismo e Património: oportunidades e desafios”. Porto, Casa das Artes. 15 de Novembro 2013. Org.: pportodosmuseus, Dir. Regional de Cultura do Norte e Fund. Juventude.

62 – Registos cinematográficos do naufrágio. “Jornadas comemorativas do Centenário do naufrágio do Veronese”. Leça da Palmeira, Salão Nobre da Associação Humanitária de Matosinhos-Leça (Bombeiros Voluntários). 19 de Outubro 2013.

61 - Apresentação do Caminho da Costa. Seminário "Caminhos de Santiago: Turismo, Cultura e Espiritualidade" . Póvoa de Varzim,  Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.10 maio 2013 . 

60 - Uma visão do Caminho Português de Santiago. Seminário “Barcelos no Caminho de Santiago – 2013”. Barcelos, Auditório da Câmara Municipal. 28 de abril 2013. Org.: CM Barcelos.

59 – O Caminho de Santiago – lendas, sincretismo e património. "I Jornadas do Caminho de Santiago". Forum Cultural de Ermesinde. Org.: Grupo Terra Verde, 15 setembro 2012.

58 – Moderação do painel Literatura e História Local no 1º Encontro de Escritores Matosinhenses. Matosinhos: Salão Nobre dos paços do Concelho, 2 de Junho de 2012.

57 – O Porto e a Felicidade. "V Forum on Ethics and Science for the Human-Nature Relation (Happiness on the Humanistic Context: scientific, cultural, social, economical, ethical perspectives)"; Porto, 17 a 19 de Maio de 2012 Org. Universidade do Porto e Fundação Eng António de Almeida).

56 – Participação no painel Visões sobre os Museus  (juntamente com Prof. Alexandre Quintanilha, ator Pedro Lamares e pedagoga Silvia Berény) no "Seminário Internacional Museus Participativos: questões de acessibilidade, sustentabilidade e outros manifestos". Porto, Fundação Cupertino de Miranda, 7 de maio de 2012.

55 - Quando os navegantes eram crucifixos… II Encontro CITCEM "O Mar – Património, usos e representações". Porto, 20-22 outubro 2011. Org.: Fac. Letras da Univ. do Porto/ CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

54 - Moderação da Mesa-redonda do Encontro Internacional sobre o Caminho Português para Santiago e seus Albergues. Leça do Balio, 10 setembro 2011. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

53 - As Festas do Senhor de Matosinhos: suas origens, evolução e o papel da Misericórdia de Matosinhos. II Jornadas de Estudos da Misericórdia – "A Festa: manifestações do Sagrado e do Profano". Arcos de Valdevez, 4 junho 2011. Org.: Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

52 - Os Caminhos de Santiago. Encontro "O Caminho de Santiago por Terras de Basto. Mondim de Basto, 21 maio 2011. Org.: Junta de Freguesia de Mondim de Basto.

51 - A Casa dos Santiago, de um espaço de vilegiatura romântica a um museu de memória. Congresso "O Porto Romântico". Porto, 29 e 30 abril 2011. Org.: CITAR – Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes/Universidade Católica Portuguesa – Porto (com Luís Soares e Cláudia Almeida).

50 – O papel de Matosinhos no "31 de Janeiro". Jornadas de História Local de Matosinhos – Matosinhos e a Implantação da República. Matosinhos, 23 de outubro 2010. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

49 - A Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Leça e as suas lendas. III Jornadas de História e Património de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira, 4 de Julho de 2009. Org.: Junta de Freguesia de Leça.

48 – Arqueologia de Matosinhos: uma perspectiva cem anos depois dos trabalhos de Rocha Peixoto. Colóquio "Rocha Peixoto no centenário da sua morte". Póvoa de Varzim, 8 e 9 de Maio de 2009. Org.: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

47 – A regeneração do Museu da Quinta de Santiago. Seminário "Conservação do Património em contexto Autárquico". Leça da Palmeira/ Exponor, 5 e 6 de Fevereiro de 2009. Org.: Grande Área Metropolitana do Porto. (com Cláudia Almeida)

46 – Leça da Palmeira: abordagem histórica à sustentabilidade dos oceanos. II Jornadas de História e Património de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira, 12 de Julho de 2008. Org.: Junta de Freguesia de Leça.

45 – Dona Mafalda e as terras de Bouças. Ciclo de conferências Novos Estudos Matosinhenses, 2ª série. Matosinhos, 29 de Maio de 2008. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. (com José Varela)

44 – O Senhor de Matosinhos. IV Encontro Nacional das Universidades Seniores Rotary. Leça da Palmeira/Exponor, 10 de Maio de 2008. Org. Universidade Sénior de Matosinhos.

43 – Políticas do Património ou o Património como Política. Exemplo do Grande Porto. I Jornadas Património Arterial. Porto, 7 de Dezembro de 2007. Org. Escola Superior de Educação do Porto.

42 – Património Industrial Têxtil no concelho de Matosinhos. Encontro Internacional do Programa Antena/ Rede Europeia de Museus Têxteis Virtuais. Guimarães, 9 de Novembro de 2007. Org.: ACTE – Associação das Colectividades Têxteis Europeias e Associação de Municípios do Vale do Ave

41 – Mosteiro de Bouças (Matosinhos): Primeira notícia de um projecto em Arqueologia. Jornadas Arqueológicas da Bacia do Rio Leça. Matosinhos, 27 de Outubro de 2007. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

40 - De Moroça a S. Miguel de Leça da Palmeira. Considerações sobre as origens e a toponímia da cidade. I Jornadas de História e Património de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira, 14 de Julho de 2007. Org.: Junta de Freguesia de Leça.

39 – Nicodemos e o Senhor de Matosinhos – emergências de um mito europeu? 11ª Mesa-redonda de Primavera do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto: "Crenças, Religiões e Poderes", Porto, 22 e 23 de Março de 2007. Org.: DCTP da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

38 – Descer do Pedestal: a importância da comunidade na dinamização dos museus – o exemplo de Matosinhos e da sua Rede de Museus. Conferência Museus e Sociedade, Caminha, 25 Novembro 2006. Org.: Câmara Municipal de Caminha.

37 –O Sal do esquecimento - Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. II Seminário Internacional sobre o Sal Português. Aveiro, Figueira da Foz e Leiria,19 a 21 Outubro 2006. (com Patrícia Costa) Org. Universidades do Porto e Aveiro.

36 – Matosinhos e a Origem da Vieira de Santiago de Compostela. Mesa redonda "O Caminho Português para Santiago de Compostela: da História ao Turismo Cultural". Leça do Balio, 8 Setembro 2006. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos

35 – Património do Grande Porto. Uma abordagem… 1ªs Jornadas de Turismo e Património do ISLA, V. N. Gaia, 26 e 27 Maio 2006. Org.: Instituto Superior de Línguas e Administração.

34 – Na demanda de uma extraordinária relíquia: a Imagem do Bom Jesus de Matosinhos. Sua contextualização na imaginária europeia medieval. III Congresso Internacional de História da Arte, Porto, 17-20 Novembro 2004. Org.: Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

33 – A importância da comunidade local na dinamização das Casas-Museu. Exemplos do Museu da Quinta de Santiago, comunicação apresentada no 1º Encontro Nacional de Casas-Museu, S. Mamede de Infesta, 16-18 de Outubro 2004. Org.: Casa-Museu Abel Salazar.

32 – De Mafalda a Giraldo: Notas para a datação da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, comunicação apresentada nas 3ªs Jornadas de História e Património Local, Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003. org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

31 – Em busca de um mito: as imagens de Nicodemus. Notícia de uma investigação, comunicação apresentada, em colaboração com Isabel Lago, nas 3ªs Jornadas de História e Património Local, Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003. org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

30 – O Porto de Leixões e o arranque industrial de Matosinhos, comunicação apresentada nas 1.as Jornadas de História e Arte de Matosinhos". S. Mamede de Infesta, 6 e 7 de Março de 2002. org.: Casa-Museu Abel Salazar

29 - Matosinhos - uma visão antropológica do Passado, comunicação apresentada no encontro "Rendimento Mínimo Garantido – na Terra de Horizonte e Mar". Matosinhos. 16 e 17 Novembro 2000, org.: RMG - Comissão Local de Acompanhamento de Matosinhos.

28 – As origens remotas da conserva de peixe no actual concelho de Matosinhos, comunicação apresentada nas 2ªs Jornadas de História e Património Local, Matosinhos, Novembro 1999. org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

27 - Trilhos Pedagógicos do Monte Castêlo (Guifões, Matosinhos): um projecto multidisciplinar, comunicação apresentada ao colóquio "Conservação e Gestão do Património Arqueológico. A acção dos Gabinetes Municipais de Arqueologia e Museus Locais" (com José Manuel Varela e Jorge Fortuna). Póvoa do Varzim, 25 e 26 Novembro 1999, org.: Museu Municipal da Póvoa do Varzim.

26 - Matosinhos, Brasil e o Bom Jesus. Do restauro da igreja à reabilitação urbana do Centro Histórico, comunicação apresentada ao "VI Encontro de Municípios com Centro Histórico". Ouro Preto (Brasil), 21 a 23 Outubro 1999, org.: Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico/ Universidade Federal de Ouro Preto.

25 - O Castro de Guifões (Matosinhos): dos estudos de Martins Sarmento às investigações da actualidade apresentada ao "Congresso de Proto-História Europeia" (com José Manuel Varela). Guimarães, 4 a 7 de Março 1999, org.: Sociedade Martins Sarmento.

24 - A visão do arqueólogo de uma Autarquia. Intervenção em "Mais História de Portugal nos Currículos dos Ensinos Básico e Secundário?". Porto, Casa de Cultura de Paranhos, 7 de Maio de 1998, org.: Associação de Professores de História.

23 - O Passado do Associativismo em Ramalde, comunicação apresentada ao "4º Encontro das Associações de Ramalde". Porto, 1998, org.: União das Associações de Ramalde.

22 - As potencialidades pedagógicas do património - estratégias e condicionantes, comunicação apresentada ao "Congresso História da Arte e Património" (com Jorge Fortuna), Lavra, 1998, org.: Associação de Professores de História.

21 - Trilhos Pedagógicos do Monte Castêlo, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de Património Natural de Matosinhos" (com Jorge Fortuna), Matosinhos, 1998, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

20 - O Jardim da Fonte das Sete Bicas (Senhora da Hora). Exemplo da transformação de um Lugar num Não-Lugar?, comunicação apresentada ao Colóquio "Lugares e Não-Lugares. Ambiente Urbano". Senhora da Hora, 1998, org.: ESAD - Escola Superior de Arte e Design.

19 - A defesa e protecção do Património em Matosinhos, palestra integrada no Ciclo de Colóquios "Ambiente e educação: os desafios da interacção urgente". Matosinhos, 1998, org.: Centro de Educação Ambiental de Matosinhos/Quercus.

18 - Trilhos Pedagógicos do Monte Castêlo: um projecto multidisciplinar, póster apresentado no Encontro da Associação Nacional de Biólogos - "Autarquias e Ambiente" (com Jorge Fortuna e José Manuel Varela). Braga, 1997, org.: Associação Nacional de Biólogos.

17 - Escavações arqueológicas no Castro de Guifões, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de História e Património Local de Matosinhos" (com José Manuel Varela). Matosinhos, 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

16 - Todos diferentes, todos iguais: o multiculturalismo na história de Matosinhos, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de História e Património Local de Matosinhos". Matosinhos, 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. 

15 - Por um Museu do Associativismo do Porto, em Ramalde, comunicação apresentada ao "2º Encontro das Colectividades de Ramalde". Porto, 1996, org.: Junta de Freguesia de Ramalde.

14 - O "Domingo da Louça" nas Festas da Senhora da Hora (Matosinhos), comunicação apresentada ao "2º Encontro de Olaria Tradicional". Matosinhos, 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

13 - Movimento Associativo em Ramalde. Perspectiva histórica, comunicação apresentada ao "1º Encontro das Associações de Ramalde". Porto, 1995, org.: Junta de Freguesia de Ramalde.

12 - O Castro de Guifões e a romanização do concelho de Matosinhos, conferência apresentada no "Ciclo de Conferências Matosinhos: Património & História". Matosinhos, 1995, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

11 - Sobre a (in)existência de oleiros em Matosinhos, comunicação apresentada ao "1º Encontro de Olaria Tradicional" (com Liliana Pereira e Maria Alexandra Monteiro). Matosinhos, 1995, org.: Câmara Municipal de Matosinhos.

10 - O edifício da Real Vinícola (Matosinhos) - pioneiro no final do século XIX; pioneiro no início do século XXI, comunicação apresentada às "2ªs Jornadas Ibéricas do Património Industrial". Lisboa, 1994, org.: Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

9 - Matosinhos - Visão da Ocupação Pré-histórica ao séc. XVIII, conferência apresentada no "Ciclo de palestras do Clube UNESCO do Porto". Porto, 8 Outubro 1993, org: Clube UNESCO - Porto

8 - O monumento megalítico nº3 de Chã de Arcas (Baião, Porto). Sua inserção no Projecto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, póster apresentado ao "1º Congresso Peninsular de Arqueologia" (com Suzana Faro). Porto, 1993, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

7 - Perspectivas arqueológicas sobre 10 mil anos de ocupação humana em Matosinhos, comunicação apresentada ao "1º Congresso do Forum Matosinhense". Matosinhos, 1993, org.: Forum Matosinhense.

6 - A defesa e divulgação do património industrial de Matosinhos, comunicação apresentada ao "Seminário Arqueologia Industrial, Museologia e Indústria do Papel". Paços de Brandão, 1992, org.: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

5 - A importância dos Campos de Trabalho de Património em Portugal, palestra apresentada por convite do Grupo PACT do Conselho da Europa ao "Seminário Europeu sobre Juventude e Património Cultural: Campos de Trabalho de Património - gestão, organização e dimensão europeia". Barcelona (Espanha), 1990, org. Grupo PACT do Conselho da Europa.

4 - A Mamoa de Igrejinhas no contexto do megalitismo do concelho de Marco de Canaveses, comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de Estudo de Marco de Canaveses" (com Suzana Faro). Marco de Canaveses, 1988, org.: Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

3 - A Escavação da Mamoa de Outeiro no contexto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, comunicação apresentada ao "Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular" (com Suzana Faro e António Lourenço). Porto, 1988, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

2 - Subsídios para um estudo da indústria têxtil no "Porto das Aldeias", comunicação apresentada às "1ªs Jornadas de Antropologia Cultural de V.N. Gaia". V.N. Gaia, 1987, org.: Câmara Municipal de V.N. Gaia.

1 - O Douro - dois exemplos da sua influência numa freguesia não ribeirinha do Porto, comunicação apresentada ao "1º Congresso Internacional sobre o Rio Douro". V.N. Gaia, 1986, org.: Câmara Municipal de V.N. Gaia.

 

10.2 - da organização

21 – Jornadas de História “A importância de Leça da Palmeira como estância balnear”. Leça da Palmeira, Museu da Quinta de Santiago.6 de Julho de 2013. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

20 – Encontro Internacional sobre o Caminho Português para Santiago e seus Albergues. Leça do Balio, 10 setembro 2011. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

19 – Jornadas de História Local de Matosinhos - Centenário da Implantação da República. Matosinhos, 23 outubro 2010. Org. Câmara Municipal de Matosinhos.

18 – Arquitectura e Território. Fórum Europeu das Políticas de Arquitectura. Matosinhos, Outubro 2007. Org.: Ordem dos Arquitectos Portugueses e Câmara Municipal de Matosinhos.

17 - Jornadas Arqueológicas da Bacia do Rio Leça. Matosinhos, 27 de Outubro de 2007. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

16 – Mesa-redonda "A Rota do Património Hospitalário em Portugal". Leça do Balio, 7 de Setembro de 2007. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

15 – Mesa-redonda "Os Caminhos de Santiago em Portugal". Leça do Balio, 8 Setembro 2006. Org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

14 - 6º Encontro de Olaria de Matosinhos. Matosinhos, 5 de Junho 2004, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

13 - 3ªs Jornadas de História Local de Matosinhos. Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

12 – 5º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 17 Junho 2000, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

11 – 2ªs Jornadas de História Local de Matosinhos. Matosinhos, 19 e 20 Novembro 1999, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

10 - 1ªs Jornadas de Património Natural de Matosinhos. Matosinhos, 1998, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

9 - 4º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 6 Junho 1998, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

8 - 3º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 24 Maio 1997, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

7 - 1ªs Jornadas de História e Património Local de Matosinhos. Matosinhos, 7 e 8 Dezembro 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora

6 - 2º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 8 Junho 1996, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

5 - 1º Encontro de Olaria Tradicional. Matosinhos, 10 Junho 1995, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora. 

4 - 1º Congresso Peninsular de Arqueologia. Porto, 1993, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Membro da Comissão Executiva.

3 - "Les Jeunes Europeens face aux Technologies". Toulouse (França), 1989, org. Federation des Associations de Jeunesse du Midi-Pirené. Representante de Portugal, indicado pelo Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, à reunião preparatória deste Encontro Internacional.

2 - Seminário "Arqueologia Industrial - Indústria Conserveira". Matosinhos, 1989, org.: Câmara Municipal de Matosinhos. Membro da Comissão Organizadora.

1 - Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular. Porto, 1988, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Membro da Comissão Organizadora.

 

10.3 - como participante

44 – XXI Colóquio de História Militar – Nos 250 anos da chegada do Conde de Lippe a Portugal. Porto, Quartel de Santo Ovídio, 20 novembro 2012. Org: Comissão Portuguesa de História Militar.

43 – Seminário "Rotas & Percursos Culturais. Do Conteúdo ao Negócio". Porto, Fundação Engº António de Almeida, 15 e 16 novembro 2012. Org.: Pportodosmuseus e Fundação da Juventude.

42 – Xornadas "Embarcacións patrimoniais: navegando por um mar de dubidas" – Cambados, Galiza, 25 fevereiro 2011. Org.: Espacio Atlântico. Programa Transnacional.

41 – Colóquio "No tempo de D. Afonso Henriques" – Guimarães, 22 e 23 junho 2010. Org.: Museu de Alberto Sampaio.

40 – Seminário "Caminhos de Santiago. O Caminho Português da Costa" – Esposende, 20 e 21 de maio 2010. Org.: Câmara Municipal de Esposende.

39 – Encontro "Caminho de Santiago pelo lado Português" – Vigo, Galiza, 14 abril 2010. Org.: Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia/Norte de Portugal

38 – Science: what else? Encontro de Comunicadores de Ciência – Porto. 26 e 27 Março 2009. org.: Universidade do Porto.

37 – 1ªs Jornadas de Museologia da Grande Área Metropolitana do Porto – Porto, 29-30 Outubro 2006. org: Grande Área Metropolitana do Porto

36 – Jornadas Nacionais "Autarquias e Museus" – Maia, 28 e 29 de Novembro de 2002. org.: Associação Nacional de Municípios Portugueses.

35 – Seminário "O Litoral em Perspectiva Histórica" – Porto, 6 e 7 Novembro 2000. org.: Centro Leonardo Coimbra da Fac. Letras da Univ. Porto.

34 - II Encontros do Téxtil en Liño. Vilar de Santos - Ourense, 10 de Outubro 1999. org.: Museo Etnografico da Limia (Galiza)

33 - Convenção Cultural Autárquica. Aveiro, 1999. org.: Ministério da Cultura. 

32 - 2º Encontro sobre Trabalho Artesanal Têxtil. Famalicão, 1998. org.: Câmara Municipal de V. N. Famalicão.

31 - 2ªs Jornadas de História Local de V.N. Gaia. V.N. Gaia, 1998, org.: Câmara Municipal de V.N. Gaia.

30 - "Ora Marítima, das colunas de Hércules a Finisterra - Colóquio sobre o povoamento Proto-Histórico do Litoral Atlântico". Póvoa do Varzim, 24 e 25 Outubro 1997, org.: Câmara Municipal da Póvoa do Varzim.

29 - III Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-Medieval: métodos e resultados para o seu estudo. Tondela, 1997, org.: Câmara Municipal de Tondela.

28 - Seminário sobre Recuperação de Moinhos. Lavra, 1997, org.: Assoc. Trabalho Social e Voluntário de Lavra. 

27 - 1º Encontro sobre Trabalho Artesanal Têxtil. Famalicão, 1996, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão. 

26 - 3º Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. Viana do Castelo, 1995, org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

25 - Colóquio "O I Milénio a. C. no Noroeste Peninsular; a Fachada Atlântica e o Interior". Bragança, 1995, org.: Parque Natural de Montesinho. 

24 - 1ªs Jornadas de História Local de V.N. Gaia. Gaia, 1995, org.: Câmara Municipal de V. N. Gaia.

23 - Seminário de Museologia Industrial. Porto, 1995, org.: Câmara Municipal do Porto.

22 - Colóquio luso-francês "Arte e Descentralização". Porto, 1995, org.: Fundação de Serralves.

21 - Seminário sobre Património e Autarquias. Gaia, 1994, org.: Câmara Municipal de V.N: Gaia e Universidade Portucalense.

20 - Encontro de Arqueologia Urbana. Braga, 1994, org.: Câmara Municipal de Braga.

19 - 1º Encontro de Núcleos Museológicos da Área Metropolitana do Porto. Vila do Conde, 1993, org.: Câmara Municipal de Vila do Conde.

18 - 2ªs Jornadas de História Local de V.N. Famalicão. Famalicão, 1992, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão.

17 - Encontro de Artes Decorativas. Porto, 1992, org.: CRAT- Centro Regional de Artes Tradicionais.

16 - Mesa-redonda "A Pré-História Hoje: Balanço dos conhecimentos actuais e perspectivas de investigação". Porto, 1991, org.: Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

15 - II Colóquio Internacional de Arqueologia do Algarve. Lagos, 1990, org.: Universidade do Algarve.

14 - II Encontro sobre Paleoecologia e Arqueologia. Famalicão, 1990, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão. 

13 - I Encontro das Associações de Defesa do Património do Noroeste Peninsular. Braga, 1990, org.: ASPA. 

12 - II Colóquio Arqueológico de Viseu. Viseu, 1990, org.: "Amigos da Beira". 

11 - II Encontro Internacional de Municípios com Centro Histórico. Guimarães, 1989, org.: Câmara Municipal de Guimarães.

10 - 1ªs Jornadas de História Local de Famalicão. Famalicão, 1989, org.: Câmara Municipal de V.N. Famalicão.

9 - II Encontro sobre História & Informática. Braga, 1989, org.: Associação dos Professores de História.

8 - Seminário "Arquivos em Tempos de Mudança". Porto, 1988, org.: Universidade Portucalense. 

7 - Colóquio de Antropologia Social. Porto, 1988, org.: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

6 - I Colóquio Arqueológico de Viseu. Viseu, 1988, org.: "Amigos da Beira" - Associação de Defesa do Património.

5 - Seminário sobre Arqueologia Espacial. Lisboa, 10-13 Março1988, org.: Universidade Lusíada.

4 - VI Colóquio Portuense de Arqueologia. Porto, 1987, org.: Centro de Estudos Humanísticos.

3 - Mesa-Redonda "A Situação da Arqueologia Portuguesa e o Papel dos Jovens". Porto, 1985, org.: Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto.

2 - 1º Seminário sobre Recuperação de Centros Históricos. V.N. Gaia, 1985, org.: Câmara Municipal de Gaia.

1- Seminário sobre Museus de Sítio. Porto, 1984, org.: ARPPA.

 

 

11 – PALESTRAS E CONFERÊNCIAS

Entre outras proferiu as seguintes palestras:

-  Nos 50 anos da paróquia do Padrão da Légua. 24 de Janeiro 2014 . Espaço Paroquial do Padrão da Légua.

 - Em cima dos livros de Joel Cleto. Sessão cultural do “Jornal Veris”. 10 de Dezembro de 2013. Ateneu Comercial do Porto.

- Apresentação do livro “Passeios no Porto – vol. 2” de César Santos Silva. 8 de Dezembro. Salão Nobre da Casa da Beira Alta no Porto.

- A evolução do conceito de “deficiência” ao longo dos tempos. Ciclo de conferências da 15ª edição do “Juntos pel’Arte”. Matosinhos, Auditória da biblioteca Municipal Florbela Espanca. 29 de Novembro 2013. Org.: APPACDM e CMM.

- Evocação do 1º Dezembro de 1640. Escola Cooperativa de Vale de S. Cosme (Famalicão) - Didáxis. 29 novembro. Org.: Grupo de História  da Didáxis

- Leça da Palmeira, Lendas e História do Mar. CohaeMato, Leça da Palmeira. 8 de Novembro de 2013.

- À Bolina. TEDx Matosinhos. Matosinhos, Cine-Teatro Constantino Nery, 4 outubro 2013

- A maior lenda é o Porto. Livraria Lello. 9 de Setembro 2013. Org.: Bairro dos Livros

-  Apresentação do livro "Azulejos" de Rui de Freitas Lopes. Matosinhos, Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 26 de Julho 2013

- Breve resenha histórica da presença judaica no Porto. Cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Comunidade Israelita do Porto. Porto, Sinagoga do Porto,11 julho 2013.

- Apresentação do livro “Meter o medo no Bolso” de Manuela Espírito Santo. Matosinhos, Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. 10 de Julho de 2013.

- Porto special flash conferences: O que há de tão especial na história política do Porto? Universidade de Verão 2013 da “Europen Left” . Porto, Estádio do Dragão, 4 julho 2013. Org.: European Left

- Os 500 anos da Senhora da Hora. Comemorações dos 80 anos da Junta de Freguesia da Senhora da Hora. Salão Nobre da JF Srª da Hora, 14 de Junho de 2013.

- "Matosinhos e o Mar ". Ciclo de conferências "Mergulhar em Matosinhos, o Lugar do Mar" . Matosinhos, Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. 6 de Junho 2013. Org.: Universidade Sénior Florbela Espanca.

- O dia em que conheci Jesus Cristo. 2º Encontro de Escritores de Matosinhos. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 1 junho de 2013.

- "Conversa aberta - As histórias que a História conta", sobre os trabalhos arqueológicos desenvolvidos nas áreas de reabilitação urbana do Morro da Sé e do Eixo Mouzinho/Flores. 8ª "Festa na Baixa". Porto, Igreja dos Grilos. 25 de maio 2013. Org.: Porto Vivo – SRU. (com Andre Nascimento, Vitor Fonseca e Javier Larrazabal)

- Moderação da mesa “O Iberismo, a pretexto do romance "Jangada de pedra" de José Saramago”. LeV- Encontro de Literatura em Viagem. Matosinhos.25 de Maio de 2013. (com Pilar del Rio, Jerónimo Pizarro, Valter Hugo Mãe e Alexandra Honrado).

- O Cerco Do Porto, 180 Anos Depois. Sede da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto. 16 de maio de 2013.

- Apresentação do livro “O Caminho Português de Santiago: uma visão artística e cultural” de Carlos Basto. Seminário “Barcelos no Caminho de Santiago – 2013”. Barcelos, Auditório da Câmara Municipal. 28 de abril. Org.: CM Barcelos.

- Lendas do Cerco do Porto. Ciclo de Conferências “O Cerco do Porto 1832-33”. Arquivo Distrital do Porto. 24 de abril 2013.

- Leça do Balio e sua relação com o Cerco do Porto e os 250 anos da Torre dos Clérigos. Estalagem da Via Norte. 23 de abril de 2013. Org.: Rotary Clube de Leça do Balio.

- As Tascas do Porto. Porto, Jardins do Palácio de Cristal. 20 de abril de 2013. Org.: Urban Market (com Manuel Vitorino e Raul Simões Pinto)

- Os Caminhos de Santiago. Gaia, Espaço Cultural Convento Corpus Christi. 19 de abril 2013. Org.: Associação Espaço Jacobeus

- Turismo Religioso e Caminhos de Santiago. Leça da Palmeira, Hotel Tryp Exponor. 6 de Março de 2013. Org.: SKAL Porto 

O mutualismo e os 123 anos da Associação de Socorros Mútuos de S. Mamede de Infesta. Associação de Socorros Mútuos de S. Mamede de Infesta, 19 de Janeiro de 2013.

- Conferências sobre Nasoni, a sua obra e os 250 anos da Torre dos Clérigos, a propósito da edição do livro “O Porto de Nasoni. Guia de Arquitetura e Património”:

- Libraria Couceiro, Santiago de Compostela, 28 de novembro 2013

- Sala dos Atos da Escola Superior Artística do Porto, 22 de Novembro 2013

- Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, 21 de Novembro 2013

- “Ar de Leça”, 16 novembro 2013

- “Serões da Bonjóia”, Quinta da Bonjóia, Porto. 14 de Novembro 2013

- Instituto Superior de Línguas e Administração. Gaia. 4 de Novembro 2013

- Auditório da Casa do Infante. Porto, 24 de Outubro 2013. Org. : Câmara Municipal do Porto

- Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo, 3 de Outubro 2013

- Quinta da Conceição, Leça da Palmeira. 11 de Setembro 2013. Org. Câmara Mun. Matosinhos

- Auditório do “Letras na Avenida”, Avenida dos Aliados, Porto. 25 de Julho de 2013.

- Conferências sobre as Lendas do Porto, a propósito dos dois volumes editados da obra “Lendas do Porto” :

- Feira do Livro de Gondomar, 11 setembro

- Auditório do edifício da EDP Boavista/ Porto. Org.: Clube do Pessoal da EDP. 26 junho 2013

- IV Feira do Livro de Leça da Palmeira, 1 de Junho 2013

- Auditório da Casa do Infante/Arquivo Histórico Municipal do Porto. Org.: Câmara Municipal do Porto. 30 de maio de 2013.

- Clube Fenianos do Porto, 29 de maio de 2013.

- Feira do Livro de Marco de Canaveses, 26 de abril 2013.

- Auditório Infante D. Henrique, Leça da Palmeira. 23 de abril 2013. Org.: APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões)

Lendas do Cerco do Porto. Comemorações dos 180 anos do Cerco do Porto. Museu Militar do Porto, 6 de dezembro de 2012.

Apresentação do livro "O Diplomata" de Vasco Ricardo. Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 6 de dezembro de 2012.

Penedono nos 500 anos do seu foral manuelino. Penedono: Escola Secundária. Org. Câmara Municipal de Penedono, 27 novembro 2012.

Apresentação do livro "Júlio Galante. Trajecto de Vida e Reflexões Escritas". Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 23 novembro 2012.

A importância de Leça da Palmeira nos Caminhos de Santiago. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, 17 novembro 2012.

Apresentação do livro "Toponímia Feminina Portuense" de César Santos Silva. Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 7 novembro 2012.

Asprela. Trilhos da História. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Org.: Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP, 31 outubro 2012.

O Caminho de Santiago – lendas, sincretismo e património. "I Jornadas do Caminho de Santiago". Forum Cultural de Ermesinde. Org.: Grupo Terra Verde, 15 setembro 2012.

Leça do Balio. Sua importância no Caminho português para Santiago. Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio. 14 de Setembro de 2012.

Da Idade do gelo à francesinha. Uma breve história da gastronomia portuense. Aula inaugural do ano lectivo de Gastrotecncia na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 12 de Setembro de 2012.

O Cerco do Porto e as suas lendas. Serões da Bonjóia. Porto, Quinta da Bonjóia. 5 julho 2012

Lendas de Valongo e do Grande Porto. Ciclo "Café com Letras". Forum Cultural de Ermesinde. Org.: Câmara Municipal de Valongo, 28 junho 2012.

A Imagem do Senhor de Matosinhos e sua relação com Nicodemos. Uma estratégia na "conversão" da comunidade judaica local? Ciclo de conferências "À conversa com a História". Matosinhos, Auditório do Centro Municipal Joaquim Neves dos Santos. Org.: Gabinete Municipal de arqueologia e História, 26 de Junho de 2012.

S. Pedro de Rates nos Caminhos de Santiago. Junta de Freguesia de Rates. Org.: Albergue de peregrinos de S. Pedro de Rates, 7 de Junho de 2012.

A arquitectura medieval no Mosteiro de Paço de Sousa. Mosteiro de Paços de Sousa. Org.: Escola EB 2,3 de paços de Sousa. 5 de Junho de 2012.

Porto em processo de mudança. Que futuro?. Porto: Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, 30 de maio de 2012.

- Participação na mesa do debate "Leça e o Grande Porto" na abertura da III Feira do Livro de Leça da Palmeira. Org.: Junta de Freguesia, 26 de maio de 2012.

Apresentação do livro "A Trama da Estrela" de Vasco Ricardo. Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 25 maio de 2012.

- Turismo e Cultura. In "Seminário Turismo Cultural e Economia Solidária: que caminhos?". Barcelos, Convento de São Salvador de Vilar de Frades. Org.: Direção Regional Norte da Sec. Estado da Cultura. 18 de maio de 2012.

A importância da História Local: as lendas de Marco de Canaveses. Feira do Livro de Marco de Canaveses. 27 de abril de 2012.

O Porto e o Neorealismo: artes e letras. In "Comemorações do Centenário de Alves Redol". Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Org.: Câmara Municipal do Porto, 26 março 2012.

O Porto e o Infante. Comemorações do Dia do patrono do Agrupamento Escolar Infante D. Henrique. Porto: Escola Secundária Infante D. Henrique. 7 de Março de 2012.

A gestão do Património Cultural na Museologia. 3ª sessão do ciclo "O Património Cultural e sua gestão". Porto, Arquivo Distrital do Porto, 9 de Fevereiro de 2012.

Lendas de Gaia. Rotary Clube de Gaia Sul. Gaia: El Corte Ingles, 10 janeiro 2012.

Apresentação do livro "Arame Farpado. As peripécias de um soldado republicano" de Nuno Gomes Garcia. Matosinhos: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, 30 novembro de 2011.  

Porto Rebelde. Feira do Livro "O Porto e a sua História", Museu Militar do Porto, 29 novembro 2011. 

- Apresentação do livro "Sementes da Liberdade" de António Lopes Gué. Porto, Museu Militar do Porto. 22 novembro 2011.

- No Centenário de Fernando Pinto de Oliveira

. Sessão jantar dos fundadores. Lions Clube de Matosinhos. 18 novembro 2011.

Patrimónios da Senhora da Hora. Rotary Clube da Senhora da Hora, data 2011

O Cerco do Porto. Aula inaugural do novo ano letivo. Universidade Douro Senior, data 2011

- O edifício da Reitoria da Universidade do Porto. Das origens lendárias à actualidade. 

"Homenagem ao Professor Gomes Teixeira no Centenário da Universidade do Porto". Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, 1 outubro 2011.

- As lendas - uma perspetiva intercultural. O caso das lendas marítimas. V Ciclo de Conferências do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP). Biblioteca do ISCAP, S. Mamede de Infesta, 28 outubro 2011. 

O Porto Histórico e o Porto Lendário. Porto, "No Feminino com...", 12 outubro 2011. Org. "No Feminino com" e "Poetria".

- A Carta de Foral de Leça do Balio

. Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio, 30 setembro 2011.

Os Caminhos de Santiago no concelho da Póvoa de Varzim. "Comemorações do Dia Mundial do Turismo", Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, 26 setembro 2011. Org. Câmara Municipal Póvoa de Varzim. 

- As origens lendárias de Paranhos. Jornadas Europeias do Património. Porto, Auditório Horácio Marçal. Org. Junta de Freguesia de Paranhos. 23 setembro 2011.

A Rota de Santiago e Matosinhos no Caminho das Estrelas. Ciclo de sessões do programa "Ciência Viva", Leça da Palmeira, Museu da Quinta de Santiago, 5 setembro 2011.

- Lendas marítimas. Uma outra dimensão na conservação do Mar e da Memória. Ciclo "Café Ciência" do CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos. Edifício do CMIA, Praia do Titan, Matosinhos, 20 de julho 2011.

- Gaia e suas lendas. Ciclo "Conversas sobre Gaia" (org. Associação Verdegia). Gaia, Convento Corpus Christi, 9 julho 2011. 

- Património histórico e cultural de Matosinhos. Palestra para formandos adultos dos cursos EFA. Auditório da Escola Sec. João Gonçalves Zarco, Matosinhos, 22 junho 2011 

- O Batalhão Académico e outros estudantes de Coimbra no Cerco do Porto. Jantar-debate da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Coimbra no Porto. Porto, Restaurante Casa Agrícola, 17 junho 2011. 

- A importância do Património. Biblioteca do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. 7 junho 2011. 

- Da viagem de Pêro Vaz de Caminha às viagens para a "Pêro Vaz". Memórias de um antigo aluno. Comemorações do 40º aniversário da Escola Preparatória Pero Vaz de Caminha (Porto). 27 maio 2011.

- As Sete Maravilhas de Matosinhos. Estabelecimento Prisional de Custóias. 26 maio de 2011. 

- O Senhor de Matosinhos. Biblioteca da Escola Secundária da Boa Nova. Leça da Palmeira. 25 maio 2011. 

- Lendas e mistérios de Leça. II Feira do Livro de Leça da Palmeira, 22 de maio 2011. 

- A Senhora da Hora e o 25 de Abril de 1974. Sessão solene da Assembleia de Freguesia da Senhora da Hora. Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora, 25 de Abril de 2011. 

- O edifício da "Real Vinícola em Matosinhos. História e importância patrimonial. Curso de Arquitetura da Escola Superior de Arte e Design, Senhora da Hora, 22 de Fevereiro 2011. 

- Porto de Partida: o "Lendas do Porto". III Série de debates da Comunidade de Leitores da Almedina (org. Miguel Carvalho). Gaia, Livraria Almedina no Arrábida Shopping. 29 janeiro 2011. 

- Lendas do Porto

. Universidade Douro Sénior do Porto. 17 janeiro 2011. 

- O Cerco do Porto. Roteiro para uma visita guiada. Livraria FNAC de Santa Catarina, Porto, 28 novembro 2010 (com Sérgio Veludo) 

- Uma conversa sobre a História de Matosinhos. Comemorações dos 78 anos do "Lar de Sant’Ana", Matosinhos, 16 novembro 2011

- O Cerco do Porto

. Sessão/jantar do 35º aniversário da Associação Portuguesa de Peritos Contabilistas. Grande Hotel do Porto, 30 de Outubro 2010. 

- Matosinhos e a implantação da República. Biblioteca do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. 19 outubro 2010

- Matosinhos e a República. Auditório da Escola Secundária do Padrão da Légua, Custóias, 14 outubro 2010. 

- O Cerco do Porto na toponímia portuense. Lançamento do livro "O Cerco do Porto em 1832 para 1833 – por um portuense". Sala do Fundo Antigo, Reitoria da Universidade do Porto, 28 setembro 2010. 

- A influência dos ideais republicanos no associativismo em Ramalde.

 "Comemorações em Ramalde do Centenário da República. 1910-2010". Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ramalde, 2 julho 2010.

- Vila de Guifões – um ano. Breve evocação histórica. Sessão solene da Assembleia de Freguesia de Guifões. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões. 12 junho2010.

A Imagem e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Sessão/visita na igreja de Matosinhos. Org. Centro nacional de Cultura. 5 junho 2010.

- Apresentação do livro "Viver em Matosinhos. 1850-1910" de António de J. Gomes

. Sessão de lançamento. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 26 maio 2010. 

- História da saúde em Matosinhos. Ciclo de tertúlias incluídas nas Comemorações dos 10 anos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos, 22 abril 2010.

- Do lugar do Rodão à refinaria da GALP. A história de um lugar. Auditório da Esc. Sec. Gonçalves Zarco, Matosinhos, 15 abril 2010. 

- História e Património de Ramalde. Auditório da Junta de Freguesia de Ramalde, Porto. 8 abril 2010.

- As ofertas culturais e o Património de Matosinhos. Palestra para formandos adultos do Programa "Novas Oportunidades".Escola Básica 2, 3 de Perafita, 30 setembro 2009

- História e Património da Senhora da Hora. Sessão Solene da elevação da Senhora da Hora a cidade. Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, 26 junho 2009 

- Apresentação do livro "À Descoberta de S. Mamede de Infesta" de António Durval. Sessão de lançamento. Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, 12 junho 2009 

-Apresentação do livro "Historial dos Arruamentos da Vila de Lavra" de Boaventura Silveira. Sessão de lançamento. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Lavra. 8 dezembro 2008

- Os Santos Populares. Domus Municipalis, Bragança (org. Rotary de Bragança), 28 de Junho de 2008.

- Apresentação do livro "Memórias da Indústria Conserveira. Matosinhos, Leça da Palmeira e Perafita. 1899-2007" de Josué Tato. Sessão de lançamento. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 14 maio 2008. 

- Matosinhos e Leixões nos Caminhos de Santiago. Recepção ao Raid Internacional "Rota Marítima do Caminho de Santiago". Leça da Palmeira, Auditório do Porto de Leixões, 20 julho 2007.

A História e o Património de Matosinhos e do Grande Porto. Sessão da Universidade de Verão dos Intérpretes do Parlamento Europeu. Biblioteca Florbela Espanca, Matosinhos, junho 2007. Org: Unité Programation Interpretatión - Cabine Portugaise do Parlamento Europeu.

- O Sal do esquecimento - Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. 

Ciclo de Conferências "Novos Estudos Matosinhenses". Matosinhos, Auditório Biblioteca Municipal, 29 março 2007. (com Patrícia Costa) Org. Câmara Municipal de Matosinhos

- Apresentação do livro "A colecção de ex-votos da Misericórdia de Matosinhos" de Manuel T. Rodrigues de Sousa. Sessão de lançamento. Salão Nobre da Misericórdia de Matosinhos. 11 fevereiro 2006. 

Património(s) do Grande Porto. "Hora Aberta" da Comissão Externa de Avaliação do Ensino Superior Politécnico. Porto, Auditório da Escola Superior de Educação. 3 junho 2005.

- Apresentação do livro "Matosinhos de Ontem, Hoje e Amanhã" de Domingos Galante. Sessão de lançamento. Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos. 17 maio 2005.

- A Igreja e devoção do Bom Jesus de Matosinhos. Sessão de estudo da PAM – Professores Associados da Maia. 24 de novembro de 2001. 

- Leça da Palmeira no final do século XIX. Comemorações do Centenário da Morte de António Nobre. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, 2000 

- A Banda de Ramalde e as origens do associativismo operário no Porto. Sessão Comemorativa do Centenário da Banda de Ramalde. Salão Nobre da Cooperativa de Ramalde, 1997.

- No centenário de "A Benéfica dos Empregados do Comércio do Porto. Associação de Socorros Mútuos". Salão Nobre de "A Benéfica", Porto. 1997.

- No 125º aniversário de "A Restauradora Avintense. Associação de Socorros Mútuos. Salão Nobre da "Restauradora Avintense". Avintes, V. N. de Gaia. 1996.

- História do Associativismo de S. Mamede de Infesta. Quinzena Cultural da Vila de S. Mamede de Infesta. Salão Nobre da Junta de Freguesia. 29 julho 1995.

- As origens da Liga das Associações Mutualistas do Distrito do Porto. Comemorações do 90º aniversário da Liga das Associações Mutualistas do Distrito do Porto. Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários do Porto, 1995.

- Matosinhos - Visão da Ocupação Pré-histórica ao séc. XVIII, "Ciclo de palestras do Clube UNESCO do Porto". Porto, 8 Outubro 1993, org: Clube UNESCO - Porto

- História e Património de Custóias. Escolas C+S de Santiago de Custóias. 1993.

- História e Património de Lavra. Sessão comemorativa do Cinquentenário da Festa de Nª Srª de Fátima. Salão Paroquial de Lavra. Agosto 1992

 

 

12 – LISTA DE PUBLICAÇÕES

12.1 - Teses

- A necrópole megalítica da Serra do Castelo (Baião): contributos para o seu estudo e contextualização na pré-história recente do norte de Portugal. Porto: [Edição do Autor], 1993.- 214 p., XXII est.: il.; 30 cm.- Dissertação de Mestrado em Arqueologia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

12.2 - Livros (autor)

- O Porto de Nasoni. Porto: Esencia del Lugar, 2013. (publicado também em inglês, castelhano e italiano)

- Lendas do Porto II. Porto: Quidnovi, 2012 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-628-216-5. 1xx págs.

- Lendas do Porto. Porto: Quidnovi, 2010 (fotografia de Sérgio Jacques). ISBN 978-989-628-216-5. 152 págs. (2ª edição Dezº 2010; 3ª edição 2012; 4ª edição Dez 2013)

- Porto de Leixões. Registos fotográficos da construção da Doca nº1. Matosinhos: Câmara Municipal, 2008. (com Margarida Mota)

- Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. 2ª edição. Revista e ampliada, com síntese em inglês e suporte multimédia. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2007. 172 p. ISBN 972-9143-45-8.

- Museu da Quinta de Santiago. Livro-guia. Matosinhos: Câmara Municipal, 2006. (com Luís Soares)

- Da Villa Custoyas à Vila de Custóias. Livro integrado no projecto artístico "Viagem no Tempo" de Rosina Cadima. Matosinhos. Junta de Freguesia de Custóias, 2005.

- A Igreja do Senhor de Matosinhos. Agenda da Câmara Municipal. Matosinhos: Câmara Municipal, 2005.

- Marco. Matosinhos Terra e Mar. Matosinhos: Câmara Municipal, 2001

- Leixões. Pequena História de um Grande Porto. Porto de Leixões. Fotografias de Domingos Alvão e Emílio Biel. Leça da Palmeira: Administração dos Portos do Douro e Leixões, 1998.

- Leixões. Small History of a Big Harbour. Port of Leixões. Leça da Palmeira: Administração dos Portos do Douro e Leixões, 1998. (edição em inglês do livro indicado anteriormente).

- Histórias de Matosinhos. 10 litografias de José Emídio. Matosinhos: Câmara Municipal, 1996.

- Guia de Leça do Balio. (Col. "Guias das Freguesias de Matosinhos"). Porto: Mediana, 1996. ISBN 972-8384-01-7. 54 págs.

- Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. Matosinhos: Câmara Municipal e Comissão de Festas, 1995. ISBN 972-9143-19-6. 120 págs.

- Mirar Lavra. Casas com mirantes. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos e Assoc. Trabalho Social e Voluntário de Lavra, 1994. ISBN 972-9143-17-X. 47 págs. (com Manuel Maia e Manuel Sá)

 

12.3 – Capítulos de livros

- Memórias (de)corridas para um prefácio. In Luís LOPES, Porto a Correr. 20 anos depois. Porto, Edição Run Porto, 2013.

- Quando um azulejo se transforma num acto de amor. Prefácio.  In  Rui de Freitas LOPES, Azulejos. Pessoas, coisas e acontecimentos de Leça da Palmeira – Matosinhos de outros tempos. Matosinhos: Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, 2013.

- Água e Memória. Catálogo exposição Pavilhão da Água, Porto, 2012.

- Prefácio. In SILVA, César Santos, Toponímia feminina portuense. Xxxxxx, 2012

- A jeito de prefácio... In António Sá GUÉ, Fermento de Liberdade. Lema d'Origem, 2011. ISBN 978-989-8342-07-2. pp.7-10.

- 100 mares. 100 marés. Quatro exposições. Evocação do Centenário de Augusto Gomes.100 marés. Comemoração do Centenário do Nascimento de Augusto Gomes. Matosinhos: Câmara Municipal, 2010. pp.40-51. (com Bárbara Araújo e Cláudia Almeida)

- Urbevoluções

- Os titãs. In Titan. Ilustration Design International Competition. Matosinhos: ESAD, APDL e Câmara Municipal, 2010 (em português e inglês).

- Breves linhas a jeito de Prefácio. In António de J. GOMES, Viver em Matosinhos. 1850-1910. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2010. ISBN 978-972-9143-71-7. pp. 8-9.

- Massacre em Arrifana, Feira – Mortos de repente pelos franceses. In Roberto CARLOS (coord.), Arrifana e as Invasões Francesas. Colectânea de Textos. Arrifana: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Junta de Freguesia de Arrifana, 2009. p.188-194. (com Suzana Faro)

- Prefácio. In Boaventura SILVEIRA, Historial dos Arruamentos da Vila de Lavra. Matosinhos. 2008. p. 19-22.

- O sal do esquecimento. Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. In A articulação do sal português aos circuitos mundiais. Antigos e novos consumos. Actas do II Seminário Internacional sobre o Sal Português. (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria - Outubro 2006). Porto: Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2008. p. 65-78. (com Patrícia Costa)

- The Forgetfulness salt. Salt-works and salt good’s trade in Leça’s estuary (abstract). In The articulation of Portuguese salt with worldwide routes – past and new consumption trends.  Actas do II Seminário Internacional sobre o Sal Português. (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria - Outubro 2006). Porto: Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2008. p. 65-78. (com Patrícia Costa)

- Nicodemos e o Senhor de Matosinhos – emergências de um mito europeu? In V. O. JORGE & J. M. C. MACEDO (Orgs.), Crenças, Religiões e Poderes. Dos Indivíduos às Sociabilidades. Porto: Afrontamento, 2008. (col. "Biblioteca das Ciências Sociais/Antropologia; 13), p. 385-392. ISBN 978-972-36-0947-9

- Descer do pedestal: a importância da comunidade na dinamização dos museus. O exemplo de Matosinhos e da sua Rede de Museus. In Livro de Actas da Conferência Museus e Sociedade, Museu Municipal de Caminha, 2006. Caminha: Câmara Municipal, 2007. p. 61-74. (com Cláudia Almeida e Luís Soares)

- Tesouros de Prata. A Colecção da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos. In Tesouros de Prata. Espólio da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Matosinhos: Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia, 2007. p.20-31. (com Luís Soares e Bárbara Araújo)

- O Barco de Pedra. Um mistério da estrada de… Santa Cruz do Bispo. In … donde vem essa voz, oh mar amigo?, Matosinhos: Junta de Freguesia, 2007.

- Ponte Móvel. Uma Memória. In Sérgio JACQUES, J. CLETO, N. SOUSA, M. SERÉN, Engrenagens. Memórias de uma Ponte. Matosinhos: Câmara Municipal, 2006.

- Prefácio: Uma Viagem pelos Ex-votos da Misericórdia de Matosinhos. In M. T. Rodrigues de SOUSA, Oitocentos Anos de Devoção. A Colecção de Ex-votos da Misericórdia de Matosinhos. Matosinhos: Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos, 2005. p.14-23.

- Nicodemos, a lenda do Senhor de Matosinhos e Guilherme Thedim. Imagens sacras e seus artífices em Matosinhos. In Mestre Guilherme Ferreira Thedim (1900-1985). Uma oficina de escultura religiosa em Matosinhos. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2004.p. 43-67. ISBN 972-9143-36-6

- Da medieva comunidade original às comunidades virtuais da actualidade: investigação e devoção transatlântica ao Senhor de Matosinhos. In Isabel LAGO, Uma Rota de Fé. A devoção ao Bom Jesus de Matosinhos no Brasil. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2003.p. 16-19.

- A Rota do Património Industrial do Vale do Ave: caracterização e breves considerações. Património e Indústria no Vale do Ave. Um Passado com Futuro. Famalicão: Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, 2002. p.148-153. (com Suzana Faro)

- Arqueologia: a última palavra. Porto Património Mundial. CRUARB 25 anos de reabilitação urbana. Porto: Câmara Municipal, 2001. p.232-239 (traduzido para inglês e francês)

- Centro de Ciências e Tecnologias do Mar de Matosinhos. Programa base. Porto: Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto,1996. policopiado, 130 págs. (de diversos autores sob a coordenação do Prof. Doutor João Coimbra).

- Síntese do estudo histórico da ocupação humana. Matosinhos. Novo Horizonte de Qualidade. Plano Director Municipal. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos, 1992. p.19-25.

 

12.4 – Livros(coord./organizador/direcção)

- O Rio da Memória. Arqueologia da Bacia do Leça, Matosinhos: Câmara Municipal, 2012 (coord.)

- Actas do 4º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1999 (org.).

-Actas do 3º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998 (org.).

- Actas do 2º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997 (org.)

- Actas do 1º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996 (org.)

- Nos 80 anos da vitória do Partido Republicano em Ramalde, Porto: Comissão de Jovens de Ramalde, 1988.(org. e introd.).

 

12.5 – Artigos em revistas científicas de circulação internacional

- O Castro de Guifões (Matosinhos): dos estudos de Martins Sarmento às investigações da actualidade. Revista de Guimarães. Vol. especial - Actas do Congresso de Proto-história Europeia (Guimarães, 1999). Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2000. Vol.2, p.467-479. (com José Manuel Varela)

- O Gabinete Municipal de Arqueologia e História de Matosinhos. Al-madam, II série, 9, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, 2000, p.141-142 (com José Manuel Varela)

- Castro de Guifões. Al-madam, II série, 9, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, 2000, p.142-144 (com José Manuel Varela)

- Largo do Colégio, 9-12 (Porto). Entre a muralha romana e a românica? Al-madam, II série, 9, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, 2000, p.133 e 135 (com José Manuel Varela)

- Escavação da Mamoa de Igrejinhas (Marco de Canaveses). Arqueologia, 17, Porto: GEAP, 1987. p.44-57. (com Suzana Faro); (publicado também em separata).

- A Escavação da Mamoa de Outeiro no contexto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto: SPAE, vol.28 (Actas do Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular), 1987. p.251-273. (com Suzana Faro e António Lourenço Carneiro); (publicado também em separata).

- Novas mamoas no concelho de Baião. Arqueologia, 15, Porto: GEAP, 1987. p.158-160 (com Lourenço Carneiro, Margarida Moreira e Suzana Faro).

- As mamoas de Furnas (Serra da Aboboreira). Arqueologia, 16, Porto: GEAP, 1987. p.19-39 (com Vítor Oliveira Jorge e Suzana Faro). (publicado também em separata)

- Escavação da mamoa 3 de Meninas do Crasto. Serra da Aboboreira (Baião). Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, vol. 26 (1-4), 1986. p. 75-93 (com Vítor Oliveira Jorge, Susana Oliveira Jorge e Suzana Faro).

 

12.6 – Artigos em revistas científicas  

- Lendas do Porto: O Carvalho Santo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXII (1), Porto: Associação Comercial, 2013, p. 26-28. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Conto… mil. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (12), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: efeitos do terramoto de 1755 no Porto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (11), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Vitória. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (10), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: a igreja de lavra. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (8), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Egas Moniz. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (7), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: árvore da forca. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (6), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A sepultura do Abade Moura. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (5), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A armada dos gascões. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (4), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Um povo sem memória. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (3), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: XXXXXXX. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (2), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: XXXXXXX. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXI (1), Porto: Associação Comercial, 2012, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Afinal como se chama a ponte?. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (12), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Há milagres no cais de Gaia. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (11), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Obituário: A. Magalhães Pinto (1940-2011). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (10), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Cedo... feita. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (10), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Uma Casa de Chá... feita de barcos!. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (9), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Santas Águas. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (8), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: O Senhor do Padrão. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (7), Porto: Associação Comercial, 2011, p. xxxx. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: O santo padroeiro do Porto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (6), Porto: Associação Comercial, 2011, p. 182-184. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A Graça da primeira rainha. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (4), Porto: Associação Comercial, 2011, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Milagre em Campanhã. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (3), Porto: Associação Comercial, 2011, p.88-89. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Uma sereia no Cabedelo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXXX (1), Porto: Associação Comercial, 2011, p.20-21. ISSN 0041-3070.

- A Casa (é) do Infante?. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXX (1), Porto: Associação Comercial, 2011, p.6-7. ISSN 0041-3070.

- Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto (3). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (12), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A Ilha do Frade. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (10), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto (2). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (9), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: O poder sobrenatural das mulheres de Leça. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (8), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A origem da Vieira de Santiago. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (7), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto (1). O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (7), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Santo Antoninho do Telheiro. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (6), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Senhor de Matosinhos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (5), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Mouros, cristãos e… Rio Tinto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (4), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: Um longo e belo vale. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (3), Porto: Associação Comercial, 2010, p.XX. ISSN 0041-3070.

- Lendas do Porto: A Praça da(s) Batalha(s) . O Tripeiro, 7ª série, vol. XXIX (1), Porto: Associação Comercial, 2010, p.14-15. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Por este rio abaixo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (12), Porto: Associação Comercial, 2009, p.372-373. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: A Campa do Preto. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (11), Porto: Associação Comercial, 2009, p.346-347. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Mira…Gaia. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (10), Porto: Associação Comercial, 2009, p. ISSN 0041-3070

- O Ténis e a origem aristocrática do Leixões. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (9), Porto: Associação Comercial, 2009, p.268-269. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Uma sangria desatada. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (6), Porto: Associação Comercial, 2009, p.180-181. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Pedro Sem. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (5), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 142-143. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Santo Homem Bem Cheiroso. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (4), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 104-105. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Altar da Sé e as Invasões Francesas. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (3), Porto: Associação Comercial, 2009, p.84-85. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Homem da Maça. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (2), Porto: Associação Comercial, 2009, p. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: Zé do Telhado na Casa de Ramalde. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (1), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 10-11. ISSN 0041-3070

- Constantino Nery em Matosinhos: O regresso de um teatro centenário. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVIII (1), Porto: Associação Comercial, 2009, p. 7-8. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: O Mistério da Encarnação. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (12), Porto: Associação Comercial, 2008, p. 364-365. ISSN 0041-3070

- Há cem anos: Ramalde, freguesia republicana. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (11), Porto: Associação Comercial, 2008, p.326-327. ISSN 0041-3070

- Lendas do Porto: As bengaladas de Camilo. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (11), Porto: Associação Comercial, 2008, p.334-335.

- Lendas do Porto: D. Pedro na taberna dos quatro efes. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (9), Porto: Associação Comercial, 2008, p.

- A Libertação na toponímia. O Cerco do Porto acabou há 175 anos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (8), Porto: Associação Comercial, 2008, p.240-241.

- Lendas do Porto: O Senhor da Pedra. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (8), Porto: Associação Comercial, 2008, p.230-231.

- Lendas do Porto: A Origem dos Tripeiros. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVII (7), Porto: Associação Comercial, 2008, p.210-211.

- As pontes do estuário do Leça. O Tripeiro, 7ª série, vol. XXVI (12), Porto: Associação Comercial, 2007, p.365-367.

– De Mafalda a Giraldo: Notas para a datação da imagem do Bom Jesus de Matosinhos. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p 64-77.

– Em busca de um mito: as imagens de Nicodemus. Notícia de uma investigação. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p. 78-83. (com Isabel Lago Barbosa).

- Arqueologia Matosinhense. Notas histórico-bibliográficas. Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 1, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 1995/96, p.11-19.

- A Indústria de Conserva de Peixe no Portugal Romano. O caso de Angeiras (Lavra, Matosinhos). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 1, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 1995/96, p.23-45.

- Novos dados para a história da Igreja de Matosinhos. O Tripeiro, 7ª série, vol. XIV (1-2), Porto: Associação Comercial, 1995, p.45-48.

- Matosinhos nos Caminhos de Santiago. O Tripeiro, 7ª série, vol. XIII (11), Porto: Associação Comercial, 1994, p.341-344.

- Apontamentos de Arqueologia Industrial. A industrialização têxtil em Ramalde - 1. O Tripeiro, 7ª série, vol.XII (3), Porto: Associação Comercial, 1993, p.86-89.(com Suzana Faro)

- As confrarias do concelho de Matosinhos. Inventário a partir da documentação existente no Arquivo Municipal. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol.XII (5), Porto, p.149-156 (com Maria José Oliveira)

- Matosinhos: Perspectivas arqueológicas sobre 10 mil anos de ocupação humana. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. XI (5), Porto,1992, p.152-158.

- Depois da Revolta. Fevereiro de 1891 em Matosinhos. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. X (2), Porto, 1991, p.48-55.

- Novos tanques romanos descobertos na Praia de Angeiras (Lavra). O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. X (5), Porto, 1991, p.161-165. (com Vítor Santos)

- A Arqueologia Industrial no contexto de uma Arqueologia Social. Breves notas de reflexão, Vértice, II série, nº40, Lisboa: Ed. Caminho, 1991, p.107-112.

- Rocha Peixoto. Breves notas biográficas e arqueológicas. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. IX (8), 1990, p.239-244.

- Para a História de Ramalde. O associativismo... O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. VII (4), 1988, p. 121-126.

- Outeiro da Ervilha - um forte miguelista no Cerco do Porto? Por uma análise arqueológica do monumento. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. VI (1-2), 1987, p.25-36.

- A Quinta do Rio em Ramalde. Breves notas a propósito da sua declaração como Imóvel de Interesse Público. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. V (3), 1986, p.72-74.

 

12.7 – Comunicações em Actas de Encontros Científicos

- Breves notas sobre a memória de Leça da Palmeira. In Luís SOARES (org.) – Conferências de Leça da Palmeira 2007-09. Actas. Leça da Palmeira: Junta de Freguesia, 2009. p. 78-81. ISBN 978-989-96287-1-7

- Nicodemos e o Senhor de Matosinhos – emergências de um mito europeu? In V. O. JORGE & J. M. C. MACEDO (Orgs.), Crenças, Religiões e Poderes. Dos Indivíduos às Sociabilidades. Actas da 11ª Mesa-redonda de Primavera. Porto: Afrontamento, 2008. (col. "Biblioteca das Ciências Sociais/Antropologia; 13) p. 385-392. ISBN 978-972-36-0947-9

- O sal do esquecimento. Salinas e comercialização de salgados na foz do rio Leça. In A articulação do sal português aos circuitos mundiais – Antigos e novos consumos. Actas do II Seminário Internacional sobre o Sal Português. (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria - Outubro 2006). Porto: Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2008. p. 65-78. (com Patrícia Costa)

- Descer do pedestal: a importância da comunidade na dinamização dos museus. O exemplo de Matosinhos e da sua Rede de Museus. In Livro de Actas da Conferência Museus e Sociedade (Caminha – 2006). Caminha: Câmara Municipal, 2007. p. 61-74. (com Cláudia Almeida e Luís Soares)

– De Mafalda a Giraldo: Notas para a datação da imagem do Bom Jesus de Matosinhos. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p. 64-77.

– Em busca de um mito: as imagens de Nicodemus. Notícia de uma investigação. In Actas das 3ªs Jornadas de História e Património Local (Leça do Balio, 17 e 18 Outubro 2003). Matesinus. Revista de Arqueologia, História e Património de Matosinhos, 5, Matosinhos: Gabinete Municipal de Arqueologia e História, 2004. p. 78-83. (com Isabel Lago Barbosa).

- Matosinhos, Brasil e o Bom Jesus. Do Restauro da Igreja à Reabilitação Urbana do Centro Histórico. Actas do VI Encontro de Municípios com Centro Histórico (Ouro Preto, Brasil – Outubro 1999). Santarém: ANMCH, 2001 p.43-44 (com José R. Narciso Miranda)

- O Castro de Guifões (Matosinhos): dos estudos de Martins Sarmento às investigações da actualidade. Revista de Guimarães. Vol. especial - Actas do Congresso de Proto-história Europeia (Guimarães, 1999). Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2000. Vol.2, p.467-479. (com José Manuel Varela)

- A Mamoa de Igrejinhas no contexto do megalitismo do concelho de Marco de Canaveses. Marco Histórico e Cultural. Actas de eventos marcoenses 1988-1998. Marco de Canaveses: Câmara Municipal, 1998, p.169-174.

- O desaparecimento do "Domingo da Louça" nas Festas da Senhora da Hora (Matosinhos), ou a Crónica de uma Morte Anunciada. Actas do 2º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p.16-21.

- Sobre a (in)existência de oleiros em Matosinhos (Resumo). Actas do 1º Encontro de Olaria Tradicional, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p.109 (com Liliana Pereira e Alexandra Monteiro).

- O Douro - dois exemplos da sua influência numa freguesia não ribeirinha do Porto. Mea Villa, vol. II (Actas do 1º Congresso Internacional sobre o Rio Douro), Gaia: Biblioteca Publica Municipal de Gaia, 1988, p.119-128. (publicado também em separata).

- A Escavação da Mamoa de Outeiro no contexto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto: SPAE, vol.28 (Actas do Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular), 1987. p. 251-273. (com Suzana Faro e António Lourenço Carneiro); (publicado também em separata).

- Subsídios para um estudo da Indústria Têxtil no "Porto das Aldeias" (resumo). Livro das 1ªs Jornadas de Antropologia Cultural de Gaia. Gaia: Câmara Municipal, 1987, p.12-13.

 

12.8 – Outras publicações

143 – O papa, a mula, o boi e o presépio. Jornal Veris, dezembro 2012, nº41, Porto, pág. 3

142 – E porquê o Dragão? Dragões, nº308, Porto: Futebol Clube do Porto, 2012, pp.36-37.

141 – Nós, o Cerco e os outros. Jornal Veris, julho 2012, nº38, Porto, pág. 3

140 – Barros Basto: o Porto merecia a reabilitação. Jornal Veris, maio 2012, nº36, Porto, pág. 3

139 – E agora Europa? Revista VIVA! Porto, Março 2012, pag.130.

138 - Prefácio. in Arnaldo SILVA -Bailados Vadios. Matosinhos: QuidNovi, 2011. p.

137 (?) – artigo sobre marido da carolina Michaelis no jornal "Artes e letras", 2010

136 – Um cosmos de formas e melodias/ A cosmos of shapes and melodies. In Cosmolodias. Músicas gráficas. Música Mário Laginha. Design João Borges. Booklet.Matosinhos: Câmara Municipal, 2009.

135 - Soult, Napoleão e o Senhor de Matosinhos. Matosinhos Hoje, nº822. Matosinhos, 3 de Junho de 2009, p.40.

134 - Fragmentos de bordo. Colecções de objectos náuticos do concelho. Catálogo. Matosinhos: Câmara Municipal, 2008. 24 págs. (com Cláudia Almeida e Fernanda Guedes)

133 - Informação Histórica. In LARRAZABAL GALARZA, Javier – Sondagens Arqueológicas. Casa da Prelada – Ramalde, Porto. Vila Nova de Gaia: Empatia Arqueologia 2008. p. 4-11. Documento electrónico disponível in:  http://www.empatiaarqueologia.pt/documento/path/22/Relat_rio_escava__o_casa_prelada.pdf

132 - Património & Matosinhos (1): Os imóveis classificados. Matosinhos Hoje. Matosinhos, 5 de Março de 2003, p. 3.

131 - Património & Matosinhos (2): Ainda os imóveis classificados. Matosinhos Hoje. Matosinhos, 19 de Março de 2003, p. 5

130 - O Carvalhido ou Praça do Exército Libertador. A primeira noite de um novo Portugal. Jornal de Ramalde.3ª série, nº10. Porto, 24 de Janeiro 2002, p.2

129 - Rua do Carvalhido. Memória das matas. Jornal de Ramalde.3ª série, nº11. Porto, 8 de Fevereiro 2002, p.2

128 - Rua da Prelada. A povoação das Pirâmides. Jornal de Ramalde.3ª série, nº12. Porto, 22 de Fevereiro 2002, p.2

127- Ainda na Rua do Prelada. Jornal de Ramalde.3ª série, nº13. Porto, 8 de Março 2002, p.2

126 - Travessa da Prelada. O mistério da pedra. Jornal de Ramalde.3ª série, nº14. Porto, 22 de Março 2002, p.2

125 - Rua de Requesende (1). O caminho do rei. Jornal de Ramalde.3ª série, nº15. Porto, 12 de Abril 2002, p.2

124 - Rua de Requesende (2). A rua do Teatro. Jornal de Ramalde.3ª série, nº17. Porto, 10 de Maio 2002, p.2

123 - Travessa de Requesende. O lugar do moinho. Jornal de Ramalde.3ª série, nº18. Porto, 24 de Maio 2002, p.2

122 - Rua do Lugarinho. Bananas & caixinhas (memórias da minha rua). Jornal de Ramalde.3ª série, nº21. Porto, 5 de Julho 2002, p.2

121 - Rua do Monte de Ramalde. No tempo dos engarrafamentos. Jornal de Ramalde.3ª série, nº22. Porto, 26 de Julho 2002, p.2

120 - Rua Monte dos Burgos. Na praia... há 400 mil anos. Jornal de Ramalde.3ª série, nº25. Porto, 13 de Setembro 2002, p.2

119- Rua Monte dos Burgos (2). A rua do campismo. Jornal de Ramalde.3ª série, nº27. Porto, 15 de Outubro 2002, p.2

118 - Rua de Santa Luzia. Na génese do Jornal de Ramalde. Jornal de Ramalde.3ª série, nº29. Porto, 8 de Novembro, 2002 p.2

117 - Igreja de Santa Clara, Vila do Conde. As origens do presépio. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 7 de Janeiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

116 - Vila fortificada de Almeida. No Arco do Triunfo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 21 de Janeiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

115 - Monte Murado, Carvalhos. A mais velha aliança. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 11 de Fevereiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

114 - Serra da Peneda. Brandos abrigos. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 25 de Fevereiro 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

113 - Bento Carqueja e Oliveira de Azeméis. Nos primórdios do "Comércio do Porto". O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 18 de Março 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

112 - Aldeia fantasma em Figueira de Castelo Rodrigo. Quem tramou o Colmeal? O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 1 de Abril 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

111 - Imagem do Bom Jesus de Matosinhos. Um velho e famoso náufrago. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 15 de Abril 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

110- Nos 30 anos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Memória de Vilarinho das Furnas. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 29 de Abril 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

109 - Vilar do Torno, Lousada. A Torre dos Mouros. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 13 de Maio 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

108 - Monte de Santa Quitéria, Felgueiras. Degolada por recusar o noivo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 27 de Maio 2001, p.19-21. (com Suzana Faro)

107 - Moure, Vila Verde. Um eucalipto de respeito. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 10 de Junho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

106 - Jerusalém do Romeu, Mirandela. Rosas na aldeia da cortiça. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 24 de Junho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

105 - S. Leonardo de Galafura, Régua. Um excesso da Natureza. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 8 de Julho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

104 - Miranda do Douro. L Nino Jasus de la Cartolica. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 22 de Julho 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

103 - Cruzeiro de Sedielos, Régua. A vida de Cristo em BD. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 5 de Agosto 2001, p.20-22. (com Suzana Faro)

102 - Museu de Santa Maria de Lamas, Feira. Um sonho de cortiça. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 9 Janeiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

101 - Massacre em Arrifana, Feira. Mortos de repente pelos franceses. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 23 de Janeiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

100 - Campanário da Igreja de S. Francisco, Vinhais. Uma figueira para a eternidade. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 6 de Fevereiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

99 - Monte S. Brás, Santa Cruz do Bispo. Um Sansão casamenteiro. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 20 de Fevereiro 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

98 - Pelourinho do Soajo, Arcos de Valdevez. Pão quente na ponta da lança. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 5 Março 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

97 - Santuário de Panóias, Vila Real. O Templo do Deus Serápis. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 19 de Março 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

96 - A Porca (que afinal é porco) de Murça. A importância da cor. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 2 de Abril 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

95 - Túmulo de Egas Moniz em Paço de Sousa. E a alma escapou-se-lhe pela boca. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 16 de Abril 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

94 - Elevador do Bom Jesus, Braga. À força d’água!. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 30 de Abril 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

93 - Cruzeiro do enforcado, Barcelos. Que galo! O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 14 de Maio 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

92 - Fonte das Sete Bicas, Senhora da Hora, Matosinhos. Água milagrosa para todos os gostos. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 28 de Maio 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

91 - Espigueiros do Soajo e Lindoso. A Arte e o Engenho de guardar o Milho. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 11 de Junho 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

90 - S: João de Arga, Caminha. De bem com o Santo e com o Diabo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 25 de Junho 2000, p.21-22. (com Suzana Faro)

89 - A Mina e o Museu, S. Pedro da Cova. Memórias de Carvão. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 16 de Julho 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

88 - "Gil Eannes", Viana do Castelo. O Fiel Amigo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 6 de Agosto 2000, p.19-22. (com Suzana Faro)

87 - O quadro de Lanhelas, Caminha. S. Jorge, o dragão e... os espanhóis. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 20 de Agosto 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

86 - Marinha da Troncalhada, Aveiro. O Sal da Memória. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 3 de Setembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

85 - Ponte de Sejães, Oliveira de Frades. A Decana do Betão. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 17 de Setembro, 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

84 - Amarante. Uma história dos diabos. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 1 de Outubro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

83 - Barra Nova, Aveiro. Difíceis caminhos para o mar. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 15 de Outubro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

82 - Ponte de S. Gonçalo, Amarante... e lá foi a ponte ‘pró Maneta! O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 29 de Outubro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

81 - Castelo Mendo, Almeida. Árvores de Seda. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 12 de Novembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

80 - Os titãs do Porto de Leixões. Memória Colossal. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 de Novembro 2000, p.19-22. (com Suzana Faro)

79 - Homem de Piscos, Vila Nova de Foz Côa. Um rosto para a Eternidade. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 10 de Dezembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

78 - Museu dos Bilros, Vila do Conde. Rendilhar a História. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 24 de Dezembro 2000, p.20-22. (com Suzana Faro)

77 - Senhor do Padrão - uma referência da cidade. Matosinhos. Revista Municipal, 21, Matosinhos: Câmara Municipal, 1999, p. 44-45.

76 - O esteio de Antela. Os mais antigos agricultores em Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, 23, Matosinhos: Câmara Municipal, Janeiro 2000, p. 44-46. (com José Manuel Varela)

75 - O Carvalho de Calvos e o Castelo de Lanhoso: À sombra da História e da Lenda. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 9 Maio 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

74 - S. Frutuoso de Montélios e Dume: A consciência pesada de Santiago de Compostela. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 23 Maio 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

73 - A Casa das Obras em Vila Boa de Quires: É só fachada. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 6 Junho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

72 - Santa Maria de Cárquere: Uma história de pernas. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 20 Junho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

71 - Gemunde, Maia: A Campa do Preto. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 4 Julho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

70 - Memória de Pampelido, Matosinhos: A Praia dos Ladrões. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 18 Julho 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

69 - Vista Alegre, Ílhavo: Camelos na Costa. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 1 Agosto 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

68 - Mosteiro de Arouca: Umas lunetas para a posteridade. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 15 Agosto 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

67 - Senhora do Salto, Paredes: Uma queda no Inferno. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 29 Agosto 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

66 - Monte Mozinho, Penafiel: A Cidade Morte. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 12 Setembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

65 - S. Pedro das Águias, Tabuaço: Os Amores de D. Tedo e Ardinga. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 Setembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

64 - Ucanha, Tarouca: A Ponte da Portagem. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 10 Outubro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

63 - Mosteiro de Leça do Balio. O Santo Homem Bem Cheiroso e uma infidelidade em brasa. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 31 Outubro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

62 - Ponte da Pedra, Matosinhos. Romanos, estalagens e bengaladas de Camilo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 14 Novembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

61 - Senhora da Lapa, Sernancelhe. O Santuário do Crocodilo. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 28 Novembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

60 - O Dólmen de Chã de Parada, Baião. A Casa dos Mouros. O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 12 Dezembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

59 - A lâmina de bronze do Mosteiro de Leça do Balio. Vem aí o Menino Jesus! O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 de Dezembro 1999, p.21-22. (com Suzana Faro)

58 - O edifício da Real Vinícola. Uma abordagem histórica. Matosinhos. Revista Municipal, nº18, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998, p. 42-44.

57 - Inventário do Património Arquitectónico Religioso de Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº19, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998, p. 40-42.

56 - Matosinhos nos Caminhos de Santiago. Breve roteiro. Matosinhos. Revista Municipal, 20, Matosinhos: Câmara Municipal, 1998, p.42-44.

55 - Museu Paroquial Padre Ramos. Arte Sacra. Arqueologia. Etnografia(desdobrável). Matosinhos, 1998 (com José Manuel Varela).

54 - O Museu da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos. Um instrumento na promoção da Qualidade de Vida -1. Boletim Informativo da Santa Casa, vol.1 (1), Matosinhos, Março 1998, p.15.

53 - Os Presidentes da Câmara Municipal de Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº15, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p. 8 e 9. (com Susana Barros)

52 - Mosteiro de Bouças: Património Desconhecido no Coração da Cidade. Matosinhos. Revista Municipal, nº15, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p. 40-44.

51 - Dos Rostos e das Pedras. Memória fotográfica de Perafita. Retratos de um Passado, Junta de Freguesia de Perafita, 1997.

50 - O Senhor de Matosinhos: Património da Humanidade. Matosinhos. Revista Municipal, nº16, Matosinhos: Câmara Municipal, 1997, p. 44-46.

49 - Edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos: Um Palácio de Vidro do Poder Local. Matosinhos. Revista Municipal, nº17, Matosinhos: Câmara Municipal,1997, p. 4-8.

48 - A Tradição ainda é o que era. A acção juvenil na defesa do Património em Matosinhos. Vozes, nº7, Matosinhos: Conselho Consultivo da Juventude, 1997, p.21-23.

47- Notas para a História do Associativismo Mamedense. 1ª Mostra das Associações de S. Mamede Infesta. Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta, 1996, p.6- 17.

46- Conserveira Pinhais: Património vivo em Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº12, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p. 40-45

45 - Encontros de Olaria Tradicional em Matosinhos. A magia do barro. Matosinhos. Revista Municipal, nº13, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p. 40-43.

44 - Monte Castêlo. Um tesouro escondido do património histórico-natural de Matosinhos. Matosinhos. Revista Municipal, nº14, Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, p. 42-46. (com Jorge Fortuna)

43 - Os Titãs do Porto de Leixões. Matosinhos. Revista Municipal, nº11, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995/96, p. 38-42.

42 - Santa Cruz do Bispo. Roteiro de sugestões. Matosinhos Revista Municipal, nº8, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995, p.4-

41 - Leça do Balio. Roteiro de sugestões. Matosinhos Revista Municipal, nº9, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995, p.40-4.

40 - Perafita. Roteiro de sugestões. Matosinhos. Revista Municipal, nº10, Matosinhos: Câmara Municipal, 1995, p. 37-40.

39 - Uma visita a museus têxteis da Holanda: Museum Jannink e Nederlands Textielmuseum. Museu da Indústria Têxtil. Boletim, 6/7, Famalicão: Câmara Municipal, 1995, p.24-27.

38 - Memórias do século XX: Fulgêncio Cardoso, 84 anos. Um Rosto do Mutualismo. Ramalde. Boletim, 1, Porto: "A Restauradora em Ramalde", 1995, p.4-6.

37 - Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Núcleo Museológico. Desdobrável (com Maria José Oliveira), 1994

36 - Sob as areias de Angeiras, Lavra: As raízes da indústria conserveira. Matosinhos Revista Municipal, nº6, Matosinhos: Câmara Municipal, 1994, p.32-40.

35 - Matosinhos nas Descobertas. Matosinhos Revista Municipal, nº7, Matosinhos: Câmara Municipal, 1994, p.4-5.

34 - Lavra. Roteiro de sugestões. Matosinhos Revista Municipal, nº7, Matosinhos: Câmara Municipal, 1994, p.

33 - Indústria Têxtil de Matosinhos no Vale do Ave. Famalicão: Museu da Indústria Têxtil/Câmara Municipal, 1993. 8 págs. (com Suzana Faro)

32 - O Senhor de Matosinhos: Da lenda à realidade. Matosinhos Revista Municipal, nº1, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.36-42.

31 - Mosteiro de Leça do Balio. Breve história e roteiro para uma visita. Matosinhos Revista Municipal, nº2, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.40-47.

30 - O Obelisco de Pampelido. Memória de um desembarque. Matosinhos Revista Municipal, nº3, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.38-44.

29 - Castro de Guifões: A primeira "cidade" de Matosinhos. Matosinhos Revista Municipal, nº4, Matosinhos: Câmara Municipal, 1993, p.38-44.

28 - Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (Baião, Portugal). Desdobrável. (com José Manuel Varela e Suzana Faro), 1993

27 - Porto - Capital Ibérica da Arqueologia. I Congresso de Arqueologia Peninsular. O Tripeiro, Porto, 7ª série, vol. XII (10), Porto: Associação Comercial, 1993, p.317-318.

26 - O "Senhor de Matosinhos". As suas raízes na época romana e na cristianização do território. Jornal de Matosinhos, nº601 (Suplemento Especial Festas da Cidade), Matosinhos, 5 de Junho 1992, p.12-14.

25 - Breve História da Quinta do Rio. Jornal de Ramalde, nº5, ano 1, Porto, 1991, p.4-5.

24 - Resumo Histórico da Ocupação Humana. Município de Matosinhos - Plano Director Municipal, vol.1, Matosinhos: Câmara Municipal, 1991, pp.20-27 (policopiado).

23 - O Parque de Pré-História de Malansac (França). Arqueologia, 21, Porto: GEAP, 1991, p.51.

22 - Matosinhos. Um Futuro para o nosso Passado. Actualidades Regionais, nº sobre Matosinhos, Publiemes Publicações, 1990, p.5-31.

21 - O Arquivo Municipal de Matosinhos. Revista Cidade de Matosinhos, nº1, Lions Clube de Matosinhos, 1990, p.26-27. (com Maria José Oliveira)

20 - Um carro de bombeiros, a vapor, da Empresa Fabril do Norte (Senhora da Hora). Museu da Indústria Têxtil. Boletim, 2, Famalicão: Câmara Municipal, 1990, p.5.

19 - Roteiro dos Imóveis classificados de Matosinhos. Câmara Municipal de Matosinhos, 8 págs.(com Maria José Oliveira), 1989.

18 - Arqueologia Industrial. Exposição sobre indústria conserveira em Matosinhos. Vértice, II série, nº20, Lisboa: Editorial Caminho, 1989, p.104.

17 - Manuel Alves de Sá. Foi no dia Mundial da Arvore... Arqueologia, nº19, Porto: GEAP, 1989, p.176-177. (com Suzana Faro)

16 - O Projecto de Salvaguarda dos Menires de Carnac. Arqueologia, nº20, Porto: GEAP, 1989, p.166.

15 - Abraços de Ramalde. Roteiro turístico-monumental. Porto: Comissão de Jovens de Ramalde, 1988, 8 págs.

14 - Museu Real de Arte e História (Bruxelas, Bélgica). Arqueologia, 17, Porto: GEAP, 1988, p.218.

13 - A propósito do Colóquio de Arqueologia do Noroeste Peninsular. O Tripeiro, Porto, 1988, 7ª série, vol. VII (6), p. 172-174.

12 - Sobre "As Artes da América Latina". O Comércio de Leixões, Matosinhos, nº4193, 1988, p.2.

11 - A propósito de uma pia... O Comércio de Leixões, Matosinhos, nº4194, 1988, p.1.

10 - As Antas da Cidade do Porto. Jornal de Notícias, Porto, 8 de Fevereiro 1987, p. 31 e 36.

9 - Subsídios para um estudo da Indústria Têxtil no "Porto das Aldeias" (resumo). Livro das 1ªs Jornadas de Antropologia Cultural de Gaia. Gaia: Câmara Municipal, 1987, p.12-13.

8 - Colecção Numismática do Museu Engº António de Almeida. Arqueologia, 13, Porto: GEAP, 1986, p.198-199.

7 - Espaldão da Ervilha protegido. Arqueologia, 13, Porto: GEAP, 1986,  p.212.

6 - Museu Curtius. Arqueologia, 11, Porto: GEAP, 1985, p.130-131.

5 - Fundação Eng. António de Almeida. Arqueologia, 12, Porto: GEAP, 1985, p. 217-218.

4 - Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto. Arqueologia, 12, Porto: GEAP, 1985, p.218-219.

3 - Seminário sobre Recuperação de Centros Históricos. Arqueologia, 12, Porto: GEAP, 1985, p.234 (com Suzana Faro).

2 - Archeolo-J (Services des Jeunesses Archeologiques). Bélgica. Arqueologia, 10, Porto: GEAP, 1984, p.150-151.

1 - O Ouro da Colombia. Arqueologia, 10, Porto: GEAP, 1984, p.163-164.

 

 

13 - INSTITUIÇÕES DE QUE É MEMBRO

- associado nº5 e membro fundador da Associação Profissional de Arqueólogos. Foi Presidente do seu Conselho Fiscal.

- membro do Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto(G.E.A.P.). Foi Presidente da Direcção em 1988 e 1989. Pertenceu a órgãos directivos da instituição de 1985 a1993.

- membro do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Desenvolveu trabalho directivo e/ou de coordenação de 1986 a 1993.

- membro, por convite, do Board da associação, da Saint James' Way European Association

- coordenador do Conselho Consultivo do Albergue de Peregrinos para Compostela da Quinta da Prelada

- associado da Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana

- associado da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.

- associado do Forum Matosinhense.

- membro fundador da Associação Universidade Sénior de Matosinhos. Pertence aos seus corpos directivos (desde 2006)

- associado de "A Restauradora. Associação Mutualista desde 1877". Foi Presidente do Conselho Fiscal de 1995 a 1998, Presidente da Direcção de 1999 a 2001. Presidente da Mesa da Assembleia-geral de 2002 a 2008.

- associado da "Cooperativa de Ramalde". Pertenceu aos seus corpos directivos.

- associado e dirigente, de 1983 a 1993, da Comissão de Jovens de Ramalde.

- desenvolveu tarefas dirigentes naFederação das Associações Juvenis do Distrito do Porto. Foi Presidente da Mesa da Assembleia-geral de 1988 a 1992 e membro do Conselho Fiscal em 1993 e 1994.

                                                                                                                                                                                     

 

14 - DIVERSOS

- foi consultor, nas áreas de História, Património, Museologia e Arqueologia, de diversos projectos de Arquitectura. Como especialista de museus e de arqueologia industrial pertenceu à equipa dirigida pelos arquitectos Helena Rente e José Portugal que venceu em 2001 o concurso de recuperação e revitalização do vasto complexo da Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso incluindo, entre diversas valências, um Museu da Indústria Têxtil.

- tem desenvolvido acções de estudo e divulgação do património histórico e cultural da freguesia de Ramalde, da cidade do Porto, nomeadamente exposições, diaporamas, palestras, estudo de arquivos de antigas associações, colaboração em projectos pedagógicos de escolas preparatórias e secundárias, e publicação de diversos artigos na imprensa, particularmente no "Jornal de Ramalde" e no "O Tripeiro".

- fez parte dos júris/comissões/grupos de trabalho, nomeadas pelas respectivas Juntas de Freguesia, responsáveis pela selecção/produção dos símbolos heráldicos de Ramalde (Porto) e Guifões e Leça da Palmeira (Matosinhos).

- tem-se dedicado ao estudo da história do mutualismo na região do Grande Porto. Nesse contexto colaborou com a Federação das Associações Mutualistas do Porto em diversas iniciativas e proferiu algumas palestras evocativas do aniversário de algumas dessas associações. 

 - colaborou com a Escola Secundária Gonçalves Zarco no projecto da eleição das "7 Maravilhas de Matosinhos" (2007/08) e com a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira na eleição das "7 Maravilhas de Leça da Palmeira" (2008/09).